A cada dia a moda tem tomado mais espaço na vida e no cotidiano dos homens, porém, nem só de boas roupas é que se constrói um bom estilo. Há também a barba bem-feita.

Quem olha de fora, observa apenas o bom visual, mas, não faz ideia da dificuldade que é manter tudo alinhado, limpo e bem cuidado. Foi-se o tempo que homens podiam simplesmente ir ao barbeiro ou cabeleireiro e, apenas o mandar fazer todo o trabalho por você.

Nesse artigo, vamos lhe explicar tudo que você precisa saber para manter os pelos e cabelos limpos e bem cuidados, deixando sua aparência digna de um homem de destaque.

Mantenha cabelos e barba limpa

Uma boa higiene é importante para cuidar de si mesmo fisicamente, assim como emocionalmente. As pessoas muitas vezes têm infecções e doenças simplesmente, porque não se preocupam com seus cuidados pessoais, o que pode levar a vários problemas. Para evitar danos físicos associados com a falta de higiene, considere o que vamos lhe passar agora:

Seja com sua barba ou seu cabelo, o excesso de detritos muitas vezes leva a coceira. A coceira por sua vez leva a abrasão do couro cabeludo e folículos pilosos, que por sua vez provoca descamação da como pele como a caspa. Isto pode ser um problema ainda maior durante o inverno, quando o couro cabeludo é mais propenso à secura.

A pele do couro cabeludo, assim como todo seu corpo, tem oleosidade e glândulas de suor, o que leva a bactérias que podem causar excesso de odor de ocorrência natural.

Produtos a serem usados no cabelo

A escolha dos produtos é parte mais que fundamental no processo de limpeza e higienização dos cabelos. É importante o uso de bons produtos que fortaleçam os fios, proteja de impurezas do ar e deem mais saúde para o crescimento. Abaixo listamos alguns dos produtos que todo homem precisa ter em seu kit para a manutenção da boa aparência do dia-a-dia. Fique ligado!

Shampoo

Aqui não há novidade, todo processo de higienização dos cabelos precisa começar com o uso do shampoo periodicamente. Na verdade, esse procedimento é tão “natural” que o ato de lavar os cabelos até parece nem apresentar quaisquer dificuldades. Assim, diversas pessoas ainda cometem alguns erros que poderão comprometer a integridade dos fios. Antes da lavagem, é importante atentar para alguns fatores como: temperatura da água e a ordem correta de aplicação de cada produto.

Você também pode optar pelo uso de shampoos tonalizantes, que além de limpar, irão manter melhor a cor dos fios.

Condicionador

O condicionador faz exatamente o que seu nome sugere: ao invés de limpar dos fios, ele condiciona o folículo piloso e os efeitos são imediatos. Mas por quê? Cada cabelo está coberto com pequenas células que se parecem com escamas de peixe. Os danos faz com que estas escamas se destaquem, o que torna o cabelo um pouco estranho, áspero e quebradiço. Os condicionadores trabalham alisando estas escamas, para que o seu cabelo fique liso e brilhante novamente.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Você também pode aplicar óleos hidratantes, que irão ajudar a manter o cabelo macio e, alguns tipos, contribuem inclusive no combate à caspa.

Finalizadores

Depois que seus cabelos já estiverem bem lavados, higienizados e tratados, nada melhor que dar um toque final para complementar o estilo. Nesse momento suas opções também são bem variadas:

Para a modelagem dos cabelos e do penteado, você pode aplicar um pouco de Cera para Cabelo ou mesmo Pomada para Cabelo, se seu interesse for deixá-lo mais fixado. Estes dois produtos têm características bem parecidas. Algumas das diferenças entre eles são: a consistência, o nível de fixação e o aroma.

Limpando a barba

Assim como os cabelos, a barba pode abrigar muita sujeira se não for cuidada corretamente. Diga-se de passagem, até mais, afinal, ela entra em contato muitas vezes com a comida. Dessa forma, é muito importante manter sempre os pelos do rosto bem cuidados, higienizados, penteados e aparados da forma certa. A seguir, vamos focar em algumas formas de deixar sua barba sempre bonita, brilhante e longe de bactérias.

Lavar todos os dias

Você está sujeito a perder algumas migalhas em sua floresta facial, e assim, como os cabelos no topo de sua cabeça, sua barba vai ficar oleosa entre as lavagens. Por isso, certifique-se de lavá-la diariamente e, usar produtos específicos e especializados para isso, que possam esfoliar sua pele sob as cerdas grossas, mantendo os pelos do seu rosto limpos e brilhantes. Esta prática irá eliminar a maioria dos germes que, possivelmente, possam ter tomado conta da sua barba, bem diferente quando você utiliza produtos de limpeza que não são específicos para seu rosto.

Hidratar sempre

Após a lavagem, use um óleo para barba ou balm para barba, pois eles irão amaciar tanto os pelos do seu rosto, quanto a sua pele. Isso irá minimizar bastante as alergias e coceira e, é a melhor estratégia para ter uma barba saudável e auxiliar no crescimento dela sem traumas.

Manter aparada e penteada

Uma boa maneira de manter sua barba saudável é apará-la regularmente. Embora possa parecer controverso isso, bem quando se está querendo deixar crescer a barba ou o bigode. Você deve aparar ela periodicamente, a cada poucas semanas, para mantê-la sob controle (e para ajudar a moldar a barba com seu estilo preferido). Além disso, é preciso pentear ou escovar sua barba diariamente para distribuir uniformemente os óleos naturais contidos nela, evitando que ela fique enrolada ou que acumule partículas indesejáveis de alimentos.

O processo de cuidado dos cabelos e dos pelos faciais pode até ser um pouco trabalhoso, mas com certeza é totalmente recompensador. Um homem que se apresenta com essas áreas bem cuidadas, limpas e tratadas, demonstra muito mais que um simples asseio, mas também traços de um comportamento firme, meticuloso e sistemático.

Exatamente pelo fato de nem todos conseguirem manter os devidos tratamentos e hábitos necessários. Então os que o fazem são sempre vistos com bons olhos.

A higienização é um princípio de qualquer indivíduo, assim como quem se mantém bem cuidado é fortemente apoiado, os que não se dão ao trabalho de se cuidar podem ser muito prejudicados por falta de oportunidades e segregação dos demais.

Se você escolheu deixar a barba ou o cabelo crescer, procure sempre cuidar de sua imagem e, consequentemente, de sua saúde, seguindo sempre essas nossas dicas.

beautyclassPowered by Rock Convert