Mulher fazendo processo de tricologia capilar

A tricologia capilar é muito importante para a saúde dos fios. O especialista em tricologia atua diretamente na saúde capilar, desintoxicação, aumento da oxigenação e distribuição de nutrientes. O tratamento está entre a medicina e o salão de beleza. A parte clínica é tão importante quanto a parte estética capilar, pois, para a estética fazer efeito real, é necessário a passagem livre entre o fio e o couro cabeludo.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

É importante que os profissionais da beleza tenham conhecimento nessa área, pois a tricologia para cabeleireiros ajuda a melhorar a ação do profissional, priorizando o cuidado com o couro cabeludo e a preservação dos fios. Aprenda os detalhes dessa ciência e sua atuação nos procedimentos do salão!

 

O que é Tricologia capilar?

Você sabe o que é a tricologia? Especialidade médica, é uma das áreas da Dermatologia que visa solucionar os problemas dos cabelos e couro cabeludo. Ciência que estuda os cabelos, as primeiras pesquisas sobre o assunto foram realizadas em 1902, na Inglaterra.

No Brasil a tricologia se tornou popular nos últimos anos. Ganhando espaço nas clínicas e conhecimento superficial nos salões de beleza. Não apenas beleza e estética, os cuidados com os cabelos são importantes para a prevenção e tratamento de doenças.

couro cabeludo

 

Tricologia para cabeleireiros: como o profissional da beleza pode atuar?

Apenas o dermatologista tem o poder de apresentar um diagnóstico e tratamento, mas como cabeleireiro você tem um papel muito importante na identificação dos problemas estudados na tricologia. Por isso, é importante ter um conhecimento básico das doenças estudadas para ajudar os clientes na prevenção.

Como profissional da beleza você precisa estar atento para indicar o tratamento a seus clientes. O conhecimento básico proporciona a identificação do problema, mesmo que sem solução. Com isso, você pode fazer a indicação do profissional, ajudando na identificação prévia e ação rápida para evitar maiores danos aos fios.

 

Para que serve a tricologia?

A tricologia promove o estudo para encontrar soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo. Entre os mais populares estão a queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo.

O exame dermatoscópico do cabelo (tricoscopia) e do couro cabeludo é de fundamental importância. Muitos salões de beleza possuem esse pequeno microscópio. Com ele é possível mostrar para as clientes a imagem do couro cabeludo. Mas, o diagnóstico só pode ser feito por um esteticista ou dermatologista.

O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com o diagnóstico e, por isso, é de suma importância realizar uma avaliação especializada.

Mulher pingando dosador no cabelo

 

Quais profissionais podem se especializar em tricologia?

Os profissionais da beleza se transformam em especialistas em alertar os problemas. Pois a cada 10 mulheres com queda de cabelo 9 se queixam com os cabeleireiros. Os hair stylists podem fazer cursos de especialização na área, sem nenhum problema ou restrição. Mas, sem especialização, mesmo sendo excelentes referências, estudiosos e muito experientes, os cabeleireiros têm limitações técnicas e não podem solicitar exames, comprometendo o diagnóstico.  

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Por isso, a tricologia só pode ser aplicada por dermatologistas capacitados e especialistas na área. Os exames necessários, diagnóstico e tratamento só podem ser solicitados e iniciados por um profissional. Outros profissionais, como os esteticistas, também estudam tricologia. Mas a investigação das causas de queda dos cabelos como a dermatoscopia e biópsia do couro cabeludo, são atribuições exclusivas dos médicos, cabendo a eles executá-las.

 

Quais doenças dos cabelos são estudadas pela tricologia capilar?

São diversas as áreas de estudo da tricologia. Essa ciência ajuda homens e mulheres de todas as idades a tratar os mais diversos tipos de problemas capilares. Com ação preventiva ou ataque a causa, a tricologia pode solucionar problemas, como:

  • Calvície: parte mais conhecida e mais procurada da tricologia, seja ela masculina ou feminina, hereditária ou por outras causas (autoimune, por exemplo);
  • Queda de cabelo: a tricologia diagnostica e trata da perda de cabelo e pêlos durante a quimioterapia ou por causa nutricional, entre outras;
  • Doenças genéticas que afetam as hastes foliculares dos fios de cabelo;
  • Danos capilares causados por tratamentos químicos e físicos: entre eles estão as tinturas e colorações, alisamentos e pranchas;
  • Doenças no couro cabeludo: a tricologia não se resume a tratar as doenças dos fios, ela também age no combate a doenças que acometem o couro cabeludo. Como por exemplo: a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, a psoríase, infecções por fungos (micoses) e parasitas;
  • Alopecias cicatriciais: outro importante grupo de doenças a tricologia age no combate a doenças como: o lúpus de couro cabeludo, o líquen plano pilar, a alopecia fibrosante frontal, a alopecia central centrífuga, a foliculite decalvante e a foliculite dissecante.

 

Diferença entre tricologia e cosmetologia capilar

Diferença sutil que divide esses dois tipos de estudo, de uma lado são tratados problemas e doenças capilares e de outro é desenvolvido produtos para esses tratamentos. Veja a diferença:

Tricologia: estuda e encontra soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo;

Cosmetologia: estuda e desenvolve produtos com o objetivo de melhorar a saúde dos cabelos e couro cabeludo.

 

BeautyClass: cursos online para profissionais da beleza

Você é um profissional da beleza? Então precisa conhecer a BeautyClass! Plataforma de cursos de beleza online, ela oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar. Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver.

Conhecido como a Netflix do profissional da beleza, o programa da BeautyClass tem mais de 50 cursos nas categorias:

  • Barbearia;
  • Coloração;
  • Correção de Cor;
  • Corte;
  • Finalização/Baby Liss;
  • Gestão de Carreira;
  • Marketing e Gestão de Salão;
  • Maquiagem;
  • Mechas e Penteados.

 

Veja como é fácil assinar!

São mais de 145 aulas e todo mês entra uma nova aula. Aprenda novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança. Se torne uma referência e conquiste muito mais clientes, a um preço acessível e sem sair de casa ou do salão.

Você ainda ganha:

  • Bônus Acelerador: Programa Acelerador de Resultados com John Miyata (um programa que ensina os profissionais de beleza o que devem fazer para acelerarem as suas carreiras na prática e em pouco tempo. São 6 Aulas no total, que os compradores do BeautyClass Flix terão acesso). 
  • Bônus Segurança: 7 dias de garantia, Aplicativo disponível na Apple Store e Google Play e um Suporte Exclusivo por WhatsApp e E-mail.
  • Bônus Economia: Mais de 50 cursos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 1% do valor que você gastaria se fosse fazê-los individualmente. Poder baixar TODAS as aulas que quiser para ver no celular ou tablet sem gastar internet móvel.
  • Bônus Escassez: Comprando agora, você terá acesso a uma técnica de mechas exclusiva do Curso International Blonde do Romeu Felipe e a uma técnica de mechas exclusiva do Curso do Bruno Lotufo – eleito o melhor colorista do Brasil pela Revista Cabelos & Cia. Somente essas técnicas, separadas, seriam mais de 600 reais.

 

Como acessar o BeautyClass Flix? Baixe o aplicativo da BeautyClass, aqui, ou acesse a plataforma web, clique aqui

 

beautyclassPowered by Rock Convert