capa-transicao-capilar
bc-pro-reconstrutor

Mudar nunca é fácil, e passar de um processo químico ou relaxante para o cabelo natural é uma mudança muito importante na vida de várias mulheres! A famosa Transição Capilar!

A transição do cabelo não requer apenas consistência, compromisso e paciência, mas também os melhores produtos naturais para o cuidado a serem usados ​​durante esta fase e uma compreensão de como seu cabelo cresce.

Se você prefere manter o comprimento, saiba que é possível fazer a transição para o cabelo natural sem fazer um grande corte. Mas, quer você decida cortar ou não, prepare-se mentalmente para que leve algum tempo para que seus cachos naturais apareçam e ganhem forma.

A transição pode parecer um pouco assustadora, mas antes que você perceba, você terá uma rotina de cabelo natural definida e seus cachos começarão a aparecer. Aqui está o que você precisa saber, incluindo algumas dicas sobre como fazer a transição do cabelo natural.

cortando-cabelo-feminino

Como fazer a transição capilar para cabelo natural?

Cada fio de cabelo é diferente, portanto, embora as etapas para a transição para o cabelo natural possam parecer universais, a forma como seu cabelo responde pode ser diferente da experiência de outra pessoa.

Lembre-se de que não existe maneira certa ou errada – o objetivo é sempre um cabelo saudável. No início, você provavelmente terá toneladas de perguntas, como qual é uma boa rotina para fazer a transição para o cabelo natural? Ou quanto tempo leva para fazer a transição capilar natural? Vamos explorar esses pontos nas dicas a seguir!

1. Seja paciente na sua transição capilar:

Vai demorar pelo menos três a quatro meses para você começar a ver uma mudança real nos cabelos! Para alguns, pode demorar um ano até que esteja completamente livre de produtos químicos.

Tudo depende de quanto tempo leva para seu cabelo crescer e de como você o trata e protege durante a fase de transição. Vai ser difícil, mas tente não definir um prazo para quando você quiser usar um determinado estilo de cabelo.

Gerenciar as expectativas durante o processo ajudará a tornar os estágios menos frustrantes.Você chegará lá, mas pode não estar dentro da janela que você designou.

Esse tempo também é útil para dar a si mesma algum espaço de manobra para descobrir sua linha de produtos naturais para o cabelo e como aperfeiçoar o estilo de proteção, que são fatores que podem potencialmente atrasar quaisquer metas de crescimento que você definiu.

2. Corte quando necessário:

Se você está se perguntando como fazer a transição capilar natural sem cortar o cabelo, saiba que existem algumas maneiras de crescer cachos naturais. No entanto, para a saúde de seus cachos em flor, alguns cortes são necessários.

Não significa um corte curto ou grande, mas aparar gradualmente as pontas do seu cabelo (um hábito que você deve fazer se o seu cabelo estiver relaxado ou natural). Aparar a cada seis a oito semanas não só ajudará a acelerar o processo, mas também evitará que seus fios frágeis se quebrem durante a transição.

3. Condição profunda frequentemente

O cabelo em transição é muito frágil. Ele fica mais comprometido exatamente no ponto em que seu novo crescimento e os fios antigos se encontram. Portanto, você precisará tratar essa área com cuidado extra.

Faça isso evitando que o cabelo resseque. Isso é o que levará à quebra. Mude para sessões semanais de condicionamento profundo usando uma máscara capilar reparadora.

Leia Mais: 5 dicas para não errar mais na hora da matização

4. Planeje seus estilos de proteção

Embora você não queira definir parâmetros de tempo durante esse processo, o que você pode fazer é mapear suas opções de estilo. Quer sejam tranças de caixa por alguns meses ou algo totalmente diferente, definir uma programação de estilo ajudará a dar a você uma mudança de curto prazo para esperar e a afastar sua mente de quanto seus cachos cresceram.

Existem muitos estilos de proteção para experimentar e o conceito, em geral, é ideal durante a transição capilar. Dá ao seu cabelo um momento para respirar e ficar intocado. Isso reduz a quebra e o atrito e permite o crescimento.

Qualquer que seja o estilo de proteção que você escolher, evite a tensão na linha do cabelo, nas têmporas e na nuca. Os pelos nessas áreas são tão frágeis quanto as partes anteriormente tratadas quimicamente, portanto, também evite a tensão nas pontas.

5. Reduza o uso de calor

Pelo mesmo motivo que você precisa hidratar profundamente com mais frequência, você também deseja reduzir a quantidade de calor que está aplicando ao seu cabelo. Esta é uma das pontas de cabelo em transição mais importantes.

Embora você possa querer manter uma aparência lisa até que tenha crescimento suficiente para deixar seu cabelo crespo/cacheado, o calor das ferramentas quentes pode secar ainda mais o cabelo e causar quebras.

bc-pro-reconstrutor

Além disso, pode comprometer o estado de seus novos cachos, alterando o padrão de cachos em que estão crescendo. Os cachos podem parecer esticados, empenados e danificados pelo calor.

6. Evite produtos à base de álcool na sua transição capilar

Outro fator que pode prolongar o processo de transição é o uso de produtos errados. Assim como muito calor pode ressecar o cabelo, o mesmo pode acontecer com xampus e condicionadores de sulfato e modeladores à base de álcool.

O cabelo seco, não importa a causa, é um alvo para quebras. Em vez disso, procure fórmulas hidratantes como um shampoo sem sulfato para cabelos naturais e condicionadores de cabelo hidratantes.

Também na lista de coisas a evitar em uma boa rotina de transição para cabelos naturais estão os tratamentos com proteínas. Em geral, eles têm grandes benefícios para o fortalecimento do cabelo e podem ser um dos melhores produtos naturais para o cabelo, mas não são os mais hidratantes.

Para o cabelo em transição, que precisa de toda a hidratação possível, os tratamentos com proteínas podem realmente tornar o cabelo mais seco e quebradiço.

7. Concentre-se na saúde do couro cabeludo

Manter os folículos capilares e o couro cabeludo livres de acúmulo e descamação do produto ajudará a acelerar o crescimento do cabelo. Incorpore uma massagem completa do couro cabeludo em sua rotina do dia de lavagem.

8. Desembaraçar com cuidado

Além de usar os produtos certos para a transição do cabelo, a forma como você penteia e escova é igualmente importante. Evite usar pentes de dentes finos ao pentear e especialmente ao desembaraçar. O cabelo molhado já é frágil!

Certifique-se de que o cabelo está totalmente revestido com creme de pentear e use um pente de dentes largos para desembaraçar desde as pontas do cabelo até a raiz. Se possível, evite escovar os cabelos em transição, especialmente quando molhados.

Você poderá voltar a escovar assim que seus cachos aparecerem, mas, mesmo assim, tome cuidado ao escovar os cabelos para evitar desorganizá-los.

9. Mantenha o cabelo hidratado

A umidade é provavelmente a coisa mais importante que o cabelo precisa em transição. Para manter a elasticidade necessária para manter o crescimento dos cachos frágeis, o cabelo precisa se manter hidratado.

Se você está se perguntando: por que meu cabelo em transição está tão seco?, podem ser várias coisas. A modelagem de calor como forma de manter o crescimento novo em suas raízes liso pode estar secando o cabelo, ou talvez restos de produtos químicos nas mechas processadas de seu cabelo tenham retirado a umidade deles.

Além disso, à medida que seus cachos crescem, fica mais difícil para os óleos naturais do couro cabeludo se moverem para baixo na haste do cabelo, então ele tende a ficar muito mais seco em geral.

Então, o que é um bom hidratante para a transição do cabelo?

Ingredientes como glicerina, ácido hialurônico e óleos penetrantes como abacate e semente de uva podem repor a umidade perdida. Faça a infusão durante suas sessões de condicionamento profundo ou usando um condicionador leave-in antes de modelar.

Se sentir que os fios estão secos alguns dias após a lavagem, reidrate-os. Você também pode considerar usar um secador de cabelo caseiro para um tratamento de aumento de umidade.

Separamos também para você um infográfico com 5 dicas que toda pessoa deve ter para cuidar melhor do seu cabelo. Confira!

Infográfico-5dicas-para-cabelo

Leia Mais: Tudo sobre Mega Hair

E essas são as nossas principais dicas que você precisa saber sobre transição capilar! Para um rápido resumo: Tomar a decisão e depois fazer a transição do cabelo não é fácil, mas com um plano flexível e muita paciência, você alcançará seus objetivos em um piscar de olhos.

Mantenha a umidade em mente e use o tempo entre liso e encaracolado para brincar com alguns novos looks!

Esperamos que este artigo tenha sido útil! Aproveite para acompanhar mais em nosso Blog!!

bc-pro-reconstrutor