cabelo escovado

Fazer escova é um processo que faz parte da rotina de muitas mulheres, desde as que têm os fios crespos às que possuem cabelos lisos. Entretanto, o que muitas delas não sabem é que existem técnicas de escovação de cabelo que fazem toda a diferença no resultado final do visual.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Por isso, neste post, nós vamos falar sobre como utilizar as melhores técnicas de escovação de cabelo e dicas para uma escova perfeita e duradoura, como escovar cabelo para iniciantes, os diferentes tipos de escova e os diferentes efeitos desse procedimento na fibra capilar. Confira!

Mulher escovando cabelo

Como aprender a escovar usando técnicas de escovação de cabelo?

Um cabelo bem escovado esconde alguns detalhes e cuidados que devem ser tomados no momento da escovação.

Para que o resultado fique perfeito, é preciso que os fios estejam devidamente limpos e macios, além de ser utilizada o tipo de escova específico para cada estrutura e tamanho de cabelo.

Além disso, para manejar a escova e o secador simultaneamente com as duas mãos, é necessário bastante prática e coordenação motora. Isso porque uma boa escova também é resultado do jeito que o cabeleireiro tem ou não para segurar e manipular os instrumentos.

Por isso, é preciso treinar a escovação de cabelos para finalmente aprender e pegar o jeito. Quando mais os movimentos são praticados, melhor o resultado ficará e menos tempo você precisará para terminar.

Confira a seguir mais técnicas de escovação para você aprender a fazer cabelos perfeitos de uma vez por todas.

Mulher com secador na mão escovando cabelo da cliente

Técnicas de escovação de cabelo: Tipos de escova

Para saber como escovar um cabelo de forma correta, é preciso conhecer também os diferentes tipos de escova. Hoje em dia existem, basicamente, dois tipos de escovas, as de cerdas mistas e as térmicas.

Com esses dois tipos de escovas, você conseguirá criar diferentes efeitos nos cabelos de suas clientes, criando diversas modelagens, com as pontas direcionadas para fora ou para dentro, além de ondas e cachos ou um liso incrível.

O que irá diferenciar o resultado final da escovação será a espessura da escova, as características dos fios da cliente, tais como estrutura e tamanho, assim como o resultado desejado por ela.

Escovas de cerdas mistas

As escovas com cerdas mistas são produzidas com dois tipos diferentes de cerdas, algumas maiores e outras menores e são do tipo mais eficiente se o seu desejo for mudar a forma dos fios.

Elas desempenham um atrito maior nos cabelos e, por isso, são perfeitas para os cabelos que precisam mudar o seu formato, sendo alisados durante a escova, como cabelos cacheados ou crespos.

Então, se você deseja saber como fazer uma escova perfeita em cabelos crespos, aposte na escova de cerdas mistas!

Mulher escovando cabelo

Escovas térmicas

As escovas térmicas, por sua vez, são feitas com apenas um tipo de cerda e um corpo de metal que conta com vários furinhos que estão lá para absorver mais o calor emitido pelo secador.

Elas são mais indicadas para os fios lisos ou ainda os que possuem poucas ondulações, sendo perfeitas também para alinhar e modelar os cabelos.

Você pode utilizar os dois tipos de escovas em cada mecha dos cabelos, começando pela escova de cerdas mistas e finalizando com a escova térmica. Mas, dependendo da estrutura dos fios de sua cliente e do resultado que você deseja alcançar, você poderá utilizar apenas uma escova ao longo de toda a escovação.

Além disso, existem também diversas espessuras de escovas diferentes, desde as grossas às finas. As mais grossas são mais indicadas para os fios longos ou para criar um efeito mais liso. Já as escovas menores podem ser escolhidas para os cabelos curtinhos ou ainda para modelar os fios, criando ondas e cachos.

homem escovando cabelo da cliente

Como escovar os cabelos profissionalmente: passo a passo para fazer a escova perfeita

Nós agora iremos lhe contar quais são as técnicas utilizadas por cabeleireiros renomados no momento da escovação, para que você aprenda como fazer escova em cabelo comprido e ainda como fazer escova no cabelo curto!

Essas técnicas farão toda a diferença para o resultado final dos cabelos de suas clientes e elas, com certeza, sairão do seu salão de beleza ainda mais satisfeitas. Confira!

Mulher escovando cabelo

Passo 1:

Nesta técnica de escova, você começará pela higienização.

Uma boa escova depende diretamente da limpeza dos fios. Por isso, você deve higienizar bem os cabelos, com um shampoo próprio para retirar todos os resíduos de oleosidade e tratamentos anteriores que podem pesar os fios.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Após o shampoo, você pode utilizar também uma máscara hidratante e um condicionador próprio para alinhar as cutículas dos fios, a fim de garantir um efeito mais liso ao resultado.

Passo 2:

Se os fios de sua cliente forem muito cacheados ou crespos, retire apenas um pouco do excesso de água presente nos fios para facilitar a escovação.

Os fios que têm estrutura lisa ou pouco ondulada, por sua vez, devem estar bem secos com a toalha antes da escovação.

cabelo sendo escovado

Passo 3:

Neste momento, você poderá aplicar um leave in ou outro protetor térmico de sua escolha, espalhando-o por todo o comprimento do cabelo.

Passo 4:

Agora, divida os cabelos de sua cliente em quatro partes. Tenha a linha das orelhas como referência e, no topo, pergunte para a cliente sobre o lado do qual que ela costuma manter os fios.

Passo 5:

Comece a escova pela parte de trás da cabeça, escolha um dos lados e separe uma mecha fina para garantir que os fios sejam bem puxados com a escova.

Assim, seque cada mecha, puxando-a de cima para baixo e rodando as pontas com o auxílio da escova. Mantenha-se em uma única mecha até que ela esteja completamente seca e alinhada.

Continue neste passo a passo até chegar nas partes superiores, deixando a franja por último.

Depois de finalizar, verifique se existe alguma parte do cabelo que precisa ser escovada novamente e corrija.

Pronto, você terminou a escova! Agora, se houver a necessidade, você também poderá fazer o uso da chapinha para alinhar ainda mais os fios.

Mulher escovando cabelo

Efeitos da escova na fibra capilar

Você sabe porque a escova confere o efeito de alisado aos fios? Bom, a explicação é bastante simples!

O formato dos fios é definido por uma série de ligações químicas que estão presentes dentro da fibra capilar. Dentre todas as ligações existentes, as ligações de hidrogênio são as mais interessantes para entender o que ocorre com os fios no momento da escovação.

As ligações de hidrogênio estão presente em grande quantidade nos fios e auxiliam na definição do formato dos cabelos. Por serem fracas, basta um pouco de água para que elas sejam dissolvidas.

É por isso que os cabelos ficam sem um formato definido enquanto estão molhados!

A medida que o fio vai ficando seco, as ligações de hidrogênio vão sendo refeitas e a ação da escovação entra exatamente neste momento.

Quando utilizamos o secador e a escova, estamos posicionando os cabelos e um novo formato e fixando com o auxílio do calor. Assim, as ligações de hidrogênio são refeitas nessa nova posição e o formato do fio é alterado.

Dessa forma, quando você faz uma escova no cabelo de sua cliente, você está alterando a posição das ligações de hidrogênio, dando um novo formato aos cabelos. Depois que os fios foram molhados novamente, o efeito da escova simplesmente some.

cabelo sendo escovado

BeautyClass: Aprenda novas técnicas sem sair de casa

A BeautyClass, plataforma online de cursos para profissionais de beleza, pode de ajudar e muito a aprender novas técnicas e, o melhor, sem sair de casa!

Existem mais de 50 cursos e 150 aulas nas áreas de mechas, coloração, corte, penteados, maquiagem, marketing e gestão de carreira e muito mais! Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

 

 

 

 

beautyclassPowered by Rock Convert