Cortando cabelo de uma mulher

Um bom corte de cabelo faz toda a diferença na aparência de homens e mulheres. Ele pode disfarçar alguns pontos do rosto, além de dar volume e movimento aos fios, assim como também tem o poder de evidenciar lugares que poderiam ser disfarçados e ainda pesar os cabelos. Por isso, é importante saber todas as técnicas de corte de cabelo.

Quer dominar essas técnicas? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Por isso, existem diversas técnicas de corte de cabelo e cada uma delas deve ser aplicada com bastante cuidado, para que o resultado final seja agradável e conforme o esperado pelo cliente. Quer aprender mais sobre técnicas de corte? Então continue lendo este post!

Técnicas de corte: como aplicar a certa em cada tipo de cabelo

Toda pessoa tem as suas características mais intrínsecas e, com os cabelos, não poderia ser diferente. Cada tipo de cabelo, desde os lisos aos crespos, tem seus aspectos únicos, os quais não podem ser ignorados no momento do corte. Confira agora como cortar cada tipo de cabelo para deixar seus clientes bastante satisfeitos sem errar!

Cabelo Cacheado

O fios encaracolados tem feito cada vez mais sucesso entre mulheres e homens. Por isso, recentemente muitas técnicas de corte de cabelo feminino e masculino têm surgido para atender a demanda dos cabelos cacheados.

Este tipo de cabelo tem como principal característica o fator encolhimento, que faz com que os fios se estiquem quando estão molhados e se encolham depois de secos. Por isso, é muito importante cortá-los enquanto estiverem secos. Dessa forma, você conseguirá ver como será o resultado do cabelo e como ficará no dia a dia.

Além disso, é importante prestar atenção no volume dos cabelos cacheados. Esse tipo de fio tem áreas mais e menos volumosas e mechas mais cacheadas que outras. Dessa forma, é preciso considerar esse ponto para que o caimento do corte seja perfeito e natural.

O mais comum na hora de cortar fios encaracolados é utilizar uma tesoura, mas se você decidir optar pela navalha, é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque esse instrumento pode deixar os cabelos com uma aparência espigada e ressecada se utilizada de forma incorreta. Assim, o melhor jeito de cortar estes cabelos com a navalha é manuseá-la na direção da fibra, para deixá-los íntegros, leves e soltinhos.

As técnicas de corte de cabelo masculino e feminino mais indicadas para pessoas de cabelos cacheados são os modelos repicado e em camadas. Repicar os fios proporciona mais movimento e leveza e as camadas sutis e espaçadas garantem volume, enquanto camadas longas e próximas reduzem um pouco tal vultuosidade.

Mulher com cabelo cacheado

Cabelo Liso

Quem possui cabelos lisos tem a vantagem incrível de poder utilizar vários tipos de estilos e cortes. Não existe um só corte de cabelo longo ou cabelo curto quando se trata desse tipo de fio, entretanto, existem algumas técnicas que podem valorizar ainda mais suas características naturais.

O corte em camadas, também apropriado para os cabelos cacheados, pode transmitir mais jovialidade e energia ao visual dos lisos. O ideal é que ele seja também repicado e que as camadas sejam espaçadas, para diminuir os volumes dos lisos grossos e ondulados. Porém, pessoas que possuem cabelos finos devem ficar longe deste tipo de corte para que os fios não percam ainda mais movimento.

Para que é apegado aos cabelos de comprimento longo, o repicado nas partes da frente, entre a ponta do queixo e os ombros, é uma ótima pedida, além dos cortes de cabelo degradê. Esse estilo proporciona maior movimento aos cabelos e cria uma moldura leve ao redor do rosto.

Mulher com cabelo curto e franja

Cabelo Ondulado

Os cabelos ondulados também têm uma vasta cartela de opções de cortes, sendo que, uma base reta combinado a um comprimento em camadas é a mais clássica delas. O resultado desse estilo é uma melhor distribuição do volume dos fios, garantindo cabelos incríveis e com bastante movimento.

Além disso, as camadas são excelentes para conferir definição às ondas e, dessa forma, esse corte ajuda a dar adeus para aquela aparência de “meio liso, meio cacheado”.

O corte de cabelo chanel fica lindo em fios ondulados é pode ser uma ótima pedida para mulheres que preferem praticidade e rapidez na rotina de seu dia a dia. É importante lembrar que, assim como os cabelos cacheados, os ondulados devem ser cortados preferencialmente secos, já que tendem a ser maiores quando estão molhados.

Mulher com cabelo cacheado

Cabelo Crespo

Pode parecer fácil cuidar dos cabelos crespos, mas, na verdade, não é bem assim. Esse tipo de fio precisa de hidratações frequentes e um bom corte para valorizar as suas características naturais.

Assim como nos cabelos cacheados, o mais indicado para os fios crespos é o corte em camadas. Esse estilo garante movimento ao cabelo e evita o temido efeito “pirâmide”. Além disso, é importante tomar bastante cuidado na hora do corte para evitar que os fios acabem ficando com pontas duplas.

Mulher com black power

Como escolher o corte de acordo com o tipo de rosto?

Escolher o tipo de corte ideal para os diferentes tipos de rosto está entre as técnicas de corte de cabelo para iniciantes. É muito importante realizar um diagnóstico dos traços de seu cliente antes de iniciar o corte, para que o resultado seja agradável e conforme o esperado.

Corte de cabelo para Rosto Redondo

O rosto redondo não tem uma boa marcação dos seus ângulos e, por isso, um bom corte pode ajudar a enquadrar e emoldurar melhor a face. Para auxiliar nesta tarefa, existem vários tipos de cortes, desde os mais curtinhos aos mais longos.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

O Long Bob, além de ser muito queridinho, pode ajudar a equilibrar o visual de pessoas com o rosto redondo, já que os fios assimétricos afinam o rosto, além de alongar o visual.

Outro estilo que também cai super bem é o corte com camadas bem repicadas na parte da frente dos cabelos. Esse visual irá alongar a silhueta, podendo ser feito tanto em cabelos médios, quanto em cabelos longos. Assim, dá pra ousar em cortes como o blunt cut, o double long bob, e o corte médio reto.

Mulher com cabelo curto

Corte de cabelo para Rosto Quadrado

Para os rostos quadrados, o Long Bob é perfeito para equilibrar o visual e desviar a atenção do maxilar marcado e quadrado. Além dele, os cabelos com camadas longas podem ser uma ótima opção para dar leveza e movimento aos fios. O ideal é que este corte se inicie abaixo do queixo para emoldurar o rosto e amenizar a aparência do maxilar.

Além disso, a franja é uma excelente ferramenta para desviar a atenção do olhar e, dessa forma, é coringa quando o desejo é realçar ou disfarçar algum ponto do rosto. Para os rostos quadrados, o estilo de franja ideal é a longa ou no modelo curtain bangs, ambas na altura das maçãs do rosto.

Mulher com cabelo curto

Corte de cabelo para Rosto Oval

O rosto oval é um dos tipos mais democráticos e tem em sua cartela de opções vários tipos de corte, que vão desde os curtinhos aos longos.

O corte Chanel Reto é um clássico que nunca sai de moda e combina muito bem com esse tipo de rosto. Além dele, os fios longos repicados ou cortados em camadas dão um charme todo especial com bastante movimento e leveza ao visual.

Mulher com cabelo curto

Corte de cabelo para Rosto Coração

O rosto em formato de coração é um pouco mais largo na parte superior e tem suas maças do rosto acentuadas. Para esse tipo de rosto, os cortes de tamanho médio são ideais por suavizar as maçãs avantajadas do rosto.

Manter os fios ao meio pode ser uma ótima divisão do cabelo para corte em rostos coração. Isso porque essa repartição equilibra ambos os lados do rosto e auxilia a emoldurar melhor visual.

Scarlett Johansson com cabelo curto

Corte de cabelo para Rosto Diamante

Também conhecido como triângulo invertido, o rosto diamante possui uma mandíbula e testa pequenas e maçãs do rosto avantajadas.

Os cortes com volume são uma ótima pedida para mulheres que possuem o rosto no formato diamante. Este volume será responsável por chamar a atenção para si, disfarçando o queixo e testas pequenas, além das maçãs do rosto saltadas.

O estilo Joãozinho também funciona super bem para quem tem esse tipo de rosto. Ele confere um estilo moderno e ousado, além de conferir bastante modernidade e elegância ao visual. Além dele, as franjas laterais são excelentes aliadas para disfarçar os pontos acentuados deste tipo de rosto.

O corte em camadas confere um volume especial que disfarça o volume das maçãs do rosto e também a testa, além de conferir movimento e leveza ao visual.

Mulher com cabelo curto

Aprenda os Primeiros Passos Para Um Corte Perfeito

Quer aprender os primeiros passos para um corte perfeito? Conheça a BeautyClass! A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza que conta com os melhores profissionais desta área no Brasil.

São mais de 50 cursos nas áreas de corte, penteado, coloração, maquiagem, marketing, gestão de carreira, dentre muitos outros. Todas as mais de 150 aulas são ministradas por profissionais super capacitados que ensinam suas técnicas passo a passo, com didática e bastante calma.

Quer aprender novas técnicas de corte e se tornar um profissional melhor? Clique neste link para acessar a plataforma BeautyClass e cadastre-se!

Curso de corte com Sandro Benjamin

Clique no play desta publicação e veja um trecho do curso de corte, disponível em nossa plataforma, com o instrutor Sandro Benjamin: