raspando a lateral da cabeça de um cliente

Assim como as mulheres, os homens também amam cuidar da aparência e não abrem mão de ir ao barbeiro com uma certa frequência para ter um bom corte de cabelo.

A vaidade não está restrita ao universo feminino e eles igualmente querem se sentir bonitos e elegantes. Por isso, sempre buscam técnicas de corte de cabelo masculino novas para inovar!

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

O corte de cabelo é uma das principais preocupações quando se trata da aparência masculina, já que o corte por si só muda completamente a aparência de um homem.

Dessa forma, existem diferentes técnicas para cortar cabelos masculinos e é sobre este assunto que vamos falar no post! Acompanhe!

O que você ainda não sabe sobre corte de cabelo masculino?

Existem diversas maneiras diferentes de cortar os cabelos dos homens e deixá-los ainda mais estilosos e elegantes.

Os barbeiros precisam tomar inúmeros cuidados para que o resultado final seja agradável para o cliente, além de evitar possíveis machucados na pele, dentre outros erros.

Para cada corte de cabelo existe uma técnica específica que proporciona um resultado melhor, além de simplificar todo o processo.

Por isso, cada barbeiro precisa estudar bastante e adquirir conhecimentos sobre os mais variados métodos.

Assim, terá mais condições de definir qual o melhor deles entre cada tipo de cliente e corte.

Além disso, as diferentes ferramentas de corte (máquina, tesoura e navalha) proporcionam resultados diferentes nos fios e, quando combinadas, conferem resultados únicos.

Por exemplo, você pode reservar a tesoura para o topo da cabeça, a máquina para as laterais e a navalha para finalizar e dar acabamento na nuca.

Assim, estará conciliando diferentes efeitos em um só cabelo e deixando a produção mais parecida com o gosto e estilo de seu cliente. O resultado será um corte personalizado e único, com as características que seu cliente valoriza.

Mulher raspando o cabelo de um homem

Técnicas de corte de cabelo masculino que você precisa saber

Cada técnica de corte tem sua especificidade e funciona melhor quando aplicada nos clientes e tipos de cabelos mais apropriados.

Você deve conhecer bem o seu cliente, estilo e preferências para definir qual o melhor corte e técnica.

A seguir, nós vamos falar sobre algumas técnicas de corte e como executá-las. Confira:

Técnicas de corte de cabelo para iniciantes

Muitas pessoas acham que sabem bem como cortar um cabelo. Apesar disso, algumas delas não têm ciência de regrinhas e técnicas primordiais para um bom corte de cabelo.

Essas técnicas são bastante importantes e fazem toda a diferença no resultado final.

Quando um cliente pede uma sugestão de mudança no visual, um cabeleireiro inexperiente normalmente sugere três ou quatro tipos de cortes de cabelo que estão na moda.

Porém, o perigo deste tipo de recomendação é que um um estilo, por mais que seja tendência, pode não combinar com a aparência da pessoa.

Por isso, dentre as técnicas de corte de cabelo masculino passo a passo para iniciantes está a necessidade de realizar um diagnóstico completo dos cabelos, analisando os seguintes fatores:

Espessura dos fios

Antes de iniciar qualquer corte, você precisa, primeiramente, analisar a estrutura dos fios, para então concluir se o cabelo do seu cliente é fino, médio ou grosso.

Dessa forma, você poderá decidir entre diferentes tipos de cortes.

Por exemplo, se um cliente deseja criar volume, mas possui fios finos, será necessário utilizar uma técnica específica. Da mesma forma, se o desejo for acabar com o volume dos cabelos grossos, outra metodologia deverá ser utilizada.

Porosidade

Cabelos porosos geralmente têm as cutículas abertas e sofrem com o efeito frizz. Procedimentos químicos anteriores ou escassez de cuidados especiais na rotina do dia a dia são causas comuns a essa condição.

Portanto, se os fios estiverem de seu cliente muito porosos, você precisará tomar mais cuidado na utilização de ferramentas.

Nessas circunstâncias, o cabelo perde peso e massa, o que influencia diretamente no caimento do corte.

Formato dos fios

O formato dos fios é outro fator que influencia diretamente no resultado final de um corte.

Os cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos são diferentes e, dessa forma, proporcionam um caimento único para cada visual.

Por isso, não faça o mesmo tipo de corte que faria num cabelo liso em fios que são cacheados. Isso porque as ondulações desse tipo de cabelo perdem volume e movimento com um corte incorreto.

Técnicas de corte de cabelo masculino com máquina

A máquina é um dos instrumentos mais utilizados para cortar cabelos.

Ela proporciona efeitos diferentes, além de permitir inúmeros tipos de cortes, como o degradê, o militar, o undercut e o razor part.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Inclusive, temos um post sobre como cortar cabelo masculino degradê, confira aqui!

A altura do pente deve ser observada ao cortar os cabelos com máquina. Os pentes de numeração 7 e 8 são indicados para fios longos, já que deixam uma margem de 2,5 cm de cabelo a partir do couro cabeludo.

Eles também podem ser utilizados para aparar os fios do topo da cabeça, caso o homem tiver goste de topete ou franja.

Já os pentes 1 e 2 são mais indicados para dar acabamento às laterais e parte traseira da cabeça. Eles deixam os fios bem baixinhos e conferem um visual bem moderno para estilos como o degradê e o corte de cabelo social.

Técnicas de corte de cabelo masculino com tesoura

Cortar cabelos masculinos com a tesoura é um desafio para alguns barbeiros. Isso porque existem técnicas especiais que vão desde a forma como a tesoura é segurada, até o jeito de efetuar o corte de uma mecha.

A escolha certa dos dedos que serão posicionados entre os elos da tesoura é a primeira regrinha para os iniciantes.

A tendência inicial de grande parte das pessoas é colocar os dedos polegar e indicador entre os elos. Entretanto, essa não é a melhor forma de segurar uma tesoura de corte.

A forma correta para fazer isso é, no elo inferior, posicionar o dedo polegar, enquanto no elo superior, o dedo anelar deverá ser posicionado.

Essa técnica é a mais indicada pois os outros três dedos ficarão livres e te darão maior movimentação e segurança para segurar o instrumento.

Outra metodologia eficaz é mover apenas o dedo polegar, levando somente a lâmina superior para cima e para baixo. Dessa forma, o corte final será mais preciso, reto e seguro para ser aplicado.

Pessoa cortando as pontas do cabelo de uma mulher

Conheça os tipos de corte e evite erros na hora de cortar

Os homens têm a sua disposição uma enorme cartela de cortes de cabelo e decidir entre tantos modelos é um pouco difícil quando não se sabe a diferença entre eles.

A seguir, vamos falar dos tipos de corte mais populares no universo masculino para que você escolha seu preferido.

Corte Militar

Também conhecido como Buzz Cut, esse corte é inspirado nos militares dos anos 50, que precisavam de praticidade e rapidez em sua rotina diária.

Ele é super fácil de manter, além de combinar com todos os formatos de rostos e tipos de cabelos.

Este corte é comumente feito com o auxílio da máquina, principalmente com os pentes de 1 a 3. Vale utilizar também o pente 0,5 para dar acabamento, além da navalha nas laterais da cabeça próximas a orelha e nuca.

Técnica de corte masculino estilo militar Homem com corte estilo militar

Corte texturizado com franja

Indicado para homens que desejam um estilo bastante despojado e moderno, o corte texturizado com franja faz bastante sucesso e é tendência.

Os fios grossos combinam melhor neste tipo de corte porque proporcionam um maior volume e possibilidade de texturização.

Além disso, vale apostar em homens que possuem pouco cabelo na parte central da cabeça ou redemoinho na parte frontal.

Homem com corte texturizado com franja

French Crop

O French Crop, assim como o militar, também combina com todos os formatos de rostos e estilos. Apesar disso, ele é mais indicado para reduzir o tamanho da testa ou esconder possíveis imperfeições.

A manutenção deste corte também é bastante simples, já que não é necessário utilizar nenhum outro produto para estilizar os cabelos no dia a dia, deixando os fios com caimento natural.

Neste corte, usar a máquina nas laterais e parte traseira da cabeça, além da tesoura no topo, é uma boa pedida. Também vale apostar na navalha para dar um acabamento melhor na nuca e laterais.

Homem com técnica de corte masculino French Crop  Homem com técnica de corte masculino French Crop

Shaped Afro

Este corte ficou popular entre os anos 1980 e 1990 graças a artistas como Will Smith. É um clássico que nunca sai de moda, além de ser super indicado para homens de cabelos crespos.

Corte realizado em fios bem longos, já que sua característica principal é um topete na cabeça. Utilize a tesoura na parte superior e a máquina nas laterais e na parte traseira para dar o acabamento ideal.

View this post on Instagram

Clássico nunca morre, mano ! #nofiodanavalhawillymorales

A post shared by Willy Morales (@willypeligrosomorales) on

View this post on Instagram

Vida longa a barbearia!

A post shared by Willy Morales (@willypeligrosomorales) on

Quer saber mais? Entre na BeautyClass e aprenda novas técnicas de corte

Quer aprender mais técnicas profissionais de corte?

Conheça a BeautyClass! A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza que tem como instrutores os profissionais mais renomados e requisitados do mercado brasileiro.

O curso de barbearia é ministrado por Willy Morales, famoso por cortar o cabelo de famosos e viajar o mundo ministrando cursos e participando de eventos. Clique para conhecer mais!

A BeautyClass conta com mais de 50 cursos disponíveis e 150 aulas nas áreas de corte, coloração, penteados, maquiagem, marketing, gestão de salão e muito mais! Acesse a plataforma e faça seu cadastro agora!