Mulher com cabelo pintado de rosa e azul

As mulheres adoram inovar no visual e mudar os cabelos é sempre uma opção para elas. Por isso, fazer cortes, mechas e, principalmente, mudar a cor dos fios são alguns dos serviços mais requisitados nos salões de beleza. E, para fazê-los é necessário dominar as técnicas de coloração.

Quer dominar essas técnicas? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Há diversas maneiras com as quais se pode alterar a cor de um cabelo, entretanto, para que o resultado final seja como o esperado, existem algumas regrinhas e técnicas que devem ser aplicadas. Nós vamos falar detalhadamente sobre todas elas, então, se você quer aprender mais sobre coloração, continue lendo o post!

Importância das técnicas de coloração capilar

Existem pessoas que se denominam profissionais de beleza se propondo a fazer mudanças significativas nos cabelos de suas clientes sem nenhum conhecimento prévio. Quando isso ocorre, não há dúvidas de que o resultado poderá ser muito frustrante, não é mesmo?

A diferença entre esse tipo de pessoa para os profissionais sérios e requisitados, é que estes profissionais possuem conhecimento técnico sobre os procedimentos que realizam em seu dia a dia nos salões.

Assim, antes de fazer qualquer transformação nos fios de suas clientes, eles já têm em mente exatamente o que precisará ser feito para alcançar o resultado desejado.

Por isso, antes de fazer qualquer processo de coloração, é necessário conhecer as técnicas disponíveis, para só então decidir qual delas é ideal para cada tipo cliente. Assim, as chances de erro serão menores, o resultado será satisfatório, e além disso, serão maiores as possibilidades de conquistar novas clientes.

Técnicas de coloração capilar para melhores resultados

Existem diversas técnicas e produtos específicos para coloração capilar. É importante que você tenha conhecimento sobre as especificidades de cada metodologia e produto para que possa aplicá-los com mais segurança, obtendo assim melhores resultados.

Conheça os produtos que podem ser utilizados em colorações e quais as suas característias e funções.

• Tintura

Um dos produtos mais comuns, a tintura é responsável por retirar todos os pigmentos dos fios para depositar novos. É um processo permanente, ideal para clientes com rotina corrida e que não têm tempo para fazer manutenções de cor.

Nos salões de beleza, a tintura é misturada com água oxigenada de diferentes volumes, dependendo da cor desejada. Neste processo, a água oxigenada é responsável por retirar os pigmentos dos fios e abrir o tom do cabelo para receber a nova cor.

As tintas são capazes de abrir até quatro tons, cobrindo 100% dos fios brancos e resistindo bem a lavagens e agentes externos. Entretanto, é um processo agressivo que abre as cutículas dos fios, possibilitando assim a perda de nutrientes e ressecamento.

Aplicando tintura no cabelo

• Tonalizante

O tonalizante, um pouco menos potente que as tinturas, funciona como uma película que cobre as mechas do cabelo. Por não possuir amônia, ele não abre as escamas do fios para retirar os pigmentos que lá estão e depositar novos.

Assim, o resultado obtido com é apenas superficial, podendo ser clareado apenas dois tons nos fios. Além disso, por não se tratar de um procedimento permanente, a pigmentação sai a cada lavagem, durando em média, cerca de 20 dias.

O tonalizante também ajuda a intensificar a cor dos cabelos naturais ou tigidos e pode ser utilizado também como matizador para neutralizar pigmentos amarelados ou alaranjados do cabelo.

Para utilizá-lo como matizador, será preciso identificar qual a cor predominante nos fios: se a cor for amarelada, será preciso aplicar um tonalizante com tons roxos ou violeta, da mesma forma, se a cor for alaranjada, prefira um tonalizante com pigmentos azulados em sua composição.

• Xampoos e máscaras tonalizantes

Bastante práticos, os xampoos e máscaras tonalizantes podem ser utilizados em casa para cobrir levemente os fios brancos ou ajudar na manutenção da coloração. Eles não agridem os fios e são ideais para reforçar o tom dos cabelos e o brilho.

Pouco agressivos, eles não possuem o poder de abrir novos tons no cabelo e por isso não são indicados para quem deseja uma mudança radical no visual. Os pigmentos desses produtos permanecem apenas sobre a camada superficial dos fios.

Mulher lavando cabelo na pia

• Henna

A henna, dentre as opções que já citamos, é o procedimento mais natural. Ela não possui agentes químicos e todos os seus componentes são naturais, tornando-a ideal para clientes que possuem algum tipo de alergia, como por exemplo, a alergia a amônia.

Ela é bastante indicada também para mulheres que fazem processos químicos no cabelo, como progressiva ou relaxamento.

Por ser um produto natural, seu potencial de cobertura não é tão elevado, logo, para cobertura total de fios brancos, poderá ser necessária mais de uma aplicação.

Além disso, sua durabilidade também é limitada e o produto sai um pouco a cada lavagem. As cores disponíveis são restritas aos tons de dourado, vermelho e castanho.

A henna é encontrada em versões líquidas e em pó. Para realizar a aplicação do produto líquido, basta separar os cabelos em mechas e passá-lo com a ajuda de um pincel. Já as versões em pó devem ser misturadas com água, de acordo com as instruções da embalagem. Em ambos os casos, os fios precisam estar limpos, mesmo secos ou molhados.

Qual a técnica de aplicação de coloração em cabelos naturais?

Para clientes que possuem cabelos naturais e desejam mudar o visual, a coloração pode ser uma opção satisfatória. Os cabelos naturais têm maior propensão a reagirem bem à coloração, possibilitando assim bons resultados por não possuírem agentes químicos na fibra capilar.

Para fazer a aplicação de coloração em cabelos naturais, é preciso observar, primeiramente, qual o fundo de clareamento dos fios.

Os fios que possuem um fundo de clareamento loiro ou castanho claro têm disponível um leque maior de opções de cores. Isso acontece porque cabelos claros não possuem uma grande quantidade de pigmentos em sua composição, como os escuros. Dessa forma, novos pigmentos podem ser depositados mais facilmente sem que haja manchas ou contrastes de cor.

Os fios castanho escuros ou pretos, por sua vez, têm uma cartela de opção menor, já que possuem uma grande quantidade de pigmentos escuros na fibra capilar. Para esse tipo de cabelo, o produto mais indicado é a tintura, que possibilita a abertura de até quatro tons.

Entretanto, se a sua cliente deseja abrir mais de quatro tons de sua cor natural, será necessário fazer um procedimento conhecido com decapagem, do qual falamos mais neste post.

Técnicas de coloração de cabelos para aprimorar a performance

Já falamos sobre muitas técnicas, passando pelas tinturas, tonalizantes henna e shampoos, além de falar também um pouco sobre fundo de clareamento de cabelos.

Agora, vamos aprofundar um pouco mais no conhecimento sobre coloração, abordando uma das técnicas mais avançadas na área: a colorimetria.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

A colorimetria é muito utilizada nos salões de beleza para combinar adquadamente tons e contrastes, identificar cores naturais e também para fazer processos de neutralização de cor. Ela é uma das bases que os cabeleireiros utilizam para atingir as cores desejadas por suas clientes.

Utilizando essa técnica, é possível localizar a temperatura de cor da pele e quais tons combinam com esse tom, levando em conta detalhes com matiz, saturação e intensidade, pois cada pessoa possui uma combinação de tons diferente.

A colorimetria estuda também a divisão de cores, tendo a estrela de Oswald ou o círculo cromático como bases. Com essas ferramentas, é possível identificar quais cores são complementares as outras.

Dessa forma, os cabelos ficam mais bonitos e saudáveis, os profissionais tem menos chances de cometer erros no processo de coloração, além de economizarem no uso de produtos. Nós temos um post bastante detalhado sobre colorimetria, clique para acessá-lo.

BeautyClass: aprenda novas tecnicas de coloração de cabelos

Que tal se aprofundar ainda mais em coloração para fazer cabelos mais bonitos e com muita segurança? Você pode hoje mesmo com a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza. São mais de 50 cursos disponíveis nas áreas de colorimetria, coloração, correção de cor, mechas, corte, maquiagem e muito mais!

São 150 aulas disponíveis no site e aplicativo que você pode acessar de onde e na hora que quiser. Clique aqui para acessar agora e se cadastrar na BeautyClass!

Correção de Cor com Thon Coelho

beautyclassPowered by Rock Convert