cabelo com progressiva

Recentemente, a onda da transição capilar acertou muitas brasileiras em cheio e, cada vez mais, os cabelos ondulados, cacheados e crespos têm desfilado pelas ruas. Mas, ainda assim, alisar os fios continua sendo uma opção entre diversas mulheres, fazendo com que as escovas progressivas e relaxamentos se mantenham em alta. Por isso, é importante se atualizar sobre as técnicas de alisamento de cabelo.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Se você quer se tornar um expert no assunto e saber todas as técnicas de alisamento de cabelo, continue lendo este post! Nele, nós vamos falar sobre as novas técnicas, os diferentes tipos de alisamento e como escolher uma das técnica de alisamento de cabelo correta.

Mulher com cabelo cacheado e ao lado o cabelo alisado

Quais são as novas técnicas de alisamento de cabelo?

Muitas mulheres, atualmente, ainda preferem manter seus fios alisados e, dessa forma, químicas como progressivas, selagens ou relaxamentos têm feito parte de suas rotinas. Porém, esses procedimentos podem danificar seriamente os fios, causando quebra, ressecamento ou ainda, o temido corte químico.

Por isso, com o avanço dos estudos sobre as químicas alisantes, começaram a surgir alguns tipos de alisamento que não danificam o cabelo. Essas novas técnicas contam com agentes naturais e proporcionam um efeito mais suave, se comparadas às técnicas com base em produtos mais agressivos.

Conheça agora os novos tipos de alisamentos e os seus respectivos efeitos nos cabelos:

Alisamento Caseiro

O alisamento caseiro é uma das técnicas de alisamento de cabelo que tem feito muito sucesso na internet. Ela tem como objetivos principais alinhar os fios e reduzir o volume de cabelos ondulados, cacheados e crespos com produtos que encontramos facilmente na cozinha.

Entre os itens mais comuns nas receitas de alisamento caseiro, estão o creme de leite, leite de coco, leite, açúcar, limão, amido de milho, dentre outros.

A eficiência desse tipo de alisamento não pode ser comparada a outros tipos que possuem agentes mais agressivos em sua composição. Por isso, essa técnica serve apenas para alinhar os fios, reduzindo um pouco do volume e frizz.

Copo de limão para alisamento caseiro

Alisamento Ético

O alisamento ético é uma opção para quem quer domar os fios sem o uso do temido formol. Os princípios ativos que podem estar presentes neste tipo de química são regulamentados e reconhecidos pela anvisa.

Os ativos são: hidróxido de sódio (utilizado em cabelos crespos e na modelagem e alisamento de cabelos masculinos), o tioglicolato de amônio (perfeito para fios ondulados e coloridos), o tioglicolato de AMP (indicado para cabelos que já passaram por outras químicas) e a cisteamina de sódio (utilizada em fios cacheados, ondulados e crespos).

Escova de Mel

Tendo ativos como o mel, a vitamina A, o colágeno e a queratina, a escova de mel foi desenvolvida no brasil pela especialista Cris Dios.

Indicada para qualquer tipo de cabelo, essa escova tem como objetivo controlar o frizz, diminuir o volume e alisar os cabelos sutilmente, já que não possui em sua composição ativos alisantes mais fortes.

Aplicando escova de mel no cabelo

Bio Result

Produzida pela marca de produtos vegetais, Zerran, a Bio Result tem em sua fórmula cerca de 80% de compostos e ativos vegetais, que têm como objetivo principal tratar os cabelos.

Os produtos naturais trigo, soja e milho agirão nos fios repondo a massa perdida, ao mesmo tempo em que um ativo derivado da carbocisteína age selando as cutículas dos fios, a fim de alinhá-los, reduzindo o volume e o frizz.

Essa é uma das técnicas de alisamento de cabelo que não altera definitivamente o formato dos cabelos, proporcionando apenas fios mais comportados e fáceis de lidar no dia a dia.

Tipos de técnica de alisamento de cabelo

Conheça agora os tipos de produtos mais pedidos nos salões de beleza para alisar cabelos:

Escova definitiva

Como seu próprio nome diz, a escova definitiva tem a função de alisar os fios permanentemente, durando por mais tempo que outros tipos de alisamentos.

Os produtos utilizados nesta técnica de alisamento de cabelo são feitos à base de tioglicolato de amônia, um tipo de ativo que tem o poder de mudar a estrutura dos fios. Ela confere o efeito super liso da chapinha e é ideal para mulheres que desejam mudar completamente o seu visual.

Aplicando escova definitiva

Escova inteligente

A escova inteligente é indicada para todos os tipos de cabelos, tendo como componente ativo principal o tioglicolato de amônia.

No processo, os fios são lavados com um shampoo que proporciona uma limpeza profunda, eliminando os resíduos de máscaras, tratamentos e químicas anteriores. Depois disso, é feita a aplicação do produto com o auxílio de um pente fino, para que seja absorvido por todas as mechas.

O cabelo é finalizado com uma escova e chapinha, para que as cutículas sejam seladas e o produto da escova inteligente penetre no interior da fibra capilar.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Diferente de outros tipos de alisamentos, neste tratamento os cabelos podem ser lavados no mesmo dia, tendo uma duração máxima de quatro meses.

Mulher com escova inteligente

Escova progressiva

A escova progressiva é uma excelente opção para mulheres de cabelos ondulados ou cacheados que desejam reduzir o volume característico de seus fios sem ficar com o efeito superliso que a escova definitiva proporciona.

Sendo à base de formol, esse alisamento tem em sua composição também proteínas, queratina e silicone, que garantem mais balanço, sedosidade e brilho aos fios.

A escova progressiva não tem o poder de modificar a estrutura do cabelo, criando apenas uma espécie de cápsula ou película em torno dos fios. Essa película mantém o cabelo liso e camufla os cachos por certo tempo.

Esse efeito dura cerca de dois ou três meses e você percebe que seus fios voltam ao natural aos poucos com o passar do tempo.

Mulher penteando cabelo

Botox capilar

Indicado para todos os tipos de cabelo, o botox capilar é um tratamento capaz de alinhar as cutículas do fio, selando a fibra capilar, além de repor a massa perdida por causa de outros tipos de química ou agressões do cotidiano.

Entretanto, como algumas pessoas pensam, esse procedimento não tem o poder de alisar o cabelo! Isso ocorre porque, em sua composição, não existem agentes alisantes, como o formol, presente nas escovas progressiva e definitiva, por exemplo.

Ele funciona como a cauterização com queratina, nutrindo os cabelos com proteínas e vitaminas e, dessa forma, os fios ficam com um aspecto mais alinhado e com diminuição de frizz. Além disso, o botox consegue completar falhas da fibra capilar, fazendo assim com que raiz e pontas fiquem equilibradas.

Efeito da aplicação do botox capilar no cabelo

Como escolher a melhor técnica de alisamento para cada tipo de cabelo

Para saber qual a melhor técnica de alisamento de cabelo ou qual o melhor alisamento para cabelo fino, volumoso, cacheado, dentre outros, é preciso primeiro analisar a raiz natural dos fios e a estrutura dos diferentes tipos de fios.

Cabelos cacheados e ondulados

Para quem possui cabelos ondulados ou cacheados e deseja reduzir o volume e controlar as madeixas, a escova progressiva é perfeita. Ela irá proporcionar um efeito de fio mais alinhado e sem frizz mas sem deixar que os cabelos percam o seu movimento natural.

As donas de fios grossos podem optar também pela escova inteligente, que tem em sua composição a queratina hidrolisada. Ambas as técnicas não são permanentes e, por isso, precisam ser retocadas de 2 a 4 meses.

Aplicando escova progressiva no cabelo

Cabelos crespos

Para os cabelos crespos, os melhores tipos de alisamentos são aqueles que têm princípios ativos que mudam o formato do cabelo, como o hidróxido de sódio, a guanidida e o tioglicolato de amônia.

A escova americana e a escova botox são exemplos de alisamentos ideais para os fios crespos, já que têm o poder de penetrar no interior da fibra capilar e realinhar a estrutura interna dos cabelos.

alisament

Cabelos finos

Os fios finos são, naturalmente, mais delicados e suscetíveis a sofrer danos com qualquer tipo de química e alisamentos. Por isso, o tipo de alisamento ideal são aqueles feitos com queratina em sua composição, para garantir que os fios permaneçam fortes e não se quebrem durante o processo.

Como exemplo de alisamento perfeito para cabelos finos, a escova de ostra surgiu com a promessa de corrigir falhas e imperfeições de fios frágeis, como os finos.

BeautyClass: aprenda com os melhores profissionais

Quer aprender diversas técnicas de tratamento de cabelos, tais como mechas, coloração, corte, penteado, dentre outras?

A BeautyClass é uma plataforma online para profissionais de beleza que conta com mais de 50cursos disponíveis e 150 aulas com os melhores e mais renomados profissionais do mercado.

Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!