Mulher cruzando os dedos

A área da beleza está cada vez mais valorizada e, consequentemente, mais competitiva. Se um tempo atrás havia alguns poucos profissionais consagrados e reconhecidos no ramo, hoje, cada vez mais cabeleireiros e maquiadores vêm se destacando e conseguindo projeção, principalmente nas redes sociais. 

Neste cenário, quem não busca se capacitar e se atualizar de forma constante, pode acabar ficando para trás. Não adianta contar com apenas com a sorte: o sucesso profissional só chega se houver muita dedicação!

Continue a leitura e entenda melhor a importância de se empenhar ao máximo se seu desejo é ser um profissional de excelência e alcançar o sucesso na área da beleza.

A sorte favorece a quem se dedica

Alguns profissionais da beleza são tão requisitados e badalados que se tornam praticamente celebridades. Olhando para eles(as), podemos nos perguntar o que fizeram para chegar a esse patamar e, muitas vezes, temos a impressão de que tiveram muita sorte. 

No entanto, se investigarmos a fundo, vamos descobrir que, por trás de todo o glamour e sucesso profissional que alcançaram, há uma boa dose de dedicação, que envolve muito estudo e trabalho.

Anderson Couto, um dos artistas mais talentosos e notáveis do momento, teve uma longa — e improvável — trajetória até alcançar o prestígio que tem hoje. Quando foi pego de surpresa pela presença da atriz Letícia Spiller em seu salão, ele já tinha passado por poucas e boas, e sabia que ali estava sua grande oportunidade.

Anderson destaca a importância de estar preparado quando a oportunidade surge, porque ela pode ser única e transformar sua vida e sua carreira. Por isso, mesmo tendo iniciado na área por acaso, desde o início ele se dedicou a aprender com os(as) colega(as) e estudar, pegando apostilas emprestadas e aproveitando o tempo de deslocamento entre sua casa e o trabalho.  

O que fazer para atingir o sucesso profissional na área da beleza?

Agora que você já começou a compreender melhor o quanto a dedicação é crucial para ter sucesso como profissional da beleza, vamos a algumas dicas práticas do que você pode fazer para ter mais chances de se sobressair em meio a tanta concorrência e chegar onde você sonha.

Estude sempre

Há sempre técnicas novas e mais modernas de corte e coloração, tratamentos diferenciados, e as tendências de penteado e maquiagem estão sempre se renovando. Para se manter competitivo, atrair e fidelizar sua clientela, você precisa se reinventar com frequência, se especializando cada vez mais e estando sempre por dentro das tendências.

Sabemos que a rotina de um salão de beleza costuma ser bastante corrida, mas, mesmo com o tempo curto, você não pode deixar de fazer cursos, participar de eventos, congressos, workshops, além de pesquisar publicações e perfis nas redes sociais que sejam referência na sua área.

Atualmente, já temos opções de cursos online que não ficam devendo em nada para os presenciais em termos de qualidade, além de representarem uma economia significativa de tempo e de dinheiro. Portanto, não há mais desculpas!

Divulgue seu trabalho da maneira certa

Como ressaltamos no início, muitos profissionais da beleza conseguem se projetar nas redes sociais, que funcionam como uma grande vitrine para o trabalho de cabeleireiros e maquiadores — sem que precisem, necessariamente, estarem em grandes centros urbanos para se tornarem conhecidos.

É importante aprimorar suas habilidades de fotografia e pedir autorização das clientes para registrar o resultado final ou um antes e depois do seu trabalho de cabelo e maquiagem. Como na correria dos atendimentos nem sempre dá para fazer isso, você pode, também, contratar modelos ou convidar clientes e amigas para serem suas modelos com a finalidade de fazer produções diferentes e tirar muitas fotos.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Criar um perfil profissional no Instagram e manter uma boa frequência de postagens é imprescindível para atrair a atenção das pessoas e ganhar visibilidade no universo da beleza. Observe o que os perfis de celebridades fazem, não para copiar exatamente igual, mas para ter uma noção do que dá certo, criando um estilo próprio em suas publicações. 

Mulher sentada acessando um notebook

Mantenha bons relacionamentos

Por onde você passar, seja cordial e respeitoso tanto com colegas de trabalho, patrões e funcionários, quanto com clientes. Além de isso ser regra básica para uma boa convivência em qualquer ambiente, pode abrir novas portas para você.

Mas atenção! Isso é diferente de bajular ou puxar saco de alguém para se dar bem. As pessoas sabem quando você está sendo verdadeiro ou não em suas palavras e atitudes. Além disso, procure ouvir com atenção colegas, chefes e funcionários, assim você pode sempre aprender algo com eles. Da mesma forma, ouça os clientes com paciência e disposição para entender a fundo os desejos deles.

Trabalhar com beleza vai além da estética. Você é capaz de proporcionar bem-estar e elevar a autoestima das pessoas, que muitas vezes estão em busca não só de um novo corte ou de uma cor nova para o cabelo, mas de uma transformação que vai além do visual — e você, naquele momento do atendimento, tem o poder de fazê-lo se sentir melhor. 

Cultive relações de confiança e você terá uma base sólida para crescer na profissão e na vida. Desse modo, seus clientes vão querer voltar e fazer questão de serem atendidos por você, e você deixará portas abertas por onde passar.

Ofereça um atendimento personalizado

Cada pessoa é única, com gostos e opiniões particulares. Muitas vezes, você, como profissional, tem o papel de indicar o que é melhor para o cliente, mas tome cuidado para não impor suas preferências, passando por cima da vontade dele.

Se o cliente quer algo que você acredita que não ficará bom, deixe claro para ele o motivo. Se precisar, seja firme, no caso de procedimentos que possam ser prejudiciais e danificar um cabelo, por exemplo, mas explique isso da maneira mais delicada possível. Assim, você demonstra profissionalismo sem desagradar completamente o cliente, que, mesmo eventualmente contrariado, confiará ainda mais em você.  

Também é importante entender e respeitar o perfil de cada um. Alguns clientes são mais extrovertidos e gostam de brincar, conversar, dividir problemas e acontecimentos de sua vida. Ouça com atenção, mas evite fazer comentários inapropriados, principalmente se não forem solicitados, e jamais alimente fofocas.

Outras pessoas já são mais reservadas e poderão se sentir incomodadas caso você force uma situação de intimidade, ainda que você esteja apenas tentando ser simpático(a) e agradar de alguma forma. Treine sua percepção e sensibilidade para atender cada um não como você gostaria de ser atendido, mas como acredita que aquele(a) cliente gostaria de ser. 

Além de estudar bastante, fazer uma boa divulgação do seu trabalho nas redes sociais, manter bons relacionamentos e oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, é primordial usar e recomendar produtos de boa qualidade, de marcas nas quais você realmente confia, ser pontual e ter compromisso com horários, e gerir bem as finanças, principalmente se você for dono(a) do próprio salão, cuidando para não misturar dinheiro pessoal com o do negócio. 

Sem dúvidas, é um desafio grande equilibrar todos esses pontos, mas como Anderson Couto enfatiza, para alcançar a excelência e ter sucesso profissional, é preciso estar disposto a se dedicar e fazer o que nem todos estão dispostos a fazer.

Curtiu as dicas? Se inscreva em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos e novidades do universo da beleza!

beautyclassPowered by Rock Convert