Cabeleireira com uma tesoura na mão

Todos nós desejamos atingir o sucesso em nossas carreiras, transformar sonhos em realidades. Seja qual for a sua definição de sucesso, sabemos que é preciso muita dedicação e esforço. Mas isso não será um problema para você se você está lendo esse conteúdo. Por isso criamos um guia que ajudará você a ter um salão de beleza de sucesso! Continue a leitura e comece a dar os primeiros passos em direção ao sucesso.

Conheça o mercado da beleza

Se você é um profissional que deseja sair da cadeira alugada e abrir o seu salão ou está em dúvida se a culpa do seu salão estar vazio é sua ou do mercado, continue lendo. Muitos profissionais se dedicam muito as técnicas, ou ao dia a dia do salão, e pouco a análise. É preciso avaliar não apenas o mercado da beleza mas também o que os clientes desejam. Para saber se vale a pena continuar investindo no segmento ou qual é o erro do seu salão. 

O mercado está em expansão?

O mercado da estética e beleza no Brasil segue em crescimento. Nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais. Além disso, as perspectivas de crescimento para 2019 são de 1,5% a 2% em comparação ao ano passado, quando o setor movimentou R$47,5 bilhões. Já para 2020 a previsão de crescimento é acima de 14%

O mercado de beleza e estética hoje é um dos mais promissores do país, em todas as época ou estação do ano. A procura por uma boa aparência e bem-estar é constante, o que faz com que esse mercado não seja sazonal. 

Os dados não mentem, o mercado da beleza está bem mesmo com a economia ruim. Mesmo diante da crise as pessoas continuaram investindo no bem-estar e beleza. Se você está se perguntando: “mas porque o meu salão está vazio?”. Talvez conhecer mais sobre o mercado e o que as pessoas procuram seja aquilo que falta para você.

O que  profissional precisa saber sobre o mercado da beleza?

Um profissional que não conhece o mercado ao qual está inserido não avança. Para alavancar a carreira é necessário não apenas conhecimento das técnicas, mas saber o que o mercado demanda, para seguir na direção certa.

Se você quer avançar na carreira e ver o seu salão, ou o local onde trabalha, cheio é importante saber o que o mercado está oferecendo. Pois, ele se movimenta de acordo com a necessidade do usuário. Ou seja, ter um conhecimento do mercado da beleza te dá munição para atacar os potenciais clientes da maneira certa.

Procure observar seus concorrentes. Quais tipos de serviços eles mais vendem? Se possível converse com os clientes deles e procure saber o que faz eles irem no concorrente e não no seu salão. Quanto mais você entender os seus concorrentes, mais informação de mercado você terá. Talvez você esteja oferecendo serviços que muitos outros salões já oferecem. Procure se diferenciar oferecendo aquilo que seus concorrentes não oferecem.

Cabeleireira secando o cabelo da cliente

Mercado em expansão e conhecimento das necessidades do cliente são essenciais para o progresso

Agora que você já sabe que o mercado está em pleno crescimento, reconhece as necessidades do cliente é necessário seguir para a capacitação. Conhecer os gargalos te ajuda a seguir na direção certa. Com isso, você vai saber quais debilidades precisa atacar para conseguir sucesso. 

O salão cheio é sinônimo de conhecimento de mercado e capacitação técnica. Se você parar de aprender e manter as mesmas técnicas, vai travar o avanço do seu salão. A consequência de um profissional desatualizado é um salão vazio. A falta de clientes muitas vezes é um reflexo daquilo que é oferecido. 

Assista um vídeo sobre O JEITO CERTO DE ABRIR UM SALAO DE BELEZA:

Invista em capacitação técnica 

Existem pelo menos seis tipos de alongamento, oito tipos de escova para alisamento, quinze técnicas de descoloração e mais de vinte tipos de corte, você conhece todos eles? 

O profissional não precisa ter conhecimento de tudo, mas precisa se atualizar sobre as técnicas mais procuradas. Há alguns anos, luzes eram tão populares que um salão de beleza que não tinha a técnica podia fechar as portas. Hoje as mulheres querem um estilo mais moderno de mechas e o Ombré Hair por exemplo ganhou força total. 

Os salões estão cheios de pessoas diferentes buscando por transformações completamente opostas. Enquanto uma cliente vai quer um corte reto, outra estará em busca de um cabelo “morena iluminada” e o profissional de beleza precisa saber fazer ambas as transformações. Por isso, investir em capacitação técnica é tão necessário quanto abrir as portas do salão todos os dias.

A importância de fazer cursos de aprimoramento

Se você já trabalha mais de oito horas por dia, nos dias de folga quer descansar e não tem tempo para ir até o local do curso, existem soluções online. Os cursos de aprimoramento de técnicas são importante para que você consiga fazer trabalhos mais bonitos e com total segurança. 

Saber como descolorir um cabelo sem danificar os fios, conhecer os diferentes tipos de mecha, saber fazer cortes diferentes, tudo isso faz parte do pacote do profissional de beleza de sucesso. Um expert no segmento deve ter conhecimento geral sobre colorimetria, técnicas de coloração, tipos de corte, entre outros.

Cabeleireira sorrindo com uma tesoura na mão

Não tem tempo para aprimorar as técnicas? 

O tempo é um dos grande impedidores de que os profissionais continuem se aperfeiçoando. Após se formar no curso e ter o conhecimento básico para fazer trabalhos simples, alguns profissionais desistem dos estudos, mas esse é um grande erro. A falta de tempo não deve ser um impedidor. Saber que perdeu um cliente por não oferecer o serviço que ele procura deve ser o impulsionador. 

Ver o salão vazio ou menos cheio do que era há alguns anos já deve ser um ponto de partida para o aprimoramento das técnicas. Não deixe que a comodidade e a frequência de alguns clientes te façam parar no tempo. Hoje existem técnicas que não existiam há alguns anos, então é necessário invadir esse mundo.

Faça um curso online e dê boas vindas aos novos clientes

Se você tem medo de investir em plataformas de curso online, esqueça isso. Elas são totalmente seguras e você vai aprender tanto quanto nos cursos presenciais. Se o receio de investir em um curso online persistir lembre: fazer o curso à distância é muito melhor do que parar de aprender, além que hoje a qualidade cursos online são iguais ou até melhores do que cursos presenciais. 

Hoje, as plataformas oferecem aulas de técnicas super avançadas com profissionais renomados no mercado. Oferecem a possibilidade de estar frente a um expert, aprendendo uma técnica que ele utiliza em seu estabelecimento. Ou seja, eles entregam o sucesso nas mãos do profissional de beleza.

Vantagens do curso online de cabeleireiro

O curso online oferece inúmeras vantagens, entre elas:

  • Flexibilidade do tempo: possibilita que você controle sua agenda e inclua o curso na hora em que definir. Ou seja, é possível trabalhar o dia todo e poder estudar à noite, ou fazer o curso no horário de intervalo entre uma cliente e outra. Com isso, você organiza sua rotina e pode reservar o horário que achar melhor pra estudar;
  • Comodidade para assistir às aulas: além de escolher o melhor dia e horário para assistir as aulas, você pode escolher o local que irá estudar;  
  • Economia financeira: você pode economizar obtendo a mesma qualidade. Pois, um curso presencial vai gerar uma série de custos adicionais, sendo assim, você elimina estas despesas sem perder as riquíssimas informações prestadas e ensinadas;
  • Assistir as aulas várias vezes:  os cursos online permitem que você assista as aulas quantas vezes for necessário, o que ajuda na memorização e a assimilação. 

Esses são apenas alguns dos ótimos motivos para se aperfeiçoar como profissional de beleza por meio de cursos online. Investindo menos do que em cursos presenciais, com material de qualidade e profissionais renomados e capacitados oferecendo todas as informações para a sua capacitação.

Desvantagens do cursos de cabeleireiro online

Para os cursos gerarem aprendizado não importa o lugar e sim quem ensina e quem recebe. Por isso, os cursos online são uma boa opção apenas para aqueles que conseguem se concentrar e estão disposto a se dedicar aos estudos. Com isso, a desvantagem é:

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert
  • Não ter um professor ao vivo: essa é a grande desvantagem, pois o curso online priva que você tenha uma pessoa para tirar possíveis dúvidas. Mas, em compensação, é possível assistir às aulas quantas vezes quiser.

Não apenas capacitação, existem outros meios pelos quais é possível aumentar o fluxo do salão.

Como conquistar mais clientes

A grande dúvida do profissional da beleza é: “como ter uma salão cheio”. Todos os donos de salão ou profissionais que tem a cadeira cativa querem clientes. Pagar as despesas do salão não é uma tarefa fácil, e para ter lucro é necessário preencher o espaço com pessoas.

Conquistar clientes vai além de encher o salão em dias alternados. É  reter e fidelizar para que o cliente o tenha como profissional de referência e assim o marketing de indicação entra em ação. A pessoa que conhece o profissional da beleza completo não o troca em nenhuma circunstância. Por isso, a capacitação é tão importante. Conquistar está diretamente ligado ao serviço prestado, assim, a experiência do cliente é o ponto de partida.

Barbeiros cortando cabelo do cliente
Man with a beard. Hairdresser with a client.

O salão de beleza de sucesso não precisa ter todas as especialidades

Um salão de beleza não se resume ao cabeleireiro, mas precisa entender bem do mercado para saber o que seu público deseja. Há grandes salões no Brasil que são especializados em corte ou coloração, entre outros. O que eles entendem é o que o público deseja e se adapta a realidade do mercado. Você pode ser especialista em diversas áreas, por exemplo:

  • corte;
  • coloração;
  • alisamento;
  • alongamento;
  • restauração dos fios;
  • hidratação;
  • maquiagem;
  • unhas;
  • estética;
  • etc.

Isso não quer dizer que você deve se especializar em apenas uma modalidade. Apenas uma pessoa pode ter todos os atributos ligados ao cabelo da cliente, outra pode ser especialista em maquiagem. Manicure no entanto é um serviço de grande demanda e volume, portanto é importante avaliar a possibilidade de oferecer o serviço. 

Ou seja, um salão de beleza de sucesso deve ser o MELHOR naquilo que faz, mesmo que seja especialista em uma só área. Com isso, a atração e retenção de clientes se torna algo simples e corriqueiro.

O marketing do salão é importante para a conquista de novos clientes

Outro ponto importante nesse meio é ser conhecido. Se tornar um profissional de referência é importante para todos os tipos de nicho de negócio, mas no mercado da beleza isso é primordial. As pessoas são muito cautelosas quando se trata de cuidados estéticos. Por isso, se tornar conhecido de seu público-alvo é um passo muito importante para o sucesso. Para isso você precisa:

Criar um perfil para o seu salão nas redes sociais

As redes sociais são a porta de entrada de vários clientes. Muitas pessoas buscam referências antes de investir em algo novo. Por isso, ter um perfil bem atualizado pode ajudar muito na prospecção de clientes.

Cuidar e fortalecer a sua imagem nas plataformas digitais

Outro passo importante é o fortalecimento de marca. A grande marca do profissional de beleza são os seus trabalhos. Para fazer o seu nome conhecido é preciso fazer trabalhos representativos.

Criar um blog e Manter o site atualizado

Criar um blog ou um site onde tenha dados de quem você é e o que já fez em sua trajetória profissional pode ser importante para empregar autoridade e representatividade. O que ajuda a fazer do seu nome conhecido e do seu trabalho referência.

Investir em publicidade online

A publicidade online funciona para todo tipo de serviço. Para isso, é preciso contratar pessoas capacitadas para fazer o investimento certo, no melhor local. O marketing digital funciona muito para alavancar a carreira. Hoje você pode fazer isso sem depender de uma empresa ou profissional especializada. Há ferramentas como Google Ads Express que faz todo o trabalho para você. Basta você definir o valor de investimento e o perfil do seu cliente que ele fará o resto para você.

Fazer promoções pelas redes sociais

Promoções inteligentes no local certo. Isso basta para conseguir alcançar o público que precisa para encher o seu salão. Não adianta investir em promoções que o salão não suporta, ou em ações momentâneas. Faça promoções consistentes e bem elaboradas.

Aproveite datas comemorativas como o Black Friday, dia das mães, dia dos namorados, dia da noiva, entre outras para criar ofertas especiais para estes públicos.

Fortalecer o seu nome como marca

O que já falamos sobre ter um perfil do salão se encaixa para o seu pessoal também. Ter um salão de renome é bom, mas ser reconhecido como marca é um grande salto. Profissionais de beleza como Bruno Lotufo e Anderson Couto, conseguiram fazer não apenas de seus salões locais de referência, mas seus nomes se tornaram marcas de sucesso. Alimente suas redes sociais e invista em capacitação para que sua técnica se torne referência e seu nome seja reconhecido.

Proporcionar uma experiência personalizada ao cliente

O cliente sempre vai querer voltar no local onde se sentiu bem recebido. Um trabalho bem feito conta tanto quanto um bom atendimento Então, torne a experiência do cliente única e especial para que ele possa se sentir único e especial.

Esses pequenos avanços de organização do salão e ações de marketing vão ajudar a conquistar mais clientes, mas é necessário comportar essas pessoas da melhor forma possível. 

Otimize a rotina para tornar um profissional melhor

Trabalhos bem feitos atraem os clientes e geram marketing boca a boca. Mas um salão bem administrado gera economia e organização de processos, o que ajuda a manter os preços equilibrados. Cuidar do patrimônio é essencial, mas conhecer o business ajudará a dobrar o seu faturamento, ser um profissional melhor e ter mais tempo para a família.

Administrar um salão não é uma tarefa fácil. Mas, a rotina de um salão de beleza pode ser otimizada. Para ser dono de um estabelecimento você precisa ter em mente que será necessário administrar alguns pontos importantes como:

Comissão de profissionais de beleza

O comissionamento de profissionais de beleza e auxiliares deve ser feito da maneira certa. Os profissionais devem pagar a cadeira e podem fazer isso de duas formas:

1- Comissão por faturamento

 

COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DE BELEZA | A melhor maneira de pagar sua equipe

Formar bons profissionais para o seu negócio

O salão de beleza precisa ter uma boa equipe. Buscar bons profissionais é importantíssimo para o crescimento do negócio. Além disso, o salão precisa ter um plano de carreira. Gerir o salão de beleza como uma empresa, transformar e vê-lo como negócio é primordial. Desse modo, com o tempo os seus funcionários podem se transformar em seus sócios.

Oferecer uma prestação de Serviço de qualidade

A prestação de serviço de qualidade é importante para que o seu salão cresça. Atender com qualidade é primordial para reter clientes e aumentar o faturamento. 

Realizar o controle financeiro e de estoque

A boa administração de estoque e gestão de pessoas acaba impactando no controle financeiro do salão. Um salão que não possui controle financeiro e do estoque é um cano furado que vaza (muito) dinheiro. Saber com o que você tem gasto o dinheiro é importante para cortar custos e investir naquilo que é mais lucrativo.

Portanto vemos que para ter um salão de beleza de sucesso é preciso investir principalmente em conhecimento do mercado e dos seus concorrentes, capacitação sua e dos profissionais de beleza que trabalham em seu salão além de investir em gestão de pessoas e financeira além de fazer a promoção dos seus serviços e a internet pode te ajudar muito nisso!

Quer aprender mais sobre como ter um salão de beleza de sucesso? Clique aqui e conheça nosso blog! Temos milhares de conteúdos gratuitos que farão você atingir o sucesso!