Mulher em uma reunião na mesa analisando gráfico

 

Se você já conquistou o sonho de abrir um salão de beleza, ou se ainda não começou o planejamento para que isso aconteça, é importante saber que nos dois casos a gestão do seu empreendimento ditará o futuro e o sucesso.

Você pode até ficar assustado com estas palavras, mas não se preocupe, a Beauty Class está aqui justamente para te orientar como melhor proceder na administração de salão de beleza.

Para que a gestão dê certo, precisamos dar ênfase em alguns pontos essenciais. Por isso, este artigo lhe trará dicas fundamentais para administração do seu salão de beleza, com eficiência e obter o sucesso e lucratividade que tanto você almeja.

Saiba lidar com pessoas

Em um primeiro momento talvez você tivesse a impressão de que este artigo começaria com uma aula financeira, com todos os detalhes para boa economia do salão, dentre outras coisas. Claro, chegaremos lá. Porém um ponto que gera fracasso em uma gestão deste segmento é não saber lidar com as pessoas.

Tenha em mente que você estará em contato com inúmeros clientes e fornecedores quase que 100% presencialmente. Saber lidar com seu público e atende-los da melhor forma possível, respeitando suas particularidades e com humildade é um ponto importantíssimo no seu negócio de beleza.

Uma cliente gastará uma quantia considerável em seu salão uma única vez se não sentir que foi bem tratada e bem cuidada. Ao contrário que, se você e seus colaboradores forem atenciosos ela, com certeza, ela preferirá investir seu dinheiro por várias vezes com os seus profissionais.

Tenha um gestor e uma equipe para seu salão

Não caia na ilusão de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Se você também atende os clientes do seu salão de beleza, não deve gerir o estabelecimento, fazer a compra de materiais e tentar controlar tudo ao seu redor.

Cuide da gestão da sua empresa, ou contrate um administrador para isso. Uma pequena equipe com 3 pessoas é suficiente para cuidar apenas da gestão do seu salão de beleza. Dependendo do tamanho do estabelecimento você pode iniciar somente com uma pessoa, ou até mesmo você, desde que se dedique 100% a este trabalho.

O destaque em uma pessoa cuidando somente da gestão é justamente para que nada saia do controle. Se o gestor do local divide sua atenção com clientes, compras e outras áreas do salão a possibilidade da administração ser falha aumenta significativamente.

Tenha uma estratégia de marketing e divulgação

O mercado está cheio de salões de beleza e mais pessoas pretendem abrir o próprio negócio. Isso tudo é muito bom, porém, com a concorrência lado a lado é importante ter uma estratégia de marketing e divulgação para seu salão.

Saiba que “quem não é visto, não é lembrado” e por isso, estar em evidência vai abrir o leque para captação de mais clientes. Separe um orçamento específico para divulgação do seu salão de beleza e analise com um profissional da área em quais canais você poderá investir.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Já podemos adiantar que criar um portfólio online, com produções, antes e depois de todos os trabalhos do salão já é um passo considerável para aparecer. Logo de início isso não custará quase nada e você poderá se organizar para divulgações mais profissionais. Uma fanpage nas redes sociais e fotos no Instagram chamam à atenção de novos clientes. Você pode começar a qualquer momento.

Cuide do controle financeiro

O dinheiro quase sempre dita as regras, por isso, o controle financeiro deve fazer parte de uma boa administração de um salão de beleza. Abrir um salão de beleza dá lucro, isto é um fato. Porém, se você não tiver o controle financeiro, rapidamente verá o dinheiro sair por outra porta.

Faça um planejamento para o controle financeiro. Use apenas o que for estipulado no orçamento. Faça a compra dos produtos de maneira que você possa recuperar o valor investido em pouco tempo e a maior parte do uso destes produtos seja para adquirir lucro.

Não estoure o orçamento estipulado sem ter uma reserva para emergências e não use a reserva de emergência se a situação não é urgente. Tenha bem definido todas as entradas e saídas para avaliação no fim do mês. Assim você saberá o que é dispensável para se ter mais lucro e o que realmente é um bom investimento.

Para quem ainda vai montar um salão de beleza é importante fazer a relação de todos os funcionários, seus pagamentos e datas certas para realiza-los.

Fique atento às novidades deste segmento

A contratação de funcionários é outro ponto importante para o sucesso do seu salão de beleza. Administrar bem essa parte pode ser difícil se você não estiver atento aos detalhes. Um exemplo disso observar que a Lei sancionada em 2016 do “Salão Parceiro”, que possibilita aos donos destes estabelecimentos realizar contratos de parceria com maquiadores e cabeleireiros para trabalharem juntos já está vigorando.

Neste momento é preciso avaliar juntamente com a equipe escolhida o que seria mais interessante para cada profissional. O Sebrae pode esclarecer qualquer dúvida sobre essa nova lei e mostrar os benefícios que ela traz. Ficar por dentro destes detalhes incorporados ao mercado são movimentos importantes na administração do seu salão de beleza, que sem dúvida farão toda diferença.

Mantenha parcerias e realize eventos

Fique de olho nas industrias do setor. Elas estão sempre abertas a parcerias. Realize eventos para promover parcerias com grandes empresas. É uma forma de todos saírem ganhando, a gestão do seu salão, a empresa e também os clientes. Fale com as empresas dos seus melhores produtos e viabilize a possibilidade de uma parceria de sucesso.

Nós na Beauty Class sabemos como é trabalhoso e detalhado montar um salão de beleza e administra-lo, sabemos que não é da noite para o dia que tudo acontece e que se faz necessário muito trabalho e planejamento.

Por isso, periodicamente traremos dicas e orientações a respeito de como proceder neste mercado que promete lucro para quem não tem medo de investir. Acompanhe os artigos e se inspire a planejar o seu sonho, pois nós daremos o suporte e a orientação que você precisa.

 

 

beautyclassPowered by Rock Convert