homem lavando cabelo no salão para ter renda extra
Powered by Rock Convert

Muitos profissionais buscam na área da beleza uma oportunidade de renda extra nos finais de semana ou em seu tempo livre e, de fato, há inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro dessa forma nesse mercado.

Ainda assim, para quem se dedica e mergulha de corpo e alma, o mercado da beleza pode representar muito mais do que isso, promovendo uma verdadeira mudança de vida.

Profissionais da beleza que mudaram de vida

Há inúmeros exemplos de profissionais que tiveram suas vidas transformadas no universo da beleza. Um deles é Anderson Couto, queridinho das atrizes globais e referência em loiros. Ele começou por acaso na profissão e passou por momentos de altos e baixos, mas se preparou e agarrou as oportunidades que surgiram, sendo hoje reconhecido como um dos grandes nomes da área da beleza. 

Outro exemplo é Felipe Lobeu, que começou a trabalhar aos 13 anos de idade em uma transportadora e, antes de se tornar um grande artista da beleza e atuar em um dos salões mais renomados do país, fez faxina em uma padaria, aprendeu a fazer brioche e também trabalhou filmando partos em um hospital para pagar seus primeiros cursos e materiais enquanto aprendia o ofício de cabeleireiro.

Que tal se inspirar nessas e em outras tantas histórias que existem por aí de pessoas que vieram de baixo e construíram um império no setor da beleza? E não se trata apenas de reconhecimento financeiro e/ou fama, mas também de realização pessoal e profissional.

Os números do mercado da beleza no Brasil

Segundo levantamento realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), entre 2014 e 2018 o mercado da beleza no Brasil cresceu 567%, saltando de 72 mil para 480 mil profissionais em atuação.

De acordo com a Euromonitor International, o mercado brasileiro ocupa o 3º lugar mundial no setor da beleza. Em 2018, este setor movimentou R$ 47, 5 bilhões de reais no país. O IBGE aponta que ele está entre os 10 principais segmentos no varejo brasileiro.

Já o SEBRAE afirma que mais de 600 mil salões pelo país afora estão investindo para que que seus profissionais estejam aptos para atender às novas demandas que surgem constantemente nessa área, marcada pelo dinamismo e pela inovação.

Tais números comprovam o quanto essa é uma carreira promissora, tendo em vista que beleza, estética e bem-estar constituem um mercado que continua em crescimento mesmo em períodos de crise.

mulher fazendo as unhas para ter renda extra

Por que vale a pena fazer carreira na área da beleza

Ainda que você comece buscando apenas uma renda extra, da mesma forma com que muitos profissionais iniciam nessa área, aliás — e não há problema algum nisso, desde que você se dedique e seja profissional —, considere a possibilidade de, em médio ou longo prazo, desenvolver uma carreira sólida nesse mercado.

Powered by Rock Convert
Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert
Banner Mechas ExpertPowered by Rock Convert

Trabalhar com beleza se torna atrativo para muitos profissionais pela possibilidade de início rápido e pela grande demanda existente no ramo, ou seja, são serviços que têm muita procura e com diversas possibilidades de atuação. Além disso, a remuneração é atraente, há flexibilidade de horários e autonomia profissional: você pode tanto abrir um salão ou trabalhar em um, quanto atender em domicílio ou em sua própria casa.

Nos últimos tempos, com o crescimento das redes sociais — principalmente o Instagram —, muitos cabeleireiros e maquiadores ficaram conhecidos, se tornando praticamente celebridades, o que contribuiu para aumentar o interesse das pessoas em atuar nessa área.

Uma grande vantagem do mercado da beleza é que ele é bastante democrático, oferecendo oportunidades diversas e abrindo portas para pessoas com diferentes formações, classes sociais, condições econômicas etc. Hoje, é possível encontrar excelentes cursos online de corte, coloração e maquiagem, só para citar alguns, com profissionais conceituadas e por preços acessíveis, não exigindo mais se deslocar para grandes cidades para ter acesso a esses cursos e profissionais.

Para quem tem o desejo de empreender e abrir seu próprio salão, o custo inicial também é relativamente baixo. Não é à toa que já existem mais de 500 mil salões de beleza registrados no Brasil, segundo pesquisa encomendada pela Beauty Fair à Euromonitor. Contudo, cerca de 48% ainda funcionam na informalidade, o que quer dizer que, na prática, deve haver quase ou mais de 1 milhão de salões no país! E a previsão é de que até 2021 esse número cresça 4,5%.

Imagino que, nesse momento, você deve estar pensando o quanto a concorrência é grande neste ramo — o que é verdade. No entanto, fique sabendo também que aproximadamente 83% desses salões que já existem atende exclusiva ou preferencialmente o público feminino. Por outro lado, os homens estão cada vez mais vaidosos e buscando se cuidar mais, o que significa que há nichos menos explorados em que você pode investir para ter chances maiores de se sobressair — o que também é o caso do público infantil, por exemplo.

homem cortando cabelo de criança para ter renda extra

Além disso, como frisamos no início, quem se dedica verdadeiramente, buscando se capacitar e se aprimorar sempre para oferecer não só um serviço de ponta, mas um atendimento realmente diferenciado, tem grandes chances de alcançar o sucesso profissional no mercado da beleza.

Outro ponto importante é saber divulgar seu trabalho, principalmente nas redes sociais, que, como ressaltamos, revela grandes profissionais e artistas da beleza, impulsionando suas carreiras de maneira fabulosa! Portanto, invista também em seu marketing pessoal e profissional.

Anderson Couto é categórico ao destacar que, para ser um profissional de excelência, é preciso estudar e trabalhar mais do que a média, inclusive abrindo mão de alguns momentos de descanso e de lazer, pelo menos por um período. É claro que, como tudo na vida, é importante ter um equilíbrio. Além disso, amar o que você faz é imprescindível para conseguir se superar e ir além, seja nessa ou em qualquer outra área de atuação. 

Está convencido de que você pode conquistar muito mais que uma renda extra no mercado da beleza? Aproveite e veja também 15 motivos para investir na carreira de cabeleireiro!