Mulher lavando cabelo

Encontrar o calendário perfeito no seu cronograma capilar, para a lavagem dos cabelos é muitas vezes impossível para nós, mulheres. Lave muito o cabelo e ele ficará seco e quebradiço.

Não lave o suficiente, e ficará oleoso e sem vida. Torna-se difícil encontrar o meio termo perfeito. E assim vamos seguindo, as vezes danificando, as vezes deixando o cabelo com aspecto opaco e sem brilho, sem saber o que fazer para solucionar o problema.

Porém, nem tudo está perdido. Nós da Beauty Class compilamos todas nossas dicas, truques e segredos para equilibrar as lavagens do cabelo e divulgar neste post.

Tipos de cabelo

Existe uma razão pela qual existem diferentes produtos para diferentes tipos de cabelo. Cada textura e tipo de cabelo requer atenção particular e específica e sua rotina de lavagem não é uma exceção.

Cabelos com fios mais grossos podem passar mais tempo sem limpeza, enquanto madeixas finas tendem a ficar sujas e oleosas mais rapidamente. O cabelo crespo tende a ficar mais seco, então pode passar mais tempo sem lavar, enquanto o cabelo liso pode exigir lavagens mais frequentes.

 Estilo de Vida e Atividades

Aqui está algo que muitas pessoas não consideram: o tipo de estilo de vida que você está levando. Vejamos um exemplo. A seguinte situação parece familiar? Você lava e seca o cabelo pela manhã, trabalha, encontra os amigos, faz academia e no fim do dia, por mais que os fios estejam limpos, já estão “pregando” na cabeça?

Infelizmente, quanto mais ativo você é, mais frequentemente deve lavar o cabelo. O motivo é bastante simples: o suor acumula-se, obstrui os poros e suga mais rapidamente o couro cabeludo e as raízes.

É preciso encontrar um meio termo para se adequar à sua rotina. O uso de alguns truques, como shampoo a seco ou outras receitas caseiras, podem ser refrescantes. No entanto considere prender os cabelos, usar faixas e outras formas de conter o suor e oleosidade durantes essas atividades que resultam em suor e umidade. Isso também facilitará na quantidade de lavagens do seu cabelo.

 Frequência de lavagens

De um modo geral, os tipos de cabelos mais secos devem ser lavados no máximo duas vezes por semana, enquanto os tipos de cabelos oleosos podem requerer lavagem diária. Se você tem cabelo normal e não sofre de ressecamento ou oleosidade, você tem o luxo de lavar o cabelo sempre que sentir que precisa.

Isso vai depender do tipo de cabelo. Os cabelos mais grossos e quimicamente tratados ​​podem ficar sem uma lavagem por mais tempo do que os cabelos. A não ser os que tenham adquirido mais oleosidade com a progressiva. Isso ocorre porque os óleos em seu couro cabeludo não percorrem o cabelo por completo, assim o jeito é procurar produtos mais refrescantes para o couro e mais hidrantes para as pontas.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Cabelos tingidos tem diferença

E os cabelos tingidos? Considere lavar seu cabelo duas vezes por semana no máximo, independentemente do seu tipo e textura. Isso ocorre porque lavar o cabelo de uma tingida com frequência fará com que ele perca alguns de seus pigmentos, resultando em uma cor desbotada e com um tom desleixado.

Os pigmentos também ajudam a manter o cabelo menos oleoso. Cores mais escuras tendem a manter o brilho por mais tempo e a lavagem frequente pode danificar o brilho natural. Tudo dependerá da cor usada. Os tons vermelhos podem se tornar acobreados facilmente se as lavagens forem constantes. Ainda mais se o produto utilizado para tingir os fios não tiver uma pigmentação um pouco mais resistente. Por isso, vale a pena diminuir um pouco nas lavagens iniciais.

Usando Shampoo a seco

Pode tornar-se bastante incómodo medir constantemente a frequência das suas lavagens e equilibrar a saúde do seu cabelo com a sua aparência. O que fazer quando você quiser se livrar da sujeira, mas você não quer usar shampoo demais?

Opte por shampoo seco em vez disso. Ele absorve sujeira, poeira e excesso de sebo, tornando-o a solução ideal para algum evento em que você prefere não lavar o cabelo. Em termos muito simples, o shampoo a seco é uma substância mágica que limpa o cabelo sem água.

Basicamente funciona absorvendo o excesso de óleo do seu cabelo e couro cabeludo e faz com que ele se sinta recém lavado. Os ingredientes do shampoo seco geralmente são uma mistura de agentes absorventes, propelentes de aerossol, ingredientes condicionantes, solventes e fragrâncias.

Se você tem cabelos claros, pode achar conveniente fazer um shampoo a seco caseiro. Os shampoos a seco não são apenas uma grande economia de tempo e dinheiro, mas eles trabalham muito para manter seu cabelo com aparência, cheiro e sensação de frescor durante todo o dia.

Diminuirá as lavagens que muitas vezes enfraquece os fios, desbota as cores e desequilibra os fios. Portanto, se você precisar se livrar da sujeira e do excesso de óleo em seu cabelo, apenas pulverize sua marca favorita de shampoo a seco em suas raízes, trabalhe e escove para ter uma nova aparência refrescante.

De um modo geral

Se for muito difícil descobrir todos esses fatores que influenciam qual seriam a sua frequência, você provavelmente se alegrará em saber que há uma recomendação média. Se você lavar o cabelo uma vez a cada 2ou 3 dias, você estará no caminho certo. Quanto menos você lavar o cabelo mais ele se adapta a menos lavagens.

Quando seu cabelo percebe que não está sendo lavado com tanta frequência, e o shampoo e outros produtos de cabelo não estão sendo usados, ele percebe que pode produzir menos oleosidade. “Treinar” seu cabelo pode levar um tempo, mas vale a pena a longo prazo.

De um modo geral, uma vez a cada três dias a lavagem será necessária. Se você quer o melhor dos resultados, considere mergulhar nas especificidades do seu cabelo. Analise e verifique a textura, estilo, como você o trata, o tipo de estilo de vida que você está levando e outros fatores que podem resumir a rotina de lavagem perfeita para você.

beautyclassPowered by Rock Convert