Pessoa passando tonalizante no cabelo da cliente

No salão nos deparamos com diversos tipos de cabelo. Não apenas texturas, o profissional lida com uma diversidade de cores e tamanhos também. Mulheres com cabelos pretos que querem ficar ruivas, loiras que desejam ficar morenas, ou morenas que querem iluminar os fios. Por isso, o hair stylist sempre precisa estar preparada para responder: qual o melhor tonalizante para cabelos?

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Seja qualidade do produto ou tom do tonalizante, a escolha do melhor para os cabelos de cada cliente é uma das decisões que faz parte do dia a dia do salão. Por isso, resolvemos te ajudar com isso. Leia este artigo e descubra qual é o melhor tonalizante para cada cabelo. Acompanhe!

 

Como escolher o tom certo para o cabelo?

Todo profissional precisa ter noções básicas e, se possível, profundas de colorimetria. A matemática das cores ajuda o hair stylist a tomar decisões importantes na hora de descolorir e colorir os fios. Para aplicar mechas e tinturas nos cabelos das clientes é necessário saber exatamente o tom certo para as madeixas. A aplicação da tonalidade e proporção de tinta ou tonalizante determina o resultado final. Um erro na quantidade e distribuição do produto pode causar manchas e danificação dos fios. Para a escolha do tonalizante é importante considerar:

 

1- Colorimetria capilar

A colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação e, também é usada pelos cabeleireiros. A colorimetria capilar é uma técnica que deve ser aplicada por todo profissional. Mas, para empregá-la, é necessário um conhecimento aprofundado. 

A técnica exige um estudo dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras. Ou seja, é a base para que o profissional atinja a coloração adequada nos cabelos de seus clientes. No salão de beleza a técnica pode ser aplicada para:

  • Identificação de cores naturais;
  • Combinação adequada de tons e contrastes;
  • Processos de neutralização.

Para manter um trabalho bem feito é importante conhecer o círculo cromático, pois ele permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores.

Aprenda mais sobre colorimetria capilar, clique aqui!

 

2- Tonalidade/tons

A escolha da tonalidade é influenciada pela avaliação do cabelo e conhecimentos de colorimetria. A altura de tom nada mais é do que o tom alcançado com a aplicação da técnica. Existe uma tabela universal que pode ser utilizada para classificar esses tons. Com ela é possível definir as cores naturais e artificiais presentes nos cabelos. Além disso, a classificação dos tons está presente nas embalagens de tinta e tonalizante para cabelo.

 

3- Nuances/reflexos

O tonalizante pode apresentar uma cor reflexa. Para identificá-la é necessário observar a embalagem. É possível encontrar tonalizantes que possuem duas cores reflexo ou nenhuma.

Como escolher o tonalizante certo para cada cor de cabelo?

Para a escolha do tonalizante certo é importante considerar:  estado do cabelo, a pigmentação dos fios, os possíveis danos e a base das madeixas. Para ajudá-lo, separamos algumas instruções. Veja:

 

Tonalizante para cabelos castanhos

Eles apresentam uma tonalidade mais clara, que facilita a cobertura dos fios por outras tinturas. Porém, a feomelanina é mais difícil de ser retirada dos fios, dificultando o clareamento dos cabelos.

 

Tonalizante para cabelos pretos

Descolorir os fios pretos naturais não é muito difícil, isso se o cabelo apresentar boa estrutura. Já para descolorir cabelo preto tingido não é tão fácil. O grau de dificuldade depende do resultado esperado. Se é simplesmente clarear os cabelos levemente a ainda manter-se  morena ou passar por loiros escuros médios claros e até muito claro.

 

Tonalizante para cabelos loiros

A do tonalizante, de acordo com o fundo de clareamento, e a tonalidade desejada para o cabelo do cliente antecedem a aplicação da Colorimetria. A partir da soma de duas cores (presente no cabelo e a da tintura) é possível neutralizar a base, para então aplicar o tonalizante ou tinta com a cor desejada.

Tonalizante para cabelos vermelhos

Os fios de cores claras e médias, os pigmento que estão presentes em cabelos com tonalidades que vão do vermelho intenso ao amarelo. Mais difícil de ser encoberto por outras tinturas, esse pigmento está presente em cabelos que vão do preto ao vermelho-escuro. Porém, a sua retirada dos fios e clareamento são facilitados por sua estrutura granulosa e bastante concentrada.

 

Afinal, qual o melhor tonalizante para cabelos?

A escolha do tonalizante depende do estado dos fios. Os melhores tonalizantes para luzes são aqueles que têm um maior pode de fixação nos fios. Para evitar descoloração rápida e danificação, é importante utilizar um produto de qualidade.

Para a cobertura dos fios brancos é possível usar tonalizante. O melhor tonalizante cabelo branco é aquele de tonalidade natural, sem nuance. Para tingir os cabelos com mais de 30% dos fios grisalhos é importante usar uma tinta que contém nuances, misturada com uma tinta base zero com o reflexo para cobrir os brancos. 

 

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Técnicas de coloração com a BeautyClass

Quer aprender outras técnicas de coloração? Temos o curso ideal para você e o melhor, você não precisa sair de casa para fazê-lo. Veja tudo pela plataforma da BeautyClass Flix!

A BeautyClass é uma plataforma de cursos de beleza online. Ela oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar. Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver. 

Conhecido como a Netflix do profissional da beleza, o programa da BeautyClass tem mais de 50 cursos nas categorias:

  • Barbearia;
  • Coloração;
  • Correção de Cor;
  • Corte;
  • Finalização/Baby Liss;
  • Gestão de Carreira;
  • Marketing e Gestão de Salão;
  • Maquiagem;
  • Mechas e Penteados.

São mais de 145 aulas e todo mês entra uma nova aula. Aprenda novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança. Se torne uma referência e conquiste muito mais clientes, a um preço acessível e sem sair de casa ou do salão.

 

Como acessar o BeautyClass Flix? Baixe o aplicativo da BeautyClass, aqui, ou acesse a plataforma web, clique aqui

 

beautyclassPowered by Rock Convert