Mulher com cabelo alisado

É muito comum se ouvir falar por aí sobre a amônia, componente presente em colorações de cabelo. Entretanto, poucas pessoas sabem qual a função da amônia na coloração do cabelo e se ela realmente prejudica a estrutura dos fios.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Neste post, você vai descobrir como a amônia age dos fios, a diferença entre colorações com e sem este componente e se prejudica os cabelos. Acompanhe!

Qual a função da amônia na coloração do cabelo?

Para que você possa entender qual a função da amônia na coloração do cabelo é importante saber que a amônia é um elemento químico muito presente em tinturas. Ela é o componente responsável por agir em conjunto com a água oxigenada para facilitar a penetração dos pigmentos presentes nas colorações. Ela abre a fibra, fazendo com que o OX retire os pigmentos presentes nos fios para o depósito dos novos pigmentos.

Aplicando amônia no cabelo

Qual a função da amônia na fibra capilar?

A amônia é o composto responsável por abrir as cutículas da fibra capilar para permitir que a coloração penetre e faça efeito nos cabelos. Apesar de ser encarada, por vezes, como vilã da história, a amônia é muito importante para que a cor permaneça viva e bonita por muito mais tempo.

Como a amônia abre as cutículas dos fios, ela permite que o OX (agente descolorante) penetre no córtex para retirar os pigmentos de cor lá presentes, clareando assim os cabelos. Entretanto, é importante lembrar que uma tintura permanente permite que você alcance apenas até três tons acima da sua tonalidade natural.

Por exemplo, se os seus fios são naturalmente castanho escuros (4.0), você conseguirá clarear até, no máximo, um loiro médio (7.0). Se a sua intenção for de clarear ainda mais os cabelos, será necessário fazer uma descoloração. Vale lembrar também que as tinturas conseguem cobrir 100% dos cabelos brancos.

Recentemente, alguns produtos têm surgido com amônia no cabelo para cachear, tendo como principal agente químico o tioglicolato de amônio. Esses produtos prometem quebrar as ligações químicas feitas pela ação do formol nos fios, a fim de fazer com que os cachos retornem. Entretanto, não é indicado passar amônia pura no cabelo.

Aplicando amônia no cabelo

Existe coloração sem amônia?

Com o avanço tecnológico, o mercado de beleza conta agora com diversas opções para você escolher uma nova coloração. Dentre elas está a coloração sem amônia, que oferece muitos benefícios para a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

Esse tipo de tintura possui um cheiro mais suave que as demais e ainda garante uma alteração mais suave do pH capilar, evitando assim a sensibilização da estrutura dos fios.

Entenda a diferença entre as colorações com e sem amônia

Para quem deseja cobrir os cabelos brancos ou quer uma mudança um pouco mais radical no visual, a coloração permanente (com amônia) é a mais indicada. Isso porque, como dito anteriormente, a amônia abre a cutícula dos cabelos para permitir que o agente descolorante presente na tintura entre com mais facilidade.

Tal ação da amônia é o que faz com que a coloração seja de alta cobertura, além de garantir uma maior duração, evitando assim retoques recorrentes.

Entretanto, esse tipo de coloração deve ser evitada por pessoas que possuem químicas nos cabelos. Os fios que já passaram por alisamentos com escova progressiva, relaxamentos e afins podem sofrer danos severos e serem extremamente danificados. Isso porque pode ocorrer uma incompatibilidade entre os princípios ativos destes produtos alisantes e a amônia.

Já a coloração sem amônia é um tipo de tintura semi permanente, possuindo assim uma menor duração que a anterior, além de uma cobertura menos intensa. Essa coloração se caracteriza por um processo concentrado apenas na parte externa dos fios, sem que haja penetração nas cutículas da fibra capilar.

Por isso, a coloração sem amônia ou tonalizante é mais indicado para quem quer uma mudança temporária no visual, ou ainda por quem deseja reavivar e dar brilho para a cor dos fios.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Aplicando amônia no cabelo

Mas, tinta com amônia estraga o cabelo?

Como explicamos anteriormente, a amônia é responsável por abrir as cutículas dos fios para a ação da coloração. Dessa forma, a água oxigenada presente na composição das tinturas entra no córtex e retira os pigmentos que lá estão, para facilitar a fixação dos novos pigmentos.

Assim, a amônia sensibiliza a estrutura dos fios e pode fazer com que ocorra a perda de água e nutrientes dos cabelos, já que as cutículas foram completamente abertas.

Mulher escovando cabelo da cliente

Tonalizante: a única forma de tingir os cabelos sem amônia

Saber qual tintura não tem amônia e chumbo é bem simples: o tonalizante é a única forma de tingir os fios sem o uso da amônia e sem danificar tanto os cabelos.

Ele funciona como uma película que cobre os fios, agindo somente na parte exterior e sem penetrar no córtex. Quando você opta por tingir os fios com o auxílio de um tonalizante, os novos pigmentos são depositados na parte de fora da cutícula capilar, enquanto os pigmentos da cor original do cabelo continua mantida dentro dos fios.

Entretanto, a cor alcançada pelo tonalizante é menos intensa que as colorações permanentes, assim como sua durabilidade, resistindo por até 28 lavagens nos cabelos.

Mulher aplicando produto no cabelo

Qual a tintura que menos agride os cabelos com química?

Existem algumas tinturas no mercado, como a Soft Color, dentre outras, que são especialmente preparadas para cabelos quimicamente tratados. Elas são colorações semi permanentes, que irão agredir menos a fibra capilar por não possuir amônia ou chumbo em sua composição.

Aprenda técnicas de coloração com a BeautyClass

Você pode aprender novas técnicas de coloração hoje mesmo com a BeautyClass! A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza com mais de 50 cursos nas áreas de coloração, colorimetria, mechas, corte, barbearia, penteado, maquiagem e muito mais!

Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

 

 

 

 

 

 

beautyclassPowered by Rock Convert