Mulher aplicando produto no cabelo

Nós costumamos ouvir por aí que existem muitas formas de transformar o visual e, uma delas, é mudar as cores dos cabelos. Entre os meios mais utilizados para alterar a cor dos fios estão a coloração permanente e o tonalizante. Mas, você sabe qual a diferença entre coloração e tonalizante?

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Neste post, nós vamos explicar qual a principal diferença entre esses dois tipos de produtos, quando você deve optar por um deles de acordo com a sua necessidade, além de como utilizá-los para colorir o seu cabelo de forma correta. Acompanhe!

Mulher com creme no cabelo

Afinal, qual é a qual a diferença entre coloração e tonalizante?

Muitas pessoas costumam confundir e não sabem qual a diferença entre coloração e tonalizante. Se você também faz parte desse grupo de pessoas, não se sinta mal pois é realmente complicado saber como distingui-los, já que a diferença entre ambos é sutil.

O principal componente que diferencia a coloração permanente do tonalizante (coloração semi permanente) é a presença da amônia na fórmula. A amônia é o composto responsável por abrir a cutícula dos cabelos a fim de facilitar a entrada do agente descolorante na fibra capilar durante a coloração.

Assim que penetra no córtex capilar, a água oxigenada agirá retirando os pigmentos da cor original dos cabelos, para que os novos possam ser depositados diretamente na fibra capilar, alterando assim permanentemente a tonalidade dos fios e fazendo com que a nova cor dure por bastante tempo, sem a necessidade de retoques.

Dessa forma, a coloração permanente possui amônia em sua composição, enquanto o tonalizante não.

Temos um post completo sobre qual a função da amônia nas tinturas de cabelo, assim como na fibra capilar. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui!

Mulher aplicando produto no cabelo

Tonalizante muda a cor do cabelo?

Os tonalizantes, também conhecidos como coloração semi permanente, não possui amônia em sua composição e contém apenas uma baixa concentração de água oxigenada.

Com a ausência da amônia em sua fórmula, os pigmentos presentes no tonalizante não conseguem penetrar na camada mais profunda do fio, o córtex. Logo, esses pigmentos ficam depositados apenas na parte exterior da fibra capilar, formando uma espécie de película sobre o cabelo.

Além disso, a baixa concentração de água oxigenada presente neste tipo de coloração inviabiliza a retirada dos pigmentos da cor original dos cabelos, que estão presentes dentro da fibra capilar.

Dessa forma, o tonalizante não tem o poder de mudar a cor dos cabelos, apenas de realçar a cor já existente, evidenciando mais os reflexos e avivando a tonalidade, além de dar um banho de brilho.

Mulher aplicando tonalizante no cabelo

Quando devo escolher tonalizante ou tinta permanente?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando escolher tinta ou tonalizante para cobrir luzes ou mudar a cor dos cabelos. Mas, para tomar essa decisão, você deverá levar em conta qual o resultado deseja atingir, se seus fios estão saudáveis e se possuem ou não química.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Isso porque, cada produto tem suas vantagens e desvantagens e você deve analisar, a partir dessas características, qual a melhor coloração para você.

Por penetrar no córtex da fibra capilar, camada mais interna dos fios, a tinta permanente tem longa duração, não sendo necessários retoques de cor nas pontas dos cabelos, apenas na raiz natural crescida. Entretanto, ela pode ressecar os fios, além de poder não ser compatível com alguns tipos de química.

O tonalizante, por sua vez, não penetra na fibra capilar, permanecendo apenas na parte exterior dos fios. Assim, ele não tem o poder de mudar a cor dos cabelos, apenas de realçá-la, dando também um banho de brilho.

Dessa forma, o tonalizante tem uma menor duração que a tintura permanente, resistindo por até 30 lavagens nos cabelos. Ele também não resseca os fios, sendo que muitas pessoas utilizam o tonalizante para luzes, a fim de matizar as mechas e deixá-as ainda mais bonitas.

Tonalizante: como usar

Para aplicar o tonalizante de forma correta, é preciso primeiro se certificar de que os seus cabelos estão livres resíduos de produtos, como máscaras ou finalizadores. Assim, com os cabelos secos, você pode dividi-los em quatro partes, para facilitar a aplicação.

Use sempre luvas para a aplicação do produto e passe um creme qualquer na pele próxima à raiz dos cabelos para evitar manchas.

Feito isso, misture os frascos em um pote e, com o auxílio de um pincel, aplique o tonalizante mecha por mecha, massageando cada uma delas para facilitar a ação do produto.

Depois disso, aguarde o tempo de ação indicado na embalagem e enxágue muito bem, finalizando como quiser.

Tinta: como usar

A tinta tem um passo a passo de aplicação bastante parecido com o tonalizante. Você só precisará se certificar de que o tempo de ação do produto seja conforme o indicado na embalagem.

Além disso, se você já tiver química nos fios, faça antes um teste de mecha para garantir que não hajam surpresas desagradáveis ao final do processo. Isso porque os componentes das tinturas permanentes podem não ser compatíveis com alguns outros tipos de química.

Mulher aplicando tinta no cabelo

Qual tom usar? Como escolher a tinta certa?

O tonalizante, assim como a tinta, tem diversas cores disponíveis e você pode escolher de acordo com sua preferência. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o melhor tonalizante para cabelos castanhos, ou ainda qual a melhor tinta para fios loiros, entretanto, existem algumas dicas para não errar na escolha da cor:

Se você optar por utilizar o tonalizante, lembre-se que é melhor escolher um tom próximo a cor natural dos seus cabelos, já que esse tipo de produto não tem o poder de mudar a cor dos cabelos.

Agora, se a sua escolha for a tinta, você pode optar por um tom diferente da sua tonalidade natural em até três tons. Isso porque a coloração permanente pode mudar a cor dos seus fios apenas em até três tonalidades diferentes, seja para mais claro ou mais escuro.

BeautyClass: técnicas de coloração e descoloração em um só lugar

Você pode aprender técnicas de coloração e descoloração hoje mesmo em um só lugar com a BeautyClass! A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza com mais de 150 aulas nas áreas de coloração, mechas, corte, penteados e muito mais!

Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

beautyclassPowered by Rock Convert