Anne Hathaway com cabelo curto

Foi-se o tempo em que somente os cabelos longos faziam sucesso entre as mulheres. Agora, os curtinhos estão dominando o pedaço e tem feito a cabeça de muitas mulheres, literalmente! E não é para menos, a praticidade e versatilidade que os fios curtos proporcionam é uma mão na roda para o dia a dia, além de garantir um visual moderno e despojado. Mas, como fazer penteados para cabelos curtos?

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Neste post, nós vamos ensinar vários penteados para cabelos curtos, sejam lisos, cacheados, crespos ou ondulados, para que você possa aprender a deixar os seus cabelos ainda mais bonitos e estilosos. Acompanhe!

Mulher com cabelo curto

Cabelos curtinhos estão em alta, mas como arrumar?

Não restam mais dúvidas de que os fios curtos estão em alta nos dias de hoje. Foi-se o tempo em que sinônimo de feminilidade eram apenas os cabelos longos e compridos. Ainda bem, não é?

Os curtinhos proporcionam diversas vantagens, dentre elas, as principais são praticidade e mais rapidez no dia a dia. Existem também muitas maneiras de estilizar os fios, deixá-los arrumados não deve ser um problema.

Mulher com cabelo curto

Para isso, você precisará apenas de alguns produtinhos e poucos minutos em frente ao espelho. Pomadas para modelagem e spray fixador podem ser excelentes aliados para manter os seus fios no lugar no dia a dia.

Além disso, você pode fazer diferentes penteados simples e rápidos, tais como repartir os fios para o lado, um topete volumoso com os fios soltos, deixá-los bagunçadinhos estilo messy hair ou ainda caprichar em uma trança lateral. Para aprender a fazer penteados com tranças, acesse este post! Mulher com cabelo cacheado curto

Aprenda como fazer penteado para cada tipo de cabelo

Cada tipo de cabelo tem as suas próprias particularidades e, por isso, é preciso prestar atenção a elas antes de escolher entre os diversos tipos de penteados.

Com os cabelos curtos não poderia ser diferente: as diferentes estruturas e formatos dos fios, sendo lisos, ondulados, cacheados e crespos, demandam diferentes tipos de penteados e produtos específicos.

Mulher com cabelo curto

Por isso, acompanhe agora quais são os melhores estilos de penteados para cada tipo de cabelo.

Penteados para cabelos curtos e lisos

Existem diversos penteados para cabelos curtos e lisos fáceis de fazer, que podem facilitar a sua rotina do dia a dia e ainda dar aquela mudada no visual. Confira:

Coque

Os coques não são, de forma alguma, exclusivos apenas para cabelos longos. Nos fios curtos, eles ficam ótimos quando feitos daquele jeito “podrinho”, estilo messy hair e deixam o visual ainda mais estiloso.

Neste tipo de penteado, os grampos são excelentes aliados. O spray fixador e pomadas ou mousses modeladores também podem ser utilizados para garantir ainda mais fixação para que o penteado dure o dia inteiro.

Mulher com coque no cabelo

Mulher com coque no cabelo

Moicano

O moicano é um estilo de penteado super estiloso e cheio de personalidade. Ele pode ser utilizado por mulheres que procuram se diferenciar em seu visual e não se preocupam em chamar a atenção e ousar.

Neste tipo de produção, os produtos fixadores são essenciais e não podem faltar para garantir que os fios fiquem no lugar.

Mulher com moicano cacheado

Mulher com moicano platinado

Penteados para cabelos curtos e crespos

Os fios curtos e crespos também têm à sua disposição um diverso leque de opções de penteados. Acompanhe:

Afro Puff

Neste penteado, é formado algo como um pom-pom com os fios crespos que ficam concentrados em uma área.

Para fazê-lo é preciso utilizar uma meia fina ou um elástico um pouquinho mais largo. É possível fazer diversas variações do afro puff, podendo deixar os cabelos amarrados para o lado ou ainda repartidos ao meio.

Mulher com afro puff

Mulher com afro puff

Tranças embutidas

As tranças embutidas e bem apertadinhas rentes ao couro cabeludo são uma excelente opção para quem possui cabelos curtos e crespos.

A trança nagô é um dos clássicos dos cabelos afros, assim como a trança embutida no estilo boxeadora. Ambas são opções cheias de estilo que vão muito bem em qualquer ocasião.

Mulher com trança embutida

Mulher com trança embutida

Penteados para cabelos curtos e cacheados

Os cabelos cacheados têm feito cada vez mais sucesso entre as mulheres e os curtinhos também têm diversas opçõe de penteados à sua disposição. Veja:

Tranças

As tranças conferem aquele ar de romantismo ao visual e são um clássico que não sai de moda. Nos fios curtos elas também caem super bem, podendo ser utilizadas nas laterais da cabeça ou ainda formando uma espécie de tiara.

Mulher com trança em cabelo cacheado

Mulher com trança em cabelo cacheado

Twists

Os chamados twists são um estilo de mechas torcidas que conferem mais estilo aos penteados, além de transmitir um ar romântico ao visual. Eles também são excelentes opções para qualquer “bad hair day“, aqueles dias em que os fios acordam armados e com muito frizz.

Mulher com mechas twists

Penteados para cabelos curtos e ondulados

Os fios ondulados podem parecer mais difíceis de cuidar, porém, não é bem assim. Existem muitas opções de penteados que podem deixá-los ainda mais estilosos. Veja alguns deles.

Half Bun

Super fácil de fazer e ainda por cima estiloso, o Half Bun é um coque semi preso bem despojado, sendo a cara do verão. Você pode utilizá-lo em diversas ocasiões, tanto durante o dia quanto durante a noite, podendo ainda deixar alguns fios na frente ou franja soltos e livres.

Mulher com coque half bun

Mulher com coque half bun

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Rabo de cavalo

Para os cabelos ondulados, o rabo de cavalo é perfeito para minimizar o volume e frizz dos fios quando amanhecem sem definição e armados. Para deixar o visual ainda mais estiloso, você pode prender apenas metade dos fios no alto da cabeça, com o auxílio de um elástico.

Mulher com rabo de cavalo

Mulher com rabo de cavalo

Penteados para cabelos curtos: passo a passo rápido e simples

Existem várias opções de penteados para cabelos curtos simples e bem rápidos de se fazer. Confira agora uma seleção de penteados para cabelos curtos passo a passo:

Trança cascata

Veja o passo a passo para aprender a fazer uma trança cascata super fácil.

Passo 1: Para começar, separe uma mecha na parte da frente de sua cabeça e divida-a em três;

Passo 2: Inicie uma trança normal e, assim que o primeiro gominho estiver pronto, solte a mecha que estiver na parte de baixo da trança;

Passo 3: Depois disso, substitua a mecha solta por outra, a que estiver do lado. Assim, faça outro gomo de trança e solte mais uma vez a que estiver por baixo. Continue assim até que a trança cascata esteja finalizada. Prenda a ponta com um grampinho.

Mulher com trança cascata

Mulher com trança cascata

Topete

Confira como fazer um topete para cabelos curtos bem estiloso.

Passo 1: Separe uma mecha no topo da cabeça e prenda o restante dos cabelos;

Passo 2: Divida a mecha separada em mechas menores e eriçe a raiz de cada uma delas com um pente fino. Depois de eriçá-las, aplique um spray fixador e penteie novamente para trás, utilizando o cabo do pente para criar curvatura nos fios. Repita todo o processo até finalizar todas as mechas.

Passo 3: Prenda o topete com o auxílio de grampinhos.

Mulher com topete

Mulher com cabelo curto

Coque “messy”

Aprenda a fazer o famoso coque messy de maneira bem fácil.

Passo 1: Depois de escovar os cabelos, aplique um mousse para proporcionar volume aos fios;

Passo 2: Amarre os cabelos em um rabo de cavalo, bem no alto da cabeça;

Passo 3: Depois disso, faça um coque podrinho e prenda-o com grampos. A ideia é deixar os fios mais livres e soltos;

Passo 4: Para finalizar, você pode aplicar spray fixador.

Mulher com coque messy

Mulher com coque messy

Homens também podem: veja penteados para cabelos curtos masculino

Assim como as mulheres, os homens também podem estilizar os seus cabelos de diversas maneiras com diferentes tipos de penteado. Confira alguns dos penteados ideais para cabelos curtos masculinos.

Topete

Sendo um clássico que nunca sai de moda, o topete vem sido utilizado a gerações por homens de diversas idades e diferentes tipos de cabelo.

Para garantir que o visual fique moderno, você poderá utilizar uma escova e secador de cabelo, além de pomada, gel ou mousse modelador. Para finalizar, não se esqueça de aplicar bastante spray fixador para manter os fios no lugar.

homem com topete

homem com topete

Moicano

O moicano, muito utilizado pelo ex jogador de futebol David Beckham, é um penteado bem presente no universo masculino. Ele garante bastante elegância para qualquer visual e pode ser utilizado em diferentes ocasiões, sendo perfeito para situações despojadas e informais.

A pomada modeladora é muito bem vinda para deixar o moicano bem firme no lugar, assim como o mousse e spray fixador.

homem com corte disfarçado

homem com cabelo crespo

Messy Hair

O estilo “messy hair” confere aos cabelos aquele estilo mais bagunçadinho. É perfeito para quem deseja mais praticidade no dia a dia.

Neste penteado, para estilizar os fios, você pode utilizar a pomada e, com as pontas dos dedos, definir algumas mechas, deixando-as desconectadas e livres.

Homem com messy hair

Homem com messy hair

Aprenda a fazer penteados Modernos e Despojados com Thais Panosso

Você pode aprender a fazer penteados profissionais hoje mesmo e, o melhor, sem sair de casa com a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma de cursos online voltada para profissionais de beleza. São mais de 50 cursos disponíveis e 150 aulas diferentes nas áreas de penteado, corte, mechas, coloração, maquiagem, marketing, gestão de carreira e muito mais!

Você terá acesso a todos os cursos onde e quando quiser. Está esperando o que para se tornar um profissional ainda mais completo e competitivo? Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

Confira um trecho do curso Penteados Modernos e Despojados, ministrado por Thais Panosso e disponível na plataforma BeautyClass: