Pessoa utilizando calculadora

 

Depois de anos trabalhando neste segmento, nós da área da beleza possuímos a experiência para opinar em situações que sabemos se vão ou não funcionar. E sendo o sonho de grande parte dos profissionais da beleza, seja cabeleireiros ou maquiadores, montar o seu próprio salão de beleza, seu espaço onde poderão criar, inovar e realçar a beleza de muitas pessoas, nos sentimos na obrigação de ponderar aqui pontos essenciais a serem avaliados antes de iniciar este projeto.

Nosso intuito é exclusivamente seu sucesso e por isso, faremos tudo o que estiver ao alcance para orientar e ajudar nas etapas de sua carreira. Acompanhe a leitura e planeje cada detalhe, calculando os riscos e as vantagens, antes de montar o seu salão de beleza.

Avalie se vale a pena montar um salão de beleza

Esta pergunta parece desanimadora, não é mesmo? Porém não é. Se pergunte dessa forma e isso fará você pensar em várias coisas. A primeira delas é se você possui a demanda de clientes suficientes para iniciar.

É claro que se você estiver em um espaço e divulgá-lo, muitas pessoas virão para conhecer. Entretanto, você precisa das suas clientes fiéis que já conhecem seu trabalho desde o início e que te acompanham por onde for. Não quantificaremos um número específico para montar o salão de beleza, mas se você tem umas 5 clientes fiéis apenas, que amam o seu trabalho e estariam no seu salão assim que ele abrisse, talvez você devesse cativar algumas mais.

É necessário ponderar sobre isto, uma vez que o valor investido no seu próprio salão é algo que precisa ser reembolsado em pouco tempo. Não é vantajoso montar um salão de beleza e trabalhar unicamente para pagá-lo durante muito tempo. Você precisa receber os lucros do investimento

Não é desmerecedor ir a domicílio realizar o seu trabalho. Conquiste um pouco mais de clientes antes de iniciar o projeto do seu salão. Quando você não tiver mais, dia e horário na agenda, e o deslocamento começar a se fazer impossível, aí sim será um bom momento para investir.

Faça um planejamento detalhado

Chegou à conclusão de que você precisa investir neste sonho para sua carreira? Ótimo! Vamos ao planejamento. Planejar como montar seu salão de beleza vai levar um tempo, e não se preocupe, é assim mesmo.

Crie um plano de negócios baseado no seu orçamento. Todo seu planejamento será embasado na quantidade que você pode investir. Cuidado ao se arriscar demais. É melhor não ousar tanto no início para depois ampliar os sonhos.

Dentro do seu planejamento deve constar a análise do mercado e concorrentes. Depois da análise considere qual será o seu posicionamento. Qual será o seu público? Defina exatamente quem quer atingir. Quem deseja abraçar o mundo de uma vez só, acaba por não conquistar área nenhuma.

Logo após, incluía o plano operacional, onde você quantifica os produtos, móveis, e equipamentos a serem comprados. Dentro deste mesmo plano deve constar o orçamento total a ser investido e o tempo estimado de retorno deste valor. A partir desta data você saberá que tem que começar a receber os lucros e não mais só pagar o que foi investido.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Escolha o ponto ideal

Esta escolha está diretamente ligada ao público que você deseja alcançar. Encontrar o ponto ideal para montar o seu salão de beleza é uma decisão fundamental. Não se engane com a ideia de que os pontos mais caros são os melhores.

Mesmo que você consiga um local bem localizado em uma região nobre, será de pouca valia se não puder atender o publico ali localizado. Ademais, a avaliação da concorrência ao redor também vai ditar se o seu salão será atraente naquela região ou não.

E não esqueça de que se o seu orçamento for curto a ideia é sempre pensar em como montar um salão de beleza com pouco dinheiro. É começar de forma mais simples para alcançar resultados mais certeiros em curto prazo.

Cuide de todos os detalhes burocráticos

Sim, tudo envolve leis e burocracia. Você está abrindo uma empresa, por isso precisa estar atualizado de toda a documentação a ser apresentada e ficar em dia com todas as obrigações que envolve montar esta nova empresa.

Você precisa se regulamentar na Junta Comercial, na Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda para obter o alvará de funcionamento. E não é só isso. É necessário atenção as regras de vigilância sanitária, uma vez que muitos produtos químicos utilizados são registrados pela ANVISA e cabe a ela sua fiscalização.

Monte sue equipe

A ideia principal é que neste projeto você terá tantos clientes que estará com a agenda sempre cheia. Por esta razão você precisa ter uma equipe escolhida a dedo para iniciar os trabalhos a todo vapor. Selecione os profissionais, acerte todos os detalhes, como datas de pagamento, comissões ou qualquer outra forma de remuneração que você tenha planejando e os deixe prontos para trabalhar

Não esqueça de incluir no rol de contratações, funcionários para limpeza do estabelecimento. É comum que cada profissional mantenha sua área de trabalho limpa e bem cuidada, no entanto funcionários específicos para esta função são necessários.

Cuide da gestão do salão

É comum que o dono do salão de beleza também atue como profissional e esteja atendendo o tempo todo. Sendo assim, é necessário que alguém de extrema confiança cuide da gestão do seu salão de beleza. Não basta apenas montar um estabelecimento bem estruturado, é preciso uma boa gestão para que o negócio permaneça firme e se vejam os frutos.

Há outros pontos a serem observados na hora de montar um salão de beleza com pouco dinheiro, como, caprichar na divulgação, criando uma estratégia, como ambientar o local e como criar uma identidade para seu salão. São detalhes que fazem diferença e você precisa cuidar de todos eles.

Uma vez analisados os riscos e decidido colocar em prática este projeto. Faça tudo detalhadamente, colocando todas as variáveis possíveis no papel, para saber se há uma saída para problemas que possam surgir. Feito isso, invista com todas as suas forças e se empenhe para o sucesso, pois desta forma é que as grandes carreiras dos mais renomados profissionais foram construídas.