Homem com Mechas quiff e risco no cabelo

Assim como as mulheres, os homens também adoram novidades, e quando se trata de cortes e estilos diferentes para cabelo, não é diferente. Dentre essas novidades estão as Mechas Quiff, que foram febre no carnaval e ainda prometem bombar nos próximos meses.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Do inglês, a palavra quiff significa topete, que é exatamente uma das principais características dessa técnica. Quer saber mais sobre as mechas quiff e aprender como fazer? Então continue lendo este post!

Homem com Mechas quiff

Mechas quiff: o que é?

Engana-se quem pensa que o público masculino não está de olho nas tendências que estão surgindo por aí. Eles podem até ser um pouco menos empenhados em estar por dentro de todas as novidades que as mulheres, mas, ainda assim, não abrem mão de ficar sempre na moda.

As mechas quiff é uma dessas novidades que está fazendo a cabeça dos homens, literalmente! Elas conferem um visual bastante moderno, despojado e autêntico ao corte de cabelo masculino. As mechas quiff femininas, por sua vez, ainda não fizeram grande sucesso entre as mulheres.

Nesta técnica, o corte de cabelo predominante é o topete com fios mais longos, que pode ser penteado para trás ou para os lados. As laterais da cabeça podem receber o efeito degradê, da nuca ao topo, ou ainda receber um corte reto bem rente ao couro cabeludo.

O método consiste em fazer sessões bem divididas no topete, que podem ser direcionadas para os lados ou para trás. Essas sessões podem ser coloridas com spray para mechas quiff, para um efeito bastante despojado, ou ainda manter a cor natural dos fios.

É importante que o procedimento seja feito com muito cuidado para que o resultado final seja agradável para o cliente. Além disso, utensílios especiais também podem ser utilizados, como o pente específico para a técnica, que auxilia na separação das mechas, assim como no alinhamento dos fios e contenção do frizz.

Homem com Mechas quiff

Como fazer mechas quiff?

Para que o resultado desta técnica seja igual ao que seu cliente espera, é importante ficar bastante atento ao corte de cabelo. Como já dito anteriormente, o corte ideal para mechas quiff é o topete com fios longos.

Além disso, podem ser combinados outros cortes, o chamado undercut (corte sobre corte), para que o efeito de separação das mechas seja ainda mais evidente. Dessa forma, pode ser feito um degradê ou fade nas laterais da cabeça, sendo a nuca e as proximidades das orelhas raspadas.

É importante que os fios estejam limpos antes de iniciar o processo, para garantir bastante brilho e fixação, já que a oleosidade pode ser um fator negativo na conservação do penteado.

Confira o passo a passo para aprender como fazer mechas quiff color:

1º Passo:

Lave os cabelos com shampoo e condicionador. Tire o excesso com uma toalha e seque com o auxílio de um secador e escova. Antes de iniciar a secagem, é interessante que você aplique uma pequena quantidade de pomada ou cera para auxiliar na fixação dos fios.

Durante a secagem, com a ajuda de uma escova, modele o cabelo na direção que o penteado irá seguir. Você pode moldá-lo para os lados ou para trás, apenas não se esqueça de que esse direcionamento não poderá ser mudado após finalizada a escova.

Homem com Mechas quiff

2º Passo:

Depois de terminar a escova modelando os fios, utilize um pente específico para essa técnica para separar as mechas ou seções do cabelo. Com o auxílio desse pente, vá penteando as mechas no sentido em que você modelou a escova.

No momento em que você estiver penteando as mechas, as sessões serão divididas no topete e, por isso, será necessário que você, simultaneamente, vá aplicando um spray fixador para que os fios não se juntem todos novamente.

3º Passo:

Para que as mechas fiquem bem separadas, o trabalho é artesanal e você precisará utilizar as mãos. Assim, alinhe as sessões divididas para que os fios não se misturem, até adquirir o formato esperado.

4º Passo:

Capriche no spray fixador também entre os “vãos” das mechas para que elas fiquem bem firmes e sustentadas, como pilares ou colunas. Dessa forma, você não correrá o risco que o penteado desmanche logo após o cliente sair do seu salão.

Homem com Mechas quiff

5º Passo:

Depois de finalizar o penteado, você também pode utilizar sprays de cor para estilizar ainda mais as mechas, deixando o visual bastante autêntico. A coloração é ideal para o cliente que deseja muito destaque para o seu look e prefere um resultado descolado e irreverente.

Para isso, o ideal são os sprays que saem durante as lavagens para que o cliente se sinta livre na escolha da cor, possibilitando também a você brincar com diferentes combinações de tonalidades.

Dessa forma, você pode aplicar o spray no topo das mechas, tomando cuidado para que a tinta fique concentrada apenas nos fios do topete.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Para fixar a coloração, e evitar que ela saia com uma passada de mão ou algo que encoste no cabelo, faça o uso, mais uma vez, do spray fixador.

Homem com Mechas quiff

Pente para mechas quiff

Existe um pente específico para realizar essa técnica. Ele possui espaçamento largo entre os dentes para que as mechas sejam grossas e bem espaçadas.

Além disso, na ponta de seu cabo, ele também possui uma sessão que tem a função de auxiliar no alinhamento das mechas. É importante fazer o uso deste pente para que o resultado final tenha bastante definição e fixação dos fios.

Mechas quiff masculinas

Existem diversos métodos diferentes para fazer esta técnica e, dentre eles, os mais famosos são o camaleão, as coloridas, as blindadas, as que possuem tom de mel e as platinadas.

Veja mais sobre cada uma delas a seguir.

Mechas quiff camaleão

Neste tipo de mechas, o spray de cor é utilizado para estilizar o resultado final do penteado. Com ele, são mescladas duas ou mais cores cores que vão em direções diferentes no topete.

Homem com Mechas quiff

Mechas quiff coloridas

Ideais para os clientes que desejam bastante destaque e irreverência para o seu penteado, as coloridas fazem muito sucesso e podem combinar 2 ou mais cores no cabelo.

Mechas quiff coloridas como fazer

Antes de colorir os fios de seu cliente, primeiramente você precisa verificar se o tom dos cabelos é naturalmente claro. Se assim for, você pode já partir para as etapas de corte, penteado e coloração. Caso contrário, será necessário realizar, antes de começar, uma descoloração nas mechas que serão coloridas.

É importante lembrar que, antes de realizar qualquer procedimento de descoloração, é necessário antes realizar o teste de mecha para verificar como está a saúde dos fios e evitar surpresas desagradáveis.

Para clientes que não desejam coloração duradoura, você pode optar por utilizar os sprays coloridos, que serão responsáveis por dar aos fios o efeito despojado e estiloso desejado, sem danificá-los.

Esses sprays são ótimos para mudar o visual para ocasiões especiais ou apenas por algumas horas. Os seus pigmentos saem no banho com o auxílio de shampoo comum e os cabelos voltam a sua coloração normal, sem sofrer danos.Homem com Mechas quiff

Mechas quiff blindada

O termo “blindada” significa nada mais nada menos que mechas bem fixadas. Logo, para garantir esse efeito blindado, é necessário o uso de ceras, pomadas e bastante spray fixador ao longo do processo e finalização do penteado.

O resultado é de um penteado bastante fixado que irá durar durante todo o dia, sem desmanchar ou perder o seu formato. É ideal para ocasiões e eventos que têm um tempo de duração grande.

Mechas quiff mel

O tom de mel é bastante famoso e muito utilizado nas colorações, principalmente por combinar com uma cartela maior de tons de pele.

Assim, ele também combina bastante com essa técnica e garante um toque de modernidade e elegância ao visual.

Homem com Mechas quiff

Mechas quiff platinadas

O platinado nunca sai de moda e é um dos procedimentos mais pedidos nos salões de beleza. A cor fica linda com essa técnica e confere um ar bastante despojado e atual ao penteado.

Para alcançar esse resultado, é necessário, primeiramente, realizar um procedimento de descoloração nos fios. Dessa forma, é preciso tomar bastante cuidado para que o cabelo não sofra danos severos, como cortes químicos e até quedas.

Por isso, o ideal é que a descoloração seja feita com um profissional formado e capacitado para isso. Evite fazer procedimentos como este em casa se você não tiver o conhecimento específico para executar.

Além disso, é necessário também matizar os fios para que eles atinjam o tom de louro claríssimo ou branco desejado. Shampoos, condicionadores e máscaras matizadoras também devem estar presentes na rotina de cuidados para manter a cor dos fios.

Homem com Mechas quiff

Aprenda como fazer diferentes tipos de mecha com a BeautyClass

Você sabia que pode a aprender diferentes técnicas de mechas hoje mesmo, sem sair de casa? A BeautyClass é uma plataforma de cursos online para profissionais de beleza que conta com mais de 50 cursos diferentes nas áreas de mechas, coloração, corte, barbearia, dentre muitas outras.

Com a BeautyClass você terá acesso a mais de 150 aulas com profissionais requisitados e renomados por todo o país. Está esperando o que para se tornar um profissional completo e competitivo no mercado da beleza? Clique agora e cadastre-se na BeautyClass!