bc-pro-reconstrutor

Se você já está na indústria há algum tempo, então se lembra desta técnica de coloração que foi amplamente empregadas nas décadas passadas: usar uma “touca furada” para separar e levantar o cabelo, que mais tarde se traduziu em volumoso destaque e tendências de ponta fosca dos anos 90 e início de 2000, as famosas mechas na touca.

Bem, uma coisa interessante é que parece que as famosas toucas estão de volta e os coloristas brasileiros estão usando-as para criar transformações super loiras, perfeitamente mescladas e cheias de brilho! E mais: agora esses vídeos de colorismo estão se tornando totalmente virais no Instagram.

Quer entender como funciona o processo de mechas na touca? Acompanhe este artigo para mais!

Mechas na touca: tendência da atualidade

Como falamos acima, alguns profissionais têm viralizado nas redes sociais com vídeos impressionantes e satisfatórios de mechas na touca. Para descobrir tudo o que há para saber sobre essa abordagem reinventada para mechas, criamos este artigo com alguns pontos importante sobre a técnica.

Veja a seguir:

Quais clientes são ideais para realizar mechas na touca?

  • Clientes que desejam muito brilho e mistura da raiz às pontas
  • Cabelo naturalmente escuro e densidades de cabelo mais grossas e grossas
  • Correções de cores que exigem mesclagem uniforme
  • Transformações de cores escuras para claras com cobertura semi-global

mulher-no-salao-usando-celular

Dica profissional: antes de iniciar qualquer procedimento químico, sempre realize o teste de mechas em alguns fios de cabelo. Nesse momento, é possível ter uma ideia melhor de como é esse cabelo e depois definir a melhor técnica para esse tipo de cabelo.

Não existe um padrão específico, importante lembrar. Sempre decidida qual técnica usar após o teste de mechas para não haver dúvidas!

Como funciona?

mulher-cortando-cabelo

Como preparar: Comece sempre com o cabelo limpo, sem resíduos do produto. De preferência, com o cabelo limpo, prepare um tratamento intenso para normalizar os níveis de pH antes de criar um louro dramático.

A touca já vem com os orifícios padrão e espaço entre eles para marcar e criar. Alguns coloristas estão personalizando essas toucas, como cortar algumas seções inteiramente para resultados diferentes!

Embora já venha com marcas de fábrica, personalize o padrão de acordo com as necessidades do seu cliente e desenhe diretamente na touca conforme o efeito que deseja criar. Por quê?

  • Para delinear um mapa visual para os efeitos desejados
  • Para personalizar e melhorar os serviços de cores
  • Para criar uma experiência visual para os clientes

Iluminando e tonificando: Em seguida, puxe mechas micro, médias ou padrão (dependendo da técnica específica) através do orifício – isso vai separar o cabelo que você vai levantar e tonificar e ajudar a prevenir o sangramento da cor na base.

Depois de levantar, tonificar, lavar e aplicar quaisquer tratamentos, puxe a tampa na frente de um espelho para mostrar aos clientes a transformação.

Como retocar o cabelo loiro usando a técnica de mechas na touca?

Usando o desenho da touca (imitando o padrão do processo anterior), repita, mas aplique apenas na mecha tingida. Independentemente de clientes novatos e habituais, comece sempre a consulta com um teste de mecha para analisar o estado do cabelo naquele momento específico.

Embora os retoques variem de cliente para cliente, recomenda-se um período de espera de 4 a 6 meses entre cada serviço.

Leia Mais: Como se tornar um cabeleireiro de sucesso e superar a crise?

Como obter seus melhores resultados?

mulher-fazendo-chapinha

bc-pro-reconstrutor

Apesar de a touca de realce ser o método mais fácil de aplicar mechas no cabelo, ainda existem maneiras pelas quais o processo pode ser mal executado. A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o máximo do uso da touca de realce:

  • O método de realce da touca funciona melhor com cabelos de comprimento curto a médio que são cortados em camadas. Cabelo mais comprido pode ficar mais facilmente emaranhado e com nós ao tentar puxá-lo em mechas finas através de uma touca de mechas.
  • Penteie ou escove bem o cabelo antes de aplicar a touca. Isso ajudará a evitar que os emaranhados bloqueiem o cabelo que está sendo puxado pela touca.
  • Se o cabelo tiver textura áspera ou sujeito a emaranhados e protuberâncias, use um spray leve para desembaraçar ou um óleo de brilho para lubrificar o cabelo antes de aplicar a touca no couro cabeludo.
  • Use a menor ferramenta necessária para reunir a quantidade de cabelo que deseja destacar e puxe-o através da touca. É importante manter os orifícios da touca o mais pequenos possível para que formem um colar seguro na base das mechas de cabelo que estão furando o plástico da touca. Isso evita que a cor aplicada posteriormente escorra pelos orifícios e se espalhe pelo resto do cabelo.
  • Use com cuidado os padrões da touca para manter as mechas de cabelo uniformemente espaçadas. Deixar de fazer isso pode resultar em uma aplicação de cor irregular ou uma aparência manchada no estilo acabado.

O maior benefício de usar uma touca de realce é que ela ajuda a reduzir os riscos de erro ao realçar o cabelo.

Depois de puxar o cabelo que deseja destacar através da touca, o resto do processo é simples. Aplique a tinta de acordo com as instruções da embalagem, apenas tome cuidado para não pressionar a tinta ao redor dos orifícios da tampa.

Depois de processada, a cor pode ser enxaguada e, em seguida, lavada com xampu em uma lavagem preliminar e a tampa removida para uma segunda lavagem e aplicação de condicionador.

Retomando o processo de mechas na touca

mulher-penteando-cabelo

Para finalizar, vamos retomar alguns pontos que tratamos neste artigo!

Destacar o cabelo com mechas é provavelmente o método de coloração mais comumente usado para adicionar algum interesse visual e realçar a aparência do cabelo sem alterar completamente a cor dele. Isso pode ser um destaque tradicional.

É aí que uma cor que é um ou dois tons mais clara do que a cor de base natural é aplicada para adicionar brilho à aparência geral do cabelo.

Pode ser com pouca luz, onde uma cor que é um ou dois tons mais escura é aplicada para adicionar profundidade à cor do cabelo. Finalmente, essa técnica pode até envolver acentuar o cabelo com uma cor completamente diferente.

Qualquer que seja o objetivo desejado, os métodos de aplicação de realce variam dos mais básicos aos mais avançados.

Leia Mais: Saiba como aplicar a técnica de esfumado de raiz

O “método da touca” refere-se ao uso de uma touca de plástico que se ajusta confortavelmente sobre a cabeça. Mechas finas de cabelo são então puxadas através da touca usando pontos marcados. O número de “orifícios” usados ​​determina a quantidade de realce que ocorre.

O cabelo é puxado através da touca com uma ferramenta longa e fina com uma pequena extremidade em forma de gancho. A ferramenta se assemelha a uma agulha de crochê fina e, na verdade, uma agulha de crochê pode ser usada em muitos casos.

As agulhas vêm em vários tamanhos, permitindo um controle mais preciso da quantidade de cabelo que é recolhido e puxado pela tampa.

As toucas são geralmente marcadas com padrões para ajudar os profissionais a espaçar o realce uniformemente sobre o couro cabeludo. Isso ajuda a evitar resultados desequilibrados na aparência final!

Esses padrões podem ser codificados por cores e uma tampa pode ter uma variedade de orifícios, dependendo do tipo de efeito de realce desejado.

O sucesso do destaque tradicional das mechas na touca levou a ajustes no design da ferramenta para permitir a criação de diferentes efeitos. A variante mais facilmente encontrada da touca de realce é chamada de touca “listrada”, que permite a aplicação de mechas de cor maiores e mais fortes no cabelo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil! Aproveite para acompanhar mais em nosso Blog!!

bc-pro-reconstrutor