Cabelo loiro após matização
Powered by Rock Convert

Existem muitas dúvidas a respeito de como matizar o cabelo, seja com mechas, luzes ou loiro por completo. Quem nunca teve clientes que voltaram ao salão com o cabelo amarelado ou com o cabelo perdendo o brilho e ficando sem vitalidade, não é mesmo? Por isso, aprenda a seguir 5 dicas para não errar mais na hora da matização.

Caso a matização dos fios não seja feita da maneira correta, é possível que o loiro fique chumbado, portanto sobrecarregado de pigmento. Por este motivo, antes de pensar em matização, é importante saber como matizar o cabelo.

Você tem dúvidas de como matizar o cabelo? Acompanhe as dicas a seguir e não cometa mais erros comuns no momento da matização.

Antes de tudo, o que é matização de fios?

A matização antes de mais nada é o processo de correção de cor de cabelos naturais, coloridos, descoloridos ou com mechas. Ela é necessária porque esses fios têm uma tendência maior à oxidação (envelhecimento das células da fibra capilar) em decorrência de fatores como poluição, cloro, presença dos raios solares, dentre outros.

Com a matização, os cabelos ficam hidratados, ganham mais brilho, intensificando assim a cor. Além disso, o procedimento ajuda os fios a não ficarem desbotados ou com manchas distribuídas ao longo das mechas.

Para responder a esta questão e corrigir o tom amarelado em cabelos loiros, platinados e grisalhos, de antemão é importante esclarecer que tais tipos de fio são, naturalmente, mais suscetíveis à oxidação.

Em outras palavras, esse processo de “queima de oxigênio” do cabelo, especialmente devido a fatores externos, trata-se do envelhecimento precoce das células da fibra capilar. O resultado da oxidação consiste no ressecamento capilar, no desbotamento da cor e no aparecimento de manchas em tom amarelado e/ou alaranjado.

Para reverter esse quadro, a matização é o melhor e mais indicado tratamento. Realizado por meio de um tonalizante ou usando produtos com efeito matizador. Esse procedimento é perfeito para interromper a oxidação dos fios. Corrigir a cor (eliminando as manchas amareladas e alaranjadas), preservar a coloração, prolongar sua durabilidade, além de realçar a tonalidade e a luminosidade dos fios.

Clientes escolhendo cor de cabelo no salão.
Siga as 5 dicas para não errar mais na hora da matização.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

5 dicas para não errar mais na hora da matização

É comum ter dificuldades na hora de matizar os cabelos, por conta das possibilidades de oxidação que podem ocorrer nos cabelos. Contudo é absolutamente importante que se faça uma matização sempre que termina-se um serviço de descoloração, porque a matização não só te traz a cor do cabelo. Como ela também te ajuda na proteção desse cabelo. 

Veja abaixo as 5 dicas para não errar mais na hora da matização:

1.  remova bastante o produto descolorante do cabelo de preferência com o shampoo, isso vai garantir que você não tenha um resultado de mancha nesse cabelo. O que muitas vezes pode acontecer por falta de uma boa higienização. Uma vez que o cabelo está limpo é preciso que você tire bem o excesso de umidade com uma toalha. Assim você aumenta o contato desse produto com o cabelo da cliente.

2. Aplique o produto de preferência mecha a mecha, dando uma certa distância da raiz e sem sobrecarregar. Para que o cabelo que está perto do couro cabeludo não sofra nenhum tipo de processo de clareamento, de oxidação, porque a raiz sempre tende a ficar um pouquinho mais clara.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert
Banner Mechas ExpertPowered by Rock Convert

3. O tempo de pausa é a parte mais importante do processo, porque não se pode acreditar apenas no olhar, isso faz com que a cor dure bem menos para cliente. Por isso o ideal é deixar entre 10 ou até 20 minutos que geralmente é o tempo de pausa do produto para conseguir mais durabilidade e fidelização da cor.

4. Para corrigir um cabelo amarelado coloque de preferência um tonalizante que tenha a cor violeta isso vai te ajudar a neutralizar o fundo de clareamento do cabelo. Neste sentido pode ser o que você encontre na sua marca com o nome roxo, violeta ou irisado, que são os três nomes comuns para a mesma cor.

5. Para corrigir um cabelo alaranjado a cor que neutraliza é o azul, por isso de acordo com sua tabela de coloração você vai buscar por uma cor mais próxima da altura do fundo de clareamento que você está vendo. Se estiver vendo um alaranjado muito diluído pela cor amarela você pode pegar uma coloração que tenha azul na altura do 7 e assim você vai conseguir uma neutralização perfeita dessa cor.

Mulher com cabelo platinado após matização
Aplicando as 5 dicas para não errar mais na hora da matização você terá resultados incríveis como este.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Qual o melhor produto para matizar o cabelo?

Existem alguns tipos de produtos para realizarmos a matização em um cabelo, entre eles temos tonalizantes e coloração. 

Os tonalizantes podem ser de dois tipos: o corretor de cores e o banho de brilho. Todavia os corretores servem, como o nome diz, para corrigir e realçar a cor dos seus cabelos. Eles podem ser misturados com a tintura permanente e água oxigenada para anular alguma tonalidade indesejada nos fios (loiros amarelados, castanhos esverdeados, etc) ou para dar uma força extra na fixação dos pigmentos.

Já o banho de brilho é mais indicado para quem passou por descoloração e quer fixar a cor por mais tempo.Ou seja, ambos podem acentuar a cor dos fios, corrigir tonalidades indesejadas e dar mais brilho e saúde. 

A princípio a coloração costuma ser durável geralmente possui amônia e/ou fórmulas que modificam a estrutura dos fios, mexendo de maneira profunda na massa melanínica (que dá cor aos cabelos). Ou seja, a coloração é indicada para mudar a cor dos fios de maneira definitiva. Como abre bastante as cutículas dos fios, é necessário um bom cuidado com tratamentos à base de óleos e proteínas que ajudem a selar as escamas e acidificar as fibras capilares para trazer de volta o pH natural.

Neste vídeo a Luciana Salles especialista em colorimetria vai explicar um pouco melhor sobre qual produto escolher na hora da matização e por qual motivo:

Gostou das dicas?

Agora que você já sabe as 5 dicas de como matizar o cabelo para não errar mais na hora da matização conseguirá não cometer mais essas falhas. Vai economizar em produtos, pois suas clientes não irão perder a vitalidade da cor e brilho do cabelo tão rapidamente, vão ficar bem mais satisfeitas. Você pode aprender todas as técnicas mais buscadas, ter mais dicas, tudo ainda essa semana e ter certificado. É possível dividir de 10 vezes o valor e o primeiro cabelo que fizer já paga o curso todo.

Pode ter essas técnicas exclusivas por menos de 3 reais por dia. Invista em você, se torne um especialista em colorimetria obtendo mais lucro, não crie apenas técnicas e cores, crie arte. Clique aqui!