Imagem de mulher com Widget ao lado

Não apenas fazer trabalhos bonitos, a divulgação deles também é muito importante. A estratégia de marketing para salão de beleza impacta diretamente na popularidade e engajamento do salão e dos profissionais.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Saber explorar estratégias de marketing para profissionais da beleza ajuda a alavancar o negócio. O marketing do seu salão, ajudará a reter clientes, vender mais, ganhar e conquistar clientes. Por isso, separamos dicas testadas e aprovadas por profissionais da beleza para que você possa aplicar. Confira!

 

Plano de marketing para salão de beleza: como divulgar o seu

O plano de marketing para salão de beleza é imprescindível. Fazer um planejamento prévio ajuda a encaixar as ações de marketing do seu salão ao orçamento mensal.

A gestão do seu salão de beleza deve ter como um dos objetivos realizar uma boa divulgação. As redes sociais são uma excelente forma de utilizar o marketing digital a favor do seu salão de beleza. Estratégias de divulgação orgânica, sem investimento, são possíveis e muito eficazes.

Não apenas publicidade paga, a internet dispões de diversos recursos gratuitos de mídia e divulgação que podem entrar no seu plano de marketing. O marketing orgânico pode ser feito por meio do Instagram, facebook e outras redes sociais. Mas para aparecer nas pesquisas do Google é necessário investir em estratégias de SEO.

 

SEO para o plano de marketing do salão de beleza

O marketing no salão de beleza pode ser feito de diversas formas, e as estratégias de SEO é uma delas. As buscas no Google são importantíssimas para todos os estabelecimentos, afinal, quem não quer aparecer na primeira posição. Para conseguir rankear é necessário investir em SEO, não tem jeito. O site do seu salão só vai ser notado pelo Google quando você otimizá-lo.

O marketing de beleza é muito importante, pois homens e mulheres não vivem mais sem um salão. Por mais que a internet esteja recheada de tutoriais ensinando como fazer em casa, os clientes não rejeitam o bom profissional. Então, invista em uma consultoria em SEO e permita que as pessoas encontrem o seu salão na internet.

Estratégia de marketing para salão de beleza: 10 dicas de profissional

Não apenas SEO, existem muitas outras ideias inovadoras para salão de beleza. Sendo dono de salão ou profissional da beleza, você precisa investir na sua marca. Nesse ramo de negócio, o salão ganha fama e renome, mas os profissionais também conseguem destaque. Com isso, é possível investir em estratégias de marketing que alavanquem mais de uma “marca” ao mesmo tempo.

Levantar o seu salão e o seu nome como profissional é algo que acontece naturalmente. Não apenas o dono, mas todos os colaboradores do salão devem ser vistos com destaque. Para isso, você precisa montar uma boa equipe de profissionais, e investir em uma boa estratégia de divulgação para o marketing do seu salão. Por isso, separamos algumas dicas para você:

Imagem de uma mulher com edição e efeitos visuais

Dica 1: WhatsApp marketing para salão de beleza

WhatsApp marketing também pode ser usado no seu salão de beleza. Você pode usar essa ferramenta a favor do marketing do seu salão, para reter clientes, vender mais, ganhar e conquistar clientes. Veja como usar:

  • Automatize respostas: o aplicativo permite que você estabeleça algumas respostas automáticas para enviar para os clientes;
  • Não faça spam: não mande mensagem para quem não quer responder, então faça uma lista e pergunte se realmente a cliente quer fazer parte da lista de transmissão;
  • Crie listas e grupos: você pode criar grupos e listas de transmissão para as clientes avisando sobre promoções, horários disponíveis, lançamentos e vagas na agenda;
  • Crie lista de espera ou de desistência: avise as clientes de forma mais rápida;
  • Marque horário: é importante até mesmo para ter registro da conversa;
  • Tenha um telefone exclusivo para o salão: para evitar receber mensagem fora do trabalho.

 

Dica 2: Preço e orçamento pelo WhatsApp ajuda no marketing do salão

Em meio a concorrência é importante oferecer o preço para o cliente antes mesmo de ver o cabelo. Fazer uma precificação, tendo uma boa margem, é importantíssimo para que você consiga passar o valor do serviço. Pedir uma foto do cabelo ajuda a precificar mesmo sem vê-lo pessoalmente.

 

Dica 3: Precificação dos trabalhos para promoção do salão de beleza

O cliente quer sair de casa sabendo que vai gastar pelo serviço exatamente o que planejou. Por isso, evite promoções com o famoso “a partir de”. O ideal são promoções com preço fixo, como por exemplo: “mechas para cabelos de qualquer tamanho R$300,00”. Esse tipo de promoção vai atrair muitos clientes. Mas, estabeleça uma margem de lucro exata antes de fazê-la.

 

Dica 4: Invista em marketing digital para salão de beleza

Seja por meio de uma foto ou de um texto para salão de beleza divulgado em seu blog, o Marketing digital para salão de beleza é necessário e deve ser praticado. Para isso, você deve:

    • Investir no facebook: essa rede social ainda é uma porta importante para o profissional da beleza. Trabalhar na divulgação orgânica da sua página no facebook, ou com a publicidade com o Facebook ads, é um dos modos mais eficientes de anunciar na internet;
    • Investir no Instagram: assim como o facebook, o Instagram também permite o alcance orgânico e o pago (Instagram ads). Essa plataforma tem diversos mecanismos positivos para o seu salão. Então, utilize-a a seu favor. Publique boas fotos, crie uma relação com os clientes pelo stories e faça promoções;
    • Invista em seu site: para que o seu site decole é necessário investir em um blog. Faça postagens regulares e utilize técnicas de SEO para alcançar boas posições nos rankings;
    • Faça vídeos no YouTube: outro meio de divulgar o seu trabalho no meio digital é o YouTube. Diversos profissionais fazem vídeos mostrando técnicas, isso ajuda a aproximá-lo dos clientes.

 

Dica 5: Crie conteúdo de qualidade para o marketing do salão de beleza

Para divulgar o seu trabalho na internet é necessário fazer um marketing para o seu salão de beleza com qualidade. O conteúdo de qualidade envolve:

  • Boas fotos e vídeos: a porta de entrada do seu salão é a qualidade do seu trabalho. As pessoas precisam “ver para crer”. Uma forma de mostrar o quanto você é um bom profissional é por meio de fotos e vídeos de divulgação nas redes sociais. Por isso, priorize a qualidade dessas imagens;
  • Bons textos: uma foto boa com um texto nada chamativo não vai te ajudar. Sempre faça textos bem atrativos em suas publicações. Em seu blog, invista em uma boa escrita e o uso da palavra-chave correta;
  • Site atrativo: o seu site precisa ter um bom design, invista em boa fotos para o site.

 

Dica 6: Saiba o que postar nas redes sociais do seu salão

O marketing digital para salão de beleza só funciona se você fizer a postagem correta. Saber o que postar nas redes sociais é muito importante. Por isso você precisa fazer:

  • Publicações de boas fotos e vídeos dos seus trabalhos;
  • Stories no seu salão com as suas clientes;
  • Postagem de eventuais promoções do seu salão;
  • Enquetes nas redes sociais;
  • Criar uma relação de troca com os clientes por meio das redes sociais.

 

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Dica 7: Aprenda quando e como postar conteúdos de marketing para salão de beleza

Saber quando e como portar é outro passo importante para o marketing do seu salão. Para isso, você deve providenciar um cronograma de postagens. Faça publicações regulares, pois se você quer engajar a sua rede social, vai precisar alimentá-la com frequência.

 

Dica 8: Saiba como divulgar o seu trabalho corretamente e atrair mais clientes

Para atrair mais clientes para o seu salão de beleza você precisa bombar no marketing orgânico e no marketing pago. A junção de ambos e o investimento de tempo e dinheiro corretos podem levar o seu salão para o topo. Por isso, invista na divulgação do seu salão e faça um marketing consciente e eficiente.

Dica 9: Como tirar uma boa foto para divulgar o trabalho

Dominar as técnicas de fotografia com o celular é essencial para o profissional. Pois todo profissional precisa registrar os seus trabalhos, e dominando a tecnologia do aparelho acabam conseguindo fotos melhores.

Dicas de fotografia:

  1. Bata a foto com foco do celular: uma foto sem foco;
  2. Tire muitas fotos e depois edite: quem tem 50 fotos tem 50 chances de ter uma foto boa;
  3. Mantenha a lente do seu celular limpa: evite fotos manchadas e fora de foco.

Dica 10: Realize divulgações locais e Invista em eventos para salão de beleza

Ideias para salão de beleza pequeno, médio e grande, as promoções e eventos para salão de beleza podem ser usados para atrair público para negócios de todos os tamanhos. Você pode fazer diversos tipos, veja algumas ideias:

  • Promoções de procedimentos: fazer promoções de procedimentos específicos por tempo determinado;
  • Sorteios pela internet: sortear pessoas para realizar uma mudança total ou algum procedimento específico no salão;
  • Evento de aniversário do salão: com sorteios, coquetel e brinde;
  • Promoção para divulgação de nova técnica ou produto: é uma excelente forma de fazer parcerias e divulgar os novos procedimentos do salão.

 

BeautyClass: Cursos de Marketing e Gestão de Salão

Quer continuar aprendendo sobre Marketing para Salão de Beleza? Temos o curso ideal para você e o melhor, você não precisa sair de casa para fazê-lo. Veja tudo pela plataforma da BeautyClass Flix!

A BeautyClass é uma plataforma de cursos de beleza online. Ela oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar. Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver.

Conhecido como a Netflix do profissional da beleza, o programa da BeautyClass tem mais de 50 cursos nas categorias:

  • Barbearia;
  • Coloração;
  • Correção de Cor;
  • Corte;
  • Finalização/Baby Liss;
  • Gestão de Carreira;
  • Marketing e Gestão de Salão;
  • Maquiagem;
  • Mechas e Penteados.

São mais de 145 aulas e todo mês entra uma nova aula. Aprenda novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança. Se torne uma referência e conquiste muito mais clientes, a um preço acessível e sem sair de casa ou do salão.

 

Bônus para assinantes BeautyClass Flix

Você ainda ganha:

  • Bônus Acelerador: Programa Acelerador de Resultados com John Miyata (um programa que ensina os profissionais de beleza o que devem fazer para acelerarem as suas carreiras na prática e em pouco tempo. São 6 Aulas no total, que os compradores do BeautyClass Flix terão acesso). 
  • Bônus Segurança: 7 dias de garantia, Aplicativo disponível na Apple Store e Google Play e um Suporte Exclusivo por WhatsApp e E-mail.
  • Bônus Economia: Mais de 50 cursos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 1% do valor que você gastaria se fosse fazê-los individualmente. Poder baixar TODAS as aulas que quiser para ver no celular ou tablet sem gastar internet móvel.
  • Bônus Escassez: Comprando agora, você terá acesso a uma técnica de mechas exclusiva do Curso International Blonde do Romeu Felipe e a uma técnica de mechas exclusiva do Curso do Bruno Lotufo – eleito o melhor colorista do Brasil pela Revista Cabelos & Cia. Somente essas técnicas, separadas, seriam mais de 600 reais.

 

Assista a uma parte do conteúdo do curso Marketing para salão de beleza

Gostou? Além desse curso na plataforma você encontra aulas de marketing digital Básico para salão de beleza, Marketing Digital Avançado para salão de beleza e Redes Sociais para salão de beleza.

Não perca tempo e nem jogue dinheiro fora, invista na BeautyClass e acelere a sua carreira em pouco tempo, investindo pouco para isso!

Como acessar o BeautyClass Flix? Baixe o aplicativo da BeautyClass, aqui, ou acesse a plataforma web, clique aqui!