Mulher lendo um livro
Powered by Rock Convert

O grande e lucrativo mercado da beleza exige conhecimento e profissionalização.  O hábito da leitura deve estar presente na vida de todo profissional, independente da área. Engana-se quem pensa que os profissionais de beleza não precisam da leitura para fazer grandes trabalhos. Para se tornar um profissional de beleza não basta ter habilidades, é preciso se manter atualizado

Donos de salão, cabeleireiros, manicures e maquiadores, existem leituras obrigatórias para cada profissional. Então, se você está inserido em uma dessas áreas de atuação, continue lendo, aqui você vai encontrar as melhores dicas de leitura.

5 livros de administração para donos de salão de beleza

cliente sendo atendida na recepção do salão de beleza

Os donos de salão de beleza, por muitas vezes, iniciam a sua carreira como profissional de beleza, atuando nas cadeiras de diversos salões. Por muitas vezes não tem familiaridade com a gestão organizacional, marketing e gestão do trabalho. Para profissionais que desejam administrar salões de sucesso, a leitura destes livros é obrigatória.

1- Estratégias de negócios para salões de beleza e spas

Autora: Janet M. D’Angelo

O livro é um grande tutorial de fácil leitura. A autora traz nessa obra uma série de dicas para proprietários de salões de beleza e spas. Com foco principal no bom atendimento e satisfação dos clientes. 

2- Salão de beleza: organização, marketing e gestão do trabalho

Editora: SENAC

Livro completo, a obra traz informações para quem quer se tornar um profissional da área de beleza ou aprimorar seu trabalho. Ajudando a decidir os melhores caminhos para a carreira. Além de avaliar com cuidado as vantagens de ser autônomo, contratado ou proprietário.

3- 60 ideias de marketing específico para salões de beleza e estética

Autor: Milton Aquino

Livro disponível apenas em formato de e-book ou CD. O autor traz ideias para que gestores de salão de beleza inovem o marketing dos seus negócios. Com informações simples e eficazes, ele ajuda no fortalecimento de marca diante dos variados públicos.

4- Biossegurança em Estabelecimentos de Beleza e Afins

Autora: Janine Maria Pereira Ramos

O livro procura transmitir aos salões, clínicas e spas as condutas e rotinas padronizadas da biossegurança. A autora traz informações sobre como manipular e descartar corretamente os resíduos, prevenindo riscos de contaminação.

5- Beleza, um Bom Negócio – Experiências Bem-sucedidas na Gestão de Salões

Autor: Rudi Werner

A partir de sua trajetória de sucesso, o cabeleireiro e empresário Rudi Werner oferece ao leitor dicas de como organizar seu empreendimento e gerenciar sua carreira. O autor traz informações sobre a importância de ter uma boa formação técnica e atualização constante.

Você sabia que a BeautyClass é a maior plataforma de educação para profissionais de beleza do Brasil? São mais de 50 cursos exclusivos que fazem de você um especialista em beleza. Conheça a nossa plataforma e se mantenha constantemente atualizado.  Clique e conheça.

3 livros que todo cabeleireiro deve ler

profissional da beleza trabalhando

No ramo da beleza os profissionais precisam escolher uma área para investir e aperfeiçoar. Para os cabeleireiros, existem dezenas de obras repletas de conteúdos que ajudam no aperfeiçoamento de técnicas e conhecimento. Aqui, separamos 3 delas.

1- Dicionário de Ingredientes de Produtos para Cuidado com o Cabelo  

Autor: John Halal

Para que o profissional não se confunda mais com nomes técnicos, neste dicionário, o autor mostra como entender a composição dos produtos para cabelos. O livro traz informações sobre Ingredientes, regulamentação e rotulagem.

2- Cabelo – Cuidados Básicos, Técnicas de Corte, Coloração e Embelezamento

Autores: Bruno Donati e Sonia Biondo

Powered by Rock Convert
Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert
Banner Mechas ExpertPowered by Rock Convert

O livro é um manual de embelezamento dos fios. Nele os autores trazem novidades no setor, um capítulo sobre cabelo étnico, além de passo a passo de técnicas de higienização, corte e cor.

3- Beleza Natural – A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras

Autora: Liana Mello

Um dos maiores casos de empreendedorismo do Brasil, o Beleza Natural nasceu da iniciativa de quatro sócios que superaram a pobreza e o preconceito e criaram um verdadeiro império da beleza.  O livro narra a trajetória do império que fatura mais de R$ 250 milhões por ano, conta com 4 mil funcionários e tem 44 unidades no País, além de dezenas de produtos com sua marca. 

3 livros que toda manicure e pedicure deve ler

mulher fazendo as unhas

Novas técnicas, inspirações para decoração de unhas, cuidados básicos, os livros para manicures e pedicures trazem diversas dicas importantes para as profissionais da área. Aqui, separamos 3 obras que toda profissional deve ler.

1- Unhas – Técnicas de Embelezamento e Cuidados Básicos com Mãos e Pés

Editora: SENAC

O livro foi desenvolvido para quem deseja iniciar uma carreira de manicure ou já é profissional e quer se aperfeiçoar. Ele traz entrevistas e conselhos de experts no segmento, além de passo a passo e técnicas de decoração de unhas.

2- Manual da Manicure e Pedicure. Como se tornar uma Profissional

Autora: Leidiane dos Santos Barbosa

Manual para manicure e pedicure, o livro aborda os principais tópicos para iniciantes da profissão e também para quem deseja se aperfeiçoar. A autora fala sobre a profissão, anatomia das Unhas, cuidando, esmaltes. Além de tratar da biossegurança e exigências legais.

3- Manicure de 0 a 100 clientes em pouco tempo: tudo o que você precisa saber para se tornar uma manicure de sucesso

Autora: Ludmila Monteiro. Ilustrador: Gabriel Monteiro.

O e-book é resultado de uma pesquisa de doutorado em sociologia. Ele visa explicar os bastidores de uma das atividades de trabalho mais comuns nas cidades brasileiras: a manicure. 

Pesquisa de campo, feita em dois países, a autora analisa o processo de trabalho e demonstra a beleza e complexidade dessa atividade. Nele ela mostra que a profissão não só produz um resultado estético nas clientes, mas também atende a uma determinada construção social de feminilidade e de trabalho feminino. 

3 livros que todo maquiador deve ler

São diversas as obras disponíveis para maquiadores aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Aqui separamos 3 que todo profissional deve ler.

1- Maquiagem Duda Molinos

Editora: SENAC

Um clássico na estante, o livro explica os itens indispensáveis para uma boa maquiagem. Além de trazer técnicas para correção, antes e depois e um resumo da história da maquiagem em décadas passadas.

2- Eu amo maquiagem

Autor: Marcos Costa

Grande maquiador brasileiro, em seu primeiro livro, Marcos Costa ensina técnicas básicas de maquiagem de um jeito prático e didático. 

3- Max Factor – O homem que mudou as faces do mundo

Autor: Fred E. Basten

O livro conta a trajetória de Fred E. Basten, que além de cuidar do visual de divas, também foi o responsável por inventar uma série de produtos. São creditadas a ele a invenção da máscara de cílios, da sombra e da base, entre outros.

Para o profissional de beleza que deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos e investir em profissionalização, a leitura é obrigatória. Então, invista nos livros indicados e desfrute das dicas e instruções desses grandes autores.

Uma última dica: não pare de estudar e aperfeiçoar as suas técnicas, pois isso irá ajudá-lo a escolher a melhor direção para a sua carreira. 

Espero que tenha gostado das indicações. Tem alguma obra que você gosta e não está na lista? Deixe aqui nos comentários uma indicação de livro e leia nossos outros conteúdos no Blog BeautyClass.