Hair contour
Powered by Rock Convert

O público feminino adora iluminar os fios para dar aquela repaginada no visual e uma turbinada na auto estima, não é mesmo? Existem diversas técnicas de mechas que prometem alcançar o resultado desejado das clientes e dentre elas está o hair contour.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

A técnica é muito famosa e bastante procurada nos salões de beleza pois, comparada às técnicas de luzes, é a que mais valoriza a beleza natural da cliente, criando pontos estratégicos de iluminação ao longo de todo o cabelo.

Quer saber mais sobre o hair contour e aprender a fazer passo a passo? Então continue lendo o post!

View this post on Instagram

Doce de leite+Capuccino 🔥 By @romeufelipe

A post shared by BeautyClass® (@beautyclass.tv) on

Hair contour: valorização do formato do rosto

Essa técnica visa evidenciar pontos fortes do rosto das mulheres. E não existe um padrão específico para executar o procedimento: devem ser analisadas a cor da pele, o formato do rosto, o corte desejado, a textura e cor de fundo naturais do cabelo para que o resultado comunique com o estilo de cada pessoa.

O método usa muito o visagismo, que é um conjunto de técnicas que visam harmonizar as características e beleza natural de um rosto, por meio de cortes, penteado, luzes e maquiagem.

Assim, o hair contour permite escolher a cor de cada mecha, sua espessura e localização de acordo com o formato do rosto e características pessoais de cada cliente, criando uma personalização não presente em outras técnicas, como por exemplo, as luzes.

A procedimento, inspirado no contorno da maquiagem, provém também das californianas, que funcionavam como um holofote para o rosto, iluminando-o de baixo para cima. A ideia do contorno é representar uma evolução dessa técnica, possibilitando não apenas uma iluminação pontual, mas também no topo da cabeça, franja e etc.

View this post on Instagram

By @romeufelipe . Creme+Vanila 😍

A post shared by BeautyClass® (@beautyclass.tv) on

View this post on Instagram

By @romeufelipe . Balayage Bronze Dourado✨

A post shared by BeautyClass® (@beautyclass.tv) on

Técnica inspirada no contorno da maquiagem

O hair contour é inspirado na técnica de contorno que as mulheres fazem no rosto durante a maquiagem.

O método consiste em devolver as sombras para o rosto que se perderam com o uso da base, corretivo e pó, a fim de deixar a maquiagem com um aspecto mais natural, além de disfarçar imperfeições para realçar pontos fortes.

Da mesma forma, o contorno dos cabelos busca agregar pontos de luminosidade estratégicos para o rosto específico de cada cliente, a fim de destacar a sua beleza natural.

 

Corte e coloração para iluminação de pontos estratégicos

O hair contour utiliza fundamentos do visagismo para obter o resultado ideal para cada tipo de rosto, estilo, a personalidade da pessoa e o seu dia a dia.

Para definir qual a melhor técnica a ser feita, o profissional de beleza precisa entender a rotina da cliente, suas preferências e referências estéticas, as proporções que ela possui, seu tom de pele e também a ideia que ela deseja transmitir com o seu visual.

Antes de dar início ao processo, são estudados o queixo, a cor dos olhos, o tamanho da testa, a cor natural do cabelo e pele, dentre outros detalhes importantes.

Feito isso, o profissional irá definir os pontos de iluminação, o tom das mechas, a espessura e quantidade que serão feitas para cada cliente única. Assim, pontos importantes poderão ser realçados para que outros fiquem um pouco mais discretos.

Hair contour: como fazer?

Cada cliente possui as suas especificidades, não é mesmo? Da mesma forma, o hair contour também deve ser único para cada uma delas.

Não existe uma regra geral para reproduzir o método. Mas sim alguns princípios que você pode aplicar para cada tipo de cliente: loiras, morenas, com o cabelo longo ou com o cabelo curto.

Nós vamos falar mais sobre cada tipo de cabelo mais adiante, então continue lendo o post para aprender a fazer o hair contour passo a passo!

Cuidados com a espessura da mecha e o tom do cabelo

É preciso ter bastante cuidado com a espessura da mecha. Afinal, um dos objetivos da técnica é a naturalidade. Logo, para atingir este propósito, o estilo e personalidade da sua cliente devem ser levadas em conta.

O tom do cabelo também deve ser observado antes de realizar o procedimento. Loiras e morenas possuem fundos de coloração diferentes e, por isso, a cor das mechas também devem ser diferentes para ambas.

As loiras possuem menos pigmentos na fibra capilar, logo, têm uma abertura de cor mais rápida. Assim, tonalidades bem clarinhas e até platinadas ornam super bem com esse cabelo. Você deve ficar atento também ao tempo que o descolorante agirá nos fios para que o resultado seja igual ao desejado.

As morenas, por sua vez, têm uma quantidade maior de pigmentos escuros nos fios, portanto, a abertura de cor leva um pouco mais de tempo, além de passar primeiro por tons alaranjados. Dessa forma, você precisa ter cuidado com o tempo de ação do descolorante para que o cabelo não sofra danos e a cor seja a esperada.

Além disso, você deve ficar atento também à cor da pele de cada cliente. Se o fundo da cor de sua pele for frio, opte por mechas de tons também frios. Da mesma forma, se ela possuir um fundo de cor quente, aposte em mechas de tons quentes para não ter erro!

Hair contour para morenas

Uma das maiores vantagens desse método é que se trata de uma técnica bastante democrática, podendo ser aplicada nas mais diversas mulheres.

Dessa forma, quem possui os cabelos pretos ou castanhos e deseja dar aquela iluminada, sem fazer uma mudança radical, pode investir sem medo! O resultado final, além de ser pensado exclusivamente para atender ao estilo e necessidades de cada cliente, é discreto e bastante natural.

Para as morenas, os tons mais indicados são os amadeirados, dourados, caramelo e mel. Essas cores combinam bastante com o tom natural dos fios e clareiam, sem fazer um contraste muito forte.

Hair contour para loiras

A técnica usa fundamentos da luz e sombra para dar profundidade e luminosidade onde é necessário. Nos cabelos loiros, as mechas podem começar alguns dedos abaixo da raiz, dependendo do formato do rosto e do efeito desejado.

Para cabelos loiros muito claros, a cor das mechas pode ser mais suave. A raiz também pode ser apagada com tonalizante dois tons mais claros que a cor natural, para levar iluminação exatamente ao lugar exato.

Nos cabelos claros, a técnica apresenta mais uma vantagem: o retoque não precisa ser feito com muita frequência, podendo ser a cada três meses ou a cada cinco meses, dependendo do resultado alcançado.

Hair contour para cabelos curtos

Os cabelos curtos também podem aderir à técnica. Para esse estilo, o ideal é que as mechas sejam iniciadas a partir da altura dos olhos, independente do tipo de rosto.

Mechas escuras devem ser utilizadas para diminuir o tamanho e largura do rosto. Enquanto as mechas claras, devem ser aplicadas em pontos estratégicos para evidenciar pontos importantes ou também para ampliar o tamanho do rosto.

A técnica é perfeita para as mulheres que acham que o cabelo ficou muito curto, que deixou o rosto redondo ou alongou demais.

Para rostos redondos

Diminuir o volume das bochechas pode ser um objetivo para que possui o rosto redondo. Possuindo os cabelos curtos ou longos, a técnica pode ser aplicada a fim de garantir mais harmonia para o visual da cliente.

Assim, nesses casos, são feitas mechas mais escuras por toda a raiz do cabelo, que serão clareadas a partir das orelhas até as extremidades dos fios. Dessa forma, a parte inferior do rosto será afinada dando bastante leveza ao rosto.

View this post on Instagram

By @ceciliapinheiro_hair : Loiro Perola 👸

A post shared by BeautyClass® (@beautyclass.tv) on

Para rostos ovais

Para esse tipo de rosto, a dica é apostar em tons mais escuros para a raiz do cabelo que serão clareados sutilmente com pequenos fios de luzes começando um pouco acima das orelhas.

Além disso, outros pontos de luminosidade podem ser adicionados para destacar detalhes importantes do rosto de sua cliente.

BeautyClass: plataforma de cursos de beleza online

Se você quer aprender mais sobre Hair Contour, além de outras técnicas de mechas como Ombré Hair, Morena Iluminada, Colorimetria, dentre muitas outras, você precisa conhecer a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma online de cursos na área de beleza. São mais de 50 cursos disponíveis de mechas, corte, penteado, maquiagem, barbearia, colorimetria, gestão de carreira e muito mais!

Investimento mínimo e máxima evolução

Na BeautyClass, você terá a oportunidade de aprender técnicas incríveis com os melhores profissionais da área de beleza do Brasil a qualquer hora e de qualquer lugar. Por que gastar centenas de reais em um único curso se você tem mais de 150 aulas de 50 cursos diferentes disponíveis numa só plataforma?

Além disso, as aulas disponíveis abordam temas a partir do nível básico até os níveis avançado e expert. Dessa forma, a sua evolução como profissional será máxima e acontecerá com o mínimo de investimento.

Está esperando o que para se tornar um profissional da área da beleza atualizado, versátil e requisitado por muitas clientes? Clique aqui para acessar agora e cadastre-se na BeautyClass!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert
Banner Mechas ExpertPowered by Rock Convert