Lâmpada em um salão de beleza

A gestão de salão de beleza um dos pontos mais importantes para o sucesso do negócio. Fazê-la corretamente é essencial para atrair mais clientes e ganhar mais dinheiro.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Os profissionais da beleza, muitas vezes, não sabem como encarar os obstáculos da administração e gestão do salão de beleza. Por isso, separamos um guia completo com dicas e vídeos exclusivos para ajudá-los. Acompanhe!

Como fazer a administração de salão de beleza?

A administração do salão é um dos pontos mais importantes para o seu sucesso. Saber gerir pessoas, finanças e estoque é primordial. Por isso, é preciso estar sempre atendo as situações que envolvem o salão como um todo.

Trabalhos bem feitos atraem os clientes e geram marketing boca a boca. Mas um salão bem administrado gera economia e organização de processos, o que ajuda a manter os preços equilibrados.

Não apenas aperfeiçoamento de técnicas de beleza, como corte e coloração, como gestor de salão de beleza você precisa buscar aperfeiçoar o seu business. Cuidar do patrimônio é essencial, mas conhecer o business ajudará a dobrar o seu faturamento, ser um profissional melhor e ter mais tempo para a família.

Não apenas triplicar o faturamento, você precisa entender que para o seu negócio dar certo não é preciso se matar 12 ou 15 horas no salão, é necessário montar uma boa equipe e fazer um trabalho bonito, que agrade as clientes e faça com que elas se sintam únicas.

Salão de beleza decorado

O cabeleireiro dono de salão precisa montar uma boa equipe, para que a empresa possa sobreviver com a sua ausência. A estrutura inteira não pode rodar ao seu entorno, pois, caso contrário, o seu negócio não vai dar certo.

Então, se você é dono de salão ou pensa em se tornar um, pense muito bem nisso. Você precisa estruturar o seu negócio muito bem, para que todos os profissionais que fazem parte do negócio tenham o mesmo ideal, busquem a perfeição nos trabalhos e procurem faturar assim como você.

Para ter sucesso e um bom faturamento você precisa se ver como empresa e montar uma equipe qualificada. Não ser mais um salão na cidade, mas ser diferente. O que faz do seu salão único é buscar mudanças constantes, novas técnicas de beleza e estruturação do seu estabelecimento. Administrar todas as suas finanças é importantíssimo, pois você, como profissional da beleza, pode faturar muito. Mas precisa administrar esse dinheiro da maneira certa, para que possa crescer e alavancar a sua carreira.

Dicas para o gerenciamento de salão de beleza

Fazer cabelo toca o coração das pessoas, mas uma boa gestão faz você mudar a sua realidade e a realidade da sua família. Não adianta ter um negócio funcionando que gere grande faturamento, mas que não dê lucro e o retorno financeiro esperado. Faturar 50 mil por mês e ter despesas de 43 mil reais não é o ideal. Para aumentar o seu faturamento mensal é necessário fazer alguns ajustes. Veja algumas dicas:

Área de atendimento de um salão de beleza com vários produtos na estante

Ainda não é dono de salão? Veja o jeito certo de abrir o seu salão de beleza

Essa dica vale para quem é dono de salão de beleza e para quem está pensando em abrir o seu. No salão de beleza, organização, marketing e gestão do trabalho são alguns dos pontos mais importantes.

Antes de decidir abrir o seu salão você precisa trabalhar como funcionário. A experiência na cadeira é importante para o negócio. Ficar fixo em um mesmo salão é importante para criar vínculo com as clientes e aprender e desenvolver como profissional.

Saber fazer bons trabalhos não quer dizer que você saberá administrar e gerenciar bem o seu salão de beleza. Com ou sem investidor, você precisa aprender a gerir. A gestão do salão de beleza é muito importante para deixar o negócio redondo. Buscar sócios cabeleireiros é uma boa saída. Gente boa atrai gente boa, e no salão de beleza isso é muito válido.

Comissão de profissionais da beleza

O comissionamento de profissionais da beleza e auxiliares deve ser feito da maneira certa. Os profissionais devem pagar a cadeira e podem fazer isso de duas formas.

1- Comissão por faturamento

Você precisa colocar em uma planilha do Excel:

  • Custos fixos;
  • Quantidade de cadeiras do salão;

Com isso você vai saber quanto precisa faturar por cadeira. O valor que o profissional fatura, com a dedução da comissão, não deve ser maior do que 50%. Dessa forma você descobre quanto custa à cadeira, facilitando a comissão do profissional e estabelecendo um preço fixo de contrato.

Para os serviços de manicure é a mesma conta. Elas são uma boa âncora para o salão e devem ser mantidas no estabelecimento. Um boa dica, é incentivar as manicures a fazer trabalhos novos, como alongamento de unhas e outras técnicas.

2- Comissão por nota

Outra forma de comissionar é estabelecer um método de avaliação do profissional. Ele pode ser introduzido no salão na saída. Desse modo, quando a cliente estiver saindo do salão você pode fazer uma pesquisa, perguntando a nota, de 1 a 5. Com isso, a comissão se baseia na nota. A partir disso, a recepção passa a indicar o profissional com maior nota. Desse modo, os profissionais do salão passam a buscar se aperfeiçoar mais para receber notas maiores.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Formar bons profissionais para o seu negócio

Para o gerenciamento de salão de beleza é necessário ter uma boa equipe. Buscar bons profissionais é importantíssimo para o crescimento do negócio. O salão também precisa ter um plano de carreira. Gerir o salão de beleza como uma empresa, transformar e vê-lo como negócio é primordial. Desse modo, os seus funcionários podem se transformar em seus sócios. Isso mesmo! Com o tempo, uma boa forma de alavancar o seu negócio é captar sócios que sejam profissionais da beleza. Com isso, você retém os melhores profissionais e alavanca o seu negócio.

Ofereça uma prestação de Serviço de qualidade

A prestação de serviço de qualidade é mais uma das métricas que o gestor de salão deve mensurar. Para que o seu salão cresça é necessário ter os melhores profissionais para ocupar as cadeiras do seu salão. Atender com qualidade é primordial para reter clientes e aumentar o faturamento. Não adianta colocar um ticket médio alto e aplicar técnicas de baixa qualidade. Por isso, exigir aperfeiçoamento e oferecer cursos aos profissionais da equipe é essencial para o sucesso do negócio. Um jeito simples de capacitar os profissionais é através do curso de beleza online.

Realize o controle financeiro e de estoque

O controle financeiro é outro ponto importante na gestão do salão de beleza. A planilha de comissionamento ajudará a manter as finanças do salão equilibradas. E a boa administração de estoque e gestão de pessoas acaba impactando no controle financeiro do salão. Realize o controle por meio do software de gestão salão de beleza, ou utilize planilhas de excel, como a que disponibilizamos para você.

Organização financeira é essencial

A organização financeira é essencial para que o salão tenha uma gestão de sucesso, saber quanto é necessário ganhar para manter o salão de beleza em funcionamento e ainda gerar lucro é fundamental. Afinal de contas a empresa não pode apenas se manter.

Para isso, é preciso definir metas e formas de alcançá-las é preciso ter um fluxo de caixa que é um documento que irá nortear toda a estratégia financeira do empreendimento, e o profissional deve se atentar ao mesmo e segui-lo.

Separar as contas pessoais das contas do salão é extremamente eficaz e necessário, porque os gastos particulares devem ser suprimidos com a remuneração mensal do profissional. Deixe a conta corrente do negócio somente para movimentações referentes a entradas e saídas financeiras do salão.

Compreendemos que existem muitos gastos para manter um salão de beleza, mas é primordial ter uma reserva financeira para controlar o caixa e criar capital de giro para honrar todos os compromissos e até mesmo alguma eventualidade que possa ocorrer.

Mantendo esse controle conseguirá ter mais tranquilidade para investir em inovação e aperfeiçoamento da equipe e evitará gastos com juros e empréstimos.

Faça o fluxo de caixa diariamente, assim conseguirá saber exatamente as entradas e saídas financeiras do caixa do seu salão de beleza compreendendo assim se o mesmo está dando lucro ou prejuízo. Ao realizar constantemente essa ação é muito mais fácil identificar quanto é necessário para bater a meta e até mesmo para tomar decisões estratégicas como adquirir novos produtos, aumentar a equipe ou até mesmo expandir o salão.

Como fazer o Marketing e Divulgação do salão de beleza?

O marketing e divulgação do salão de beleza também precisam ser gerenciados da maneira correta. Para que o seu salão tenha sucesso é preciso divulgá-lo corretamente. Para isso você precisa:

Lavatório de cabelo em um salão de beleza

  • Criar um perfil para o seu salão nas redes sociais;
  • Cuidar e fortalecer a sua imagem nas plataformas digitais;
  • Criar um blog e Manter o site atualizado;
  • Promover disparo de e-mail marketing;
  • Investir em publicidade online;
  • Fazer promoções pelas redes sociais;
  • Fortalecer o seu nome como marca;
  • Proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.

BeautyClass: curso de salão de beleza

Aprenda gestão de salão de beleza online com a BeautyClass. A plataforma disponibiliza curso de salão de beleza em diversas áreas. São mais de 50 cursos e 150 aulas com experts no assunto. A Netflix do profissional da beleza te ajuda a aperfeiçoar técnicas de coloração, penteado, corte, mecha, correção de cor, barbearia e muito mais.

Com os cursos você aprende novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança. Se transforma em uma referência para conquistar muito mais clientes, a um preço acessível e sem sair de casa ou do salão. Além de melhorar como profissional, a BeautyClass te ajuda a alavancar o seu negócio com cursos de marketing e gestão de carreira.

Aprenda gestão de salão de beleza online com John Miyata

No curso da BeautyClass John Miyata usa o seu conhecimento e os mais de vinte anos de experiência para te mostrar as únicas coisas que você precisa se concentrar para alavancar sua carreira e negócio.

Profissional da beleza, não perca tempo! Saiba como você pode dobrar o seu faturamento em até 6 semanas. Acelere sua carreira e mude sua vida!

O curso vai te ensinar a descobrir exatamente o que você precisa fazer e para isso ele conta com um expert. O John Miyata é um dos maiores especialistas em aceleração de carreira do Brasil. Ele já ajudou mais de 10.000 profissionais de beleza. E, em seis aulas online, ele traz os principais pontos que você precisa saber de forma prática e detalhada.

Veja o que esse Programa de Aceleração de Carreira tem para te oferecer:

  • É um programa de aceleração prático dividido em 6 aulas para te ensinar como dobrar o seu faturamento e alavancar sua carreira;
  • Aprenda como ser um profissional da beleza empreendedor, não apenas um fazedor de técnicas.;
  • Te ensina como valorizar o seu trabalho para ganhar mais dinheiro sem precisar se matar de trabalhar por isso;
  • A diferença entre o profissional que pode ser dono de salão e o que deve se concentrar em trabalhar para outra pessoa.

Assista ao vídeo:

Gostou das dicas sobre como gerir um salão de beleza para obter sucesso no sue projeto? Se quiser saber mais informações e se aperfeiçoar não se preocupe vamos te ajudar.

Como acessar o BeautyClass Pro? Você pode baixar o aplicativo da BeautyClass, aqui, ou acessar a plataforma web.

beautyclassPowered by Rock Convert