
O cabelo grisalho tem sua própria personalidade – e geralmente não coopera muito. Sua textura pode ser mais grossa, teimosa e indisciplinada, tornando-a resistente à cor. O motivo está na estrutura do fio, que agora está mais rígida e resistente à penetração da tinta na fibra capilar.
Mas não se preocupe, se sua cliente não quer mais ficar grisalha, não há problema algum. Vou mostrar uma maneira de domar e obter uma linda cor de cabelos grisalhos e brancos que são um pouco mais rebeldes. Vamos lá?
Como colorir os fios brancos?
Ao iniciar o processo de aplicação de cor, primeiro aplique a cor às áreas onde seu cabelo pode ser mais difícil de colorir. Isso geralmente é na linha de frente e na parte natural do cabelo. Lembre-se, você não precisa colorir os cabelos por completo, de cima a baixo. Apenas certifique-se de saturar totalmente o cabelo grisalho que é mais teimoso para obter os melhores resultados. Mas se só esse procedimento simples falhar, teremos outra técnica.
O que é a técnica da mordaçagem?
A mordaçagem é uma técnica que tem a finalidade de abrir a cutícula do fio, preparando-o para a coloração. Não é a mesma coisa da descoloração para o procedimento das luzes ou outras técnicas de clareamento dos fios. Lembre-se que isso será feito em cabelos brancos e grisalhos mais resistentes.
Como é feita a mordaçagem?
Utiliza-se uma oxigenada de baixo volume para o procedimento. Quem tem cabelos brancos, deve fazer a técnica apenas nas áreas mais destacadas e difíceis, onde a tinta não fixa bem, com a ajuda de um algodão. Quem tem fios mais grossos, pode passar em todo o cabelo, porém, deve hidratar depois para evitar o ressecamento.
Como essa técnica age nos fios?
Assim como a tinta normal, que precisa do oxigênio para transformar os pigmentos dos fios, a mordaçagem precisará do elemento na água oxigenada para forçar a abertura das escamas da fibra capilar, que em fios grossos são um pouco mais resistentes. Depois que a solução secar nos fios, o cabelo estará prontinho para receber a coloração, agora que está com as cutículas já abertas. Isso facilitará a penetração da tinta aumentando sua durabilidade.
Pode ser feito em casa?
Aqui no blog sempre conversamos sobre algumas coisas que podem ser feitas em casa para manutenção dos fios e tratamento. Não temos problema em dar dicas às nossas clientes para que façam alguns procedimentos “sem risco” em casa.
No entanto, esse não é um deles. Por vários motivos a mordaçagem não deve ser feita em casa. Vou dar apenas dois:
- não é indicada para todo os tipos de cabelos;
- se não for feita corretamente pode manchar e piorar o problema;
Duas situações que nós queremos muito evitar, não é mesmo?
Por isso, mais uma vez a orientação é que tudo seja feito com um profissional capacitado para tal. Nada de se aventurar sozinha, pois um pequeno deslize pode custar as madeixas e aí, não será um problema os cabelos grisalhos e sim os cabelos danificados, e isso não queremos de jeito nenhum.