Pessoa assistindo Netflix

Filmes e séries, existem diversos meios do profissional de beleza se inspirar. Seja para aprender sobre gestão e negócios, acompanhar o dia-a-dia em um salão de beleza, ou buscar inspiração para novos trabalhos.

A temática “salão de beleza” está presente em variados tipos de filme. Comédia romântica, documentário, diversos longa-metragens trazem esse tema em seu enredo. Filmes e séries podem servir de inspiração ou apenas diversão para os profissionais de beleza. Mas, aqui separamos 17 que todo profissional de beleza deve assistir.

10 filmes com a temática salão de beleza

Divertidos, românticos, dramáticos, educativos e inspiradores, os filmes que contam histórias de salão de beleza tem uma mistura incrível na trama. Aqui não apenas filmes de salões, separamos enredos que trazem o profissional de beleza ou as áreas da beleza como protagonistas.

1- Um Salão do Barulho

O filme mistura comédia com empreendedorismo e é obrigatório para quem está começando a montar o seu próprio negócio, pois permite acompanhar todos os problemas e benefícios de montar a sua própria empresa. Um Salão do Barulho é uma verdadeira aula com um toque de humor. 

A trama conta a história de Gina Norris, interpretada por Queen Latifah, uma ótima cabeleireira em um renomado salão, mas com um péssimo patrão. Cansada de trabalhar para ele, Gina larga tudo para realizar o seu sonho de abrir seu próprio estabelecimento. 

2- Caramelo

O drama mostra o lado humano de trabalhar em um salão e lidar com diferentes pessoas. O filme mostra a vida de cinco mulheres em Beirute, no Líbano, que trabalham no mesmo salão e tentam ajudar umas às outras como podem. Passando por temas desde infidelidade à velhice.

3- Good Hair

Produzido pelo humorista, Chris RocK, que decidiu fazer o documentário após suas filhas perguntarem “Por que não temos cabelos bons?”. O comediante visita vários salões de belezas da comunidade negra dos Estados Unidos para entender qual é o papel do cabelo na construção da identidade das mulheres negras do seu país. 

4- De Cabelos em Pé

Essa comédia mostra os bastidores de uma competição de cabeleireiros em uma pequena cidade no interior da Inglaterra. De Cabelos em Pé conta a história do amor proibido entre Brian e Christina, que são filhos de dois cabeleireiros rivais de longa data. Além do romance, o filme mostra a criação de vários penteados excêntricos e artísticos.

Cena do filme De cabelos em pé

5- Edward Mãos de Tesoura

Clássico moderno, ele relata a história de Edward, um humano com tesouras no lugar das mãos, que é levado para uma nova cidade depois de viver vários anos isolado. No filme, por meio do seu dom com as tesouras, o protagonista consegue criar laços com os moradores da cidade.

6- Hairspray

Apesar de salão de beleza não ser o tema principal desse filme. O musical Hairspray conta a história de Tracy, uma adolescente nos anos 1960 que tenta fazer parte de um programa de concurso de dança. O concurso é patrocinado por um fixador de cabelo e, por isso, o cabelo perfeito é a preocupação de todos os participantes.

7- Instituto de Beleza Vênus

O filme conta a história de madame Nadine. A protagonista gerencia o salão de beleza “Vénus beauté”. Com suas três funcionárias, elas mostram como o relacionamento entre colaboradores vai além do profissional. Instituto de Beleza Vênus é um filme que mostra o lado mais humano dos salões de beleza. 

8- The Salon

Este é um filme que mistura um pouco de vários gêneros: drama, romance e comédia. The Salon conta a história de uma cabeleireira que luta para que negócio tenha sucesso, porém, no meio do caminho, encontra seu príncipe encantado.

 

9- Felicidade por um Fio

Felicidade por um Fio é um filme produzido pela Netflix que conta a história de uma mulher perfeccionista em relação a sua imagem e com problemas na vida amorosa e embarca em uma jornada de autoconhecimento que começa no visual radicalmente novo.

 

10- Zohan – Um Agente Bom de Corte

Cansado de todas as lutas em seu país, um lendário militar israelense chamado Zohan finge sua própria morte e se muda para Nova York, onde pode realizar seu grande sonho: tornar-se um cabeleireiro famoso, Zohan é uma das comédias sobre o universo de beleza mais famosas.

2 séries para inspiração do profissional de beleza

Séries de sucesso que não envolvem os salões de beleza e a vida do profissional propriamente dita, mas trazem inspirações para a área. Essas duas produções têm influenciado profissionais e artistas.

1- Color of Woman

A série coreana, conta a história de Byun e Wang. As duas possuem pretensões diferentes dentro dos objetivos da empresa de cosméticos onde trabalham. A primeira prefere seguir caminhos tradicionais e éticos, enquanto a segunda busca sempre encontrar atalhos. Indicada para profissionais que, assim como as protagonistas, enfrentam a competição nos salões de beleza. A série está disponível no Netflix.

2- Euphoria

A série conta a história de um grupo de estudantes do ensino médio que precisam lidar com diferentes situações típicas da idade como: drogas, sexo, busca pela identidade, traumas, comportamento nas redes sociais e amizade. Apesar do enredo, a série tem servido de inspiração para maquiadores, artistas e pessoas comuns. Pois, as protagonistas da trama usam maquiagens inusitadas e cheias de inovação.

5 filmes que mostram transformações com maquiagem

Produções especiais para maquiadores, esses filmes são inspirações para os profissionais. Transformações inusitadas, mostram a grandiosidade e dificuldade do trabalho do maquiador artístico. 

1- Tootsie

A transformação de Dustin Hoffman em uma mulher foi impressionante. Além de uma maquiagem convencional de mulher, porém completa e carregada, ele teve os traços afinados, os poros estreitados e mãos depiladas. Uma dentadura com dentes maiores e mais finos, enchimentos com curvas e a peruca completavam a transformação, que durava 90 minutos.

2- O Homem Elefante

O filme conta a triste história de Joseph Merrick, que tinha uma deformação complexa no corpo e virou até atração de circo. Para reproduzir algo parecido com a doença, não foi fácil. As próteses foram construídas de forma complexa e para que pudessem ser reutilizadas. 

3- O Poderoso Chefão

Fazer um ator envelhecer sem computação gráfica é complicado, mas Dick Smith adicionou décadas de idade ao ator Marlon Brando. Pintura, um bigode fino desenhado e uma dentadura com prótese de “enchimento” compunham a transformação, incluindo as bochechas “carregadas” do mafioso.

4- Monster — Desejo Assassino

No filme, a atriz Charlize Theron ficou com uma aparência acabada para viver uma mulher assassina e psicótica. Para o papel, ela precisou deixar o cabelo ensebado, depilar as sobrancelhas e usar dentes falsos e lentes de contato para parecer mais feia. A pele “furada” e com um tom descolorido foi feita com camadas e mais camadas de tinta de tatuagem e outros materiais.

5- O Labirinto do Fauno

O filme inteiro é um show de efeitos especiais e maquiagem. Mas, a criatura do título é quem mais se destaca: a transformação exigiu tecnologias criadas especialmente para a película. Parte da fantasia era um animatrônico controlado por computador, mas tudo exigia interpretação do ator. Os chifres pesavam mais de 4 quilos e a roupa de látex não era nada confortável.

As séries e filmes são mecanismos únicos e criativos para inspiração e instrução dos profissionais de beleza. Essas indicações mostram que o profissional de beleza pode aprender mesmo nos momentos de lazer. Gostou da lista? Se você tem outra indicação, deixe aqui nos comentários!