caspa no cabelo

Sua roupa preta está com pontinhos brancos toda hora que sai com ela? Você está sempre olhando para os ombros, pronto para remover flocos brancos embaraçosos? Seu couro cabeludo está constantemente coçando?

Quer saber o que está acontecendo? A resposta poderia ser caspa. Mas, veja bem, também pode ser couro cabeludo seco. Cada um é uma situação diferente. Por isso, neste post, saiba como descobrir a diferença e tratar cada um deles.

Será que é caspa?

Há uma grande diferença entre a caspa e o couro cabeludo seco. Caspa é causada quando seu corpo tem uma resposta inflamatória a uma superabundância de produção de levedura no couro cabeludo.

Pode ser causada por uma condição denominada dermatite seborreica ou por um fungo chamado malassezia. O último fungo vive no couro cabeludo normalmente, mas se você tem muito dele, isso faz com que as células da pele se multipliquem mais rapidamente do que o normal.

A caspa vai grudar no couro cabeludo, seu cabelo e escova mais facilmente do que os flocos brancos associados com o couro cabeludo seco. Os flocos de caspa são maiores e parecem oleosos. A caspa também faz com que o couro cabeludo fique oleoso, vermelho, escamoso e coçando.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Você também pode ter uma condição semelhante à caspa, como eczema ou psoríase. Consulte o seu médico sobre o que você está sofrendo no couro cabeludo.

Será que é só couro cabeludo seco?

Se você descartou todos os itens acima, é muito possível que seu couro cabeludo esteja simplesmente seco. Afinal, o couro cabeludo é a pele e, como a pele em outras partes do corpo, exige que os óleos naturais do seu corpo (conhecidos como sebo) sejam flexíveis e hidratados. Se a produção de sebo diminuir, o couro cabeludo ficará seco, coçando e coçando.

Coisas que podem resultar no couro cabeludo seco:

  • condições externas como clima frio ou seco ou calor interno forçado quente e seco no inverno;
  • desidratação interna com base na dieta ou estilo de vida;
  • acúmulo de produtos no cabelo;
  • chapéus ou perucas que impedem o oxigênio de atingir seu couro cabeludo;
  • estresse;

Como você se livrar da caspa?

Se você determinar que esses flocos indesejados causados ​​pela caspa, não o incomodem mais. A maioria dos especialistas médicos recomenda o uso de um xampu antifúngico contendo ácido salicílico para remover o acúmulo de células mortas da pele ou um xampu contendo piritionato de zinco para matar o fungo que causa a caspa.

Os profissionais recomendam um xampu com ingredientes antibacterianos e calmantes, como piritiona de zinco e folhas de hortelã. Lave o cabelo com frequência para evitar que o óleo se acumule.

Como você se livra do couro cabeludo seco?

Tratar o couro cabeludo seco é muito parecido com o tratamento da pele seca. Ao contrário da caspa, que é um caso de excesso de óleo, o couro cabeludo seco é um caso de pouco óleo sendo produzido por ele.

Algumas das estratégias mais eficazes incluem:

  • use shampoo suave, formulas agressivas com muito sulfato podem remover os óleos naturais do couro cabeludo, então procure por xampus com ingredientes ricos, hidratantes e de origem natural;
  • lave com menos frequência;
  • lubrifique o seu couro cabeludo. Tratamentos ocasionais do couro cabeludo com óleos de tratamento podem restaurar a umidade e aliviar a irritação;
  • beba mais água. Parece simples, mas a maneira mais rápida de hidratar a pele e o couro cabeludo é hidratar o corpo;