Mulher com lápis na boca

Com um dia a dia tão corrido, cheio de trabalho, tarefas domésticas e mais uma infinidade de coisas para resolver, muitas vezes temos a impressão de que não sobra tempo para mais nada, não é mesmo?

É comum, por exemplo, que o(a) dono(a) do salão precise dar conta de toda a parte administrativa e burocrática, ao mesmo tempo em que desenvolve suas atividades como cabeleireiro e/ou maquiador. Assim, acabamos deixando de lado coisas bem importantes, como o estudo, parando de nos atualizar e buscar novos cursos e capacitações que poderiam nos levar a um outro patamar na profissão.

Em qualquer área, isso é fundamental se quisermos crescer e nos destacar. No ramo da beleza, em que a concorrência aumenta a cada dia e novidades surgem o tempo todo, estudar se torna ainda mais indispensável. 

Você pode se manter um profissional atualizado mesmo com a rotina corrida. A BeautyClass ajuda você com os melhores cursos do mercado de beleza. São mais de 160 aulas que você tem acesso aonde e quando quiser.  Saiba como você pode se tornar uma referência no mercado de beleza.

Se você quer ser um profissional de beleza atualizado, mas sente que tem pouco tempo para estudar, confira as dicas que preparamos para que você possa otimizar seu tempo e incluir o estudo na sua rotina, por mais atribulada que ela seja.

Planeje sua semana

Pessoa fazendo planejamento

Muitos salões de beleza ficam fechados nas segundas-feiras, dia em que você pode aproveitar para descansar, colocar aspectos de casa e da sua vida pessoal em dia, ou resolver outras questões pendentes.

Que tal, nesse dia — ou em outro que você tenha disponível — você já fazer um planejamento da semana? Sabemos que a rotina de um salão de beleza, em geral, é bastante corrida e que, às vezes, o profissional não tem nem hora para comer direito. Mas, com um mínimo de planejamento, é possível otimizar seu tempo.

Colocando todos os horários marcados e demais compromisso que você tenha no papel, você consegue visualizar melhor e ter um panorama de como vai ser sua semana, se antecipando e definindo previamente o melhor momento de fazer cada coisa. Então, você pode enxergar brechas de horários que você não imaginava que tinha e encaixar o estudo nesses intervalos.

Claro que, ao longo da semana, podem acontecer mudanças, imprevistos e marcações de novos horários até então disponíveis, e aí você precisará remanejar e flexibilizar algumas atividades. Mas tendo esse hábito de planejar, com o tempo você aprende, inclusive, a lidar melhor com essas mudanças de última hora.

Monitore seus hábitos

Se prestarmos atenção, conseguimos perceber o quanto desperdiçamos tempo com coisas que em nada nos acrescenta — tempo esse que poderia ser usado para nos ajudar a chegar onde sonhamos.

É compreensível que, como tantas atribuições, responsabilidade, a gente busque válvulas de escape e pequenos prazeres em meio a essa correria, como joguinhos no celular, novelas, reality shows, sites de fofoca e redes sociais.

Não estamos dizendo que você precisa abrir mão de tudo isso ou abdicar 100% das coisas que você gosta de fazer, mas tudo na vida precisa ter um equilíbrio. Procure estabelecer horários e delimitar o tempo que você gasta fazendo essas coisas, buscando intercalar momentos de estudo naquelas horas ou minutos em que, normalmente, você estaria recorrendo a distrações. 

Pode ser que o domingo seja o único dia que você tem para descansar e ficar com a família, mas tente reservar pelo menos uma horinha, por exemplo, para fazer cursos, conferir as redes sociais dos profissionais que te inspiram ou atualizar a sua, pesquisar as novidades, enfim… é preciso priorizar o estudo, equilibrando com suas outras demandas, na medida do possível.

Levou bolo? Use isso a seu favor!

Cenas da série Narcos

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Sabemos que “levar bolo” de cliente é um dos piores pesadelos da vida de cabeleireiros e maquiadores, mas a partir de agora, reverta essa situação a seu favor e use o tempo do atendimento, que seria perdido, para estudar.

Isso vale, também, para horários desmarcados em cima da hora e horários vagos em sua agenda. Em vez de ficar se lamentando por isso ou de jogar tempo fora navegando aleatoriamente pelas redes sociais, no smartphone mesmo você consegue ter acesso a cursos e outros conteúdos relevantes para se atualizar e se qualificar ainda mais.

Você vai ver como, fazendo isso, sua agenda ficará cada vez mais disputada, diminuindo tanto os horários livres como os temidos “bolos”, embora isso seja algo que acontece com qualquer profissional, em diferentes níveis de carreira.

Mesmo com pouco tempo para estudar, é possível se atualizar 

Sem tempo para estudar? Planejamento

Às vezes, temos a impressão de que, para estudar, é preciso conseguir sentar a bunda na cadeira com um livro ou computador e passar horas concentrado naquilo, como nos tempos da escola.

Ou, então, como profissional de beleza, você imagina que, para fazer um curso, precise abrir mão de dias inteiros de trabalho e/ou de lazer, se deslocar para outras cidades, gastando um tempo e um dinheiro de que, talvez, você não disponha no momento.

No entanto, com o avanço da tecnologia, hoje temos alternativas bem mais práticas e dinâmicas. Já existem opções de cursos online de excelente qualidade, e qualquer tempinho extra pode ser usado de forma produtiva: na fila do banco, na sala de espera do consultório médico ou odontológico, ou naquele tempo que você passa no transporte público.

Anderson Couto, um dos maiores artistas da área da beleza no Brasil, conta que, quando começou na profissão, passava 2 horas por dia no ônibus e usava esse tempo para estudar. A busca por aprimoramento constante foi decisiva para que ele chegasse onde está hoje. Que tal se inspirar nessa história de sucesso? Tenha em mente que você também é capaz! 

Independentemente do seu nível de experiência e do seu tempo de carreira, é imprescindível que você busque estar sempre atualizado e antenado nas tendências do mundo da beleza, que é marcado por inovação. 

Ainda, de acordo com Anderson Couto, para ser um profissional de excelência, é preciso trabalhar e estudar mais que os outros, algumas vezes tendo que abrir mão até de alguns momentos de lazer, principalmente no começo da carreira.

Como vimos neste post, com um pouco de organização e planejamento, é possível driblar a questão de ter pouco tempo para estudar, aproveitando e criando oportunidades para isso.

Sabia que a  BeautyClass te ajuda a estudar e ser um profissional de beleza melhor? Com aulas práticas com os melhores profissionais, você aprende na palma da sua mão seja no salão de beleza ou no conforto da sua casa.

Seja uma estrela do mercado de beleza com a “Netflix do profissional de beleza“. Clique aqui e comece agora!

 

beautyclassPowered by Rock Convert