Cabelo após processo de decapagem

As mulheres adoram inovar no visual e mudar a tonalidade dos cabelos é um dos principais pedidos nos salões de beleza. Diariamente, inúmeras mulheres querem sair do ruivo ou preto para tons diferentes a fim de se sentirem cada vez mais belas. Mas para isso pode ser preciso usar a decapagem.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Se a sua cliente quer mudar a cor dos fios, é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários, dentre eles está a decapagem. Para saber o que é a decapagem capilar e como deve ser feita, continue lendo este post!

 

Decapagem: o que é?

O método nada mais é que um processo em que é feita uma limpeza no fio, responsável por retirar o excesso de pigmentos provenientes de colorações, tonalizantes ou henna. Este procedimento tem o intuito de preparar os cabelos para receberem uma nova coloração.

Se você tem o hábito de realizar colorações com frequência, sabe do velho ditado comumente dito por profissionais de beleza: “Tinta não clareia tinta”. Essa é a mais pura verdade! Jogar uma nova tinta por cima da anterior, sem limpar os fios, só vai acarretar num cabelo manchado e, ainda por cima, ressecado.

É importante lembrar que essa técnica é uma química, e que, portanto, deve ser evitada quando o cabelo já é quimicamente tratado. Se os fios estiverem muito sensíveis, porosos e ressecados, é necessário que seja feito um pré-tratamento para evitar consequências indesejadas.

Além disso, é sempre importante realizar o teste de mecha antes de qualquer procedimento que envolva química.

Diferença entre decapagem e descoloração

Mulher passando produto descolorante no cabeloMuitas pessoas costumam confundir estes procedimentos. As duas técnicas têm o mesmo objetivo de despigmentar o cabelo, entretanto, são indicadas para situações diferentes.

A principal diferença entre elas é que uma é feita para cabelos virgens e a outra é específica para cabelos coloridos.

A decapagem é feita para retirar pigmentos escuros de cabelos tingidos, enquanto a descoloração tem o intuito de retirar pigmentos naturais de cabelos virgens, a fim clarear tons dos fios.

Quando o intuito é apenas fazer uma limpeza leve nos fios, os produtos costumam ser misturados com água quente, mudando apenas um tom. Já quando a intenção é de clarear mais de um tom, é feito o uso de um oxidante.

Em ambos os processos, é feito o uso do pó descolorante para que a limpeza do fio seja feita. Continue lendo o post para ver o passo a passo de como fazer a decapagem.

 

 

Entenda quando fazer a decapagem

Se a sua cliente possui cabelos tingidos de ruivo ou preto e deseja passar por uma nova coloração para inovar no visual, com certeza terá que fazer o procedimento no cabelo para que a nova cor fixe de forma homogênea e sem manchinhas.

Alguns pigmentos, como ruivos e pretos, não saem tão facilmente dos fios, e por isso, necessitam de mais de uma sessão para que o resultado fique perfeito. Os cabelos loiros, por sua vez, geralmente não precisam passar por esse processo, já que possuem poucos pigmentos.

Decapagem no cabelo preto

Clientes que possuem os fios tingidos de preto e desejam realizar uma nova coloração ou deixar os cabelos com tons mais claros, precisam fazer o procedimento.

Esse método deve ser feito com bastante cuidado pois um resultado mal sucedido pode deixar os fios quebradiços e ressecados. Dessa forma, é necessário realizar um teste de mecha antes para verificar como está a saúde dos fios e se eles estão aptos para receber a técnica.

 

Decapagem no cabelo ruivo

Cabelos tingidos de ruivo também possuem uma alta concentração de pigmentos que precisam ser retirados para garantir que a nova coloração alcance a tonalidade desejada, sem manchinhas ao longo dos fios.

Assim como nos cabelos pretos, cabelos ruivos também precisam receber um teste de mecha para analisar o nível de sensibilidade dos fios. O grau de sensibilidade é que vai definir se o procedimento poderá ou não ser feita no cabelo.

Além disso, evite realizar o procedimento se o cabelo for quimicamente tratado. Química em cima de química geralmente ocasiona resultados indesejados! Assim, recomende que sua cliente faça um pré-tratamento com hidratações, nutrições e reconstruções para preparar o cabelo antes da técnica.

 

Como fazer decapagem: Passo a passo

1º Passo: Para começar, você vai precisar de um pó específico para decapagem e também de água oxigenada. O intuito da junção desses dois produtos é justamente garantir que as camadas da fibra capilar sejam abertas para que, então, os pigmentos de cor escura sejam retirados.

2º Passo: Coloque a mistura num pote de plástico e tenha um bom pincel em mãos para a aplicação do produto. Não se esqueça de utilizar luvas para evitar queimaduras ou alergias.

3º Passo: Divida o cabelo em mechas pequenas para facilitar a aplicação. Inicie a aplicação a partir da nuca passando a mistura por toda a extensão do cabelo com o auxílio de um pente, para garantir que todos os fios recebam o produto.

4º Passo: Após realizar a aplicação, deixe agir conforme o tempo descrito na embalagem do descolorante. Fique sempre alerta quanto ao estado das fibras capilares. Se, com o passar do tempo, o cabelos ficarem elásticos, lave-os imediatamente.

5º Passo: Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos. Ele vai paralisar a ação do descolorante após a lavagem.

Cuidados pós procedimento

Não pense que vai poder ficar livre de cuidados após fazer a decapagem. Mesmo que menos agressiva, ela retira pigmentos dos fios e culmina por ressecá-los, assim como a descoloração.

Isso porque, além de retirar os pigmentos escuros do cabelo, o procedimento leva embora também nutrientes e a umidade presente nos fios, o que resulta naturalmente no ressecamento e perda de proteínas do cabelo.

Assim, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar que consequências piores, como a porosidade, elasticidade e a quebra.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Especialistas recomendam que seja feita a reposição de água, nutrientes e proteínas para que a saúde dos fios seja retomada. Assim, devem ser feitas, além de hidratações, reconstruções e nutrições no cabelo, seguindo o cronograma capilar adequado.

Decapagem: antes e depois

Após concluído o procedimento de decapagem, os fios perdem o excesso de pigmentos, podendo clarear de dois a três tons em cada aplicação.

É importante ter em mente que, como o procedimento se trata de uma química, deve ser iniciado um processo de tratamento para a recuperação dos fios, que perderam seus nutrientes e hidratação.

Quer aprender novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos?

Não restam dúvidas de que os profissionais da área da beleza precisam estar sempre atentos quanto a novas técnicas para se manterem sempre atualizados no mercado, além de fazerem trabalhos mais bonitos e com mais segurança.

Na BeautyClass, os profissionais de beleza e também pessoas que desejam e tornar profissionais encontram uma diversidade de cursos disponíveis para aprender novas técnicas e também aprimorar seus conhecimentos.

BeautyClass Flix: Netflix do profissional da beleza

O BeautyClass Flix é um programa da BeautyClass que possui mais de 50 cursos diferentes: colorimetria, mechas, cortes, penteados, maquiagem e muito mais!

São mais de 150 aulas disponíveis online que podem ser acessadas através do aplicativo ou site da BeautyClass, em qualquer hora e de qualquer lugar. Acesse o link e cadastre-se já no BeautyClass Flix!

Cursos exclusivos com os melhores profissionais do mercado

Já pensou em ter um a aula particular de mechas, corte, penteado, maquiagem, dentre outras com os melhores profissionais do mercado no Brasil? Acesse agora o BeautyClass Flix e cadastre-se!

 

beautyclassPowered by Rock Convert