Mulher segurando suas mechas com as mãos

Os cosméticos de tratamento capilar fazem parte da nossa vida e estão sempre presentes no dia a dia de homens e mulheres. Dessa forma, a cosmetologia capilar se faz muito importante, tanto para os consumidores, quanto para os profissionais de beleza. Quer saber mais sobre a cosmetologia capilar? Neste post, nós vamos explicar tudo. Acompanhe!

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

 

O que é cosmetologia capilar?

A história da cosmetologia capilar vem da cosmetologia geral, que é a área da ciência que estuda os diferentes efeitos, formas de ação e aplicação dos produtos cosméticos. Assim, o seguimento capilar analisa as possíveis deficiências presentes nos cabelos e quais são os ativos necessários para suprir tais carências.

O cosmetologista tem como função conhecer os ativos capilares, como proteínas, minerais, colágeno, dentre outros, que podem ser utilizados em determinados tipos de cabelo. Ele deve também ter conhecimentos sobre os agentes químicos presentes em alisamentos e colorações e quais são os respectivos efeitos sobre o fio capilar.

Por que a cosmetologia capilar é importante para o cabeleireiro

A tricologia e cosmetologia capilar são consideravelmente importantes para os cabeleireiros. Isso porque se tratam de um estudo aprofundado sobre os efeitos que procedimentos químicos como mechas, alisamentos e colorações podem causar e quais são os ativos que poderão auxiliar na recuperação e reestruturação dos fios.

Um cabeleireiro com conhecimentos em estética capilar e cosmetologia poderá identificar, por exemplo, quais são as proteínas mais indicadas para cabelos alisados e, dessa forma, indicar para o seu cliente o cosmético ideal para o tratamento mais eficaz dos fios.

substâncias químicas para cosmetologia capilar

Objetivos da cosmetologia capilar

Conforme dito anteriormente, esta área estuda os efeitos que procedimentos químicos têm nos cabelos, assim como as causas de problemas capilares e quais são os possíveis tratamentos. Sendo assim, estes são os objetivos da cosmetologia nos fios:

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Desenvolver produtos para melhorar a saúde dos cabelos e couro cabeludo

A partir de análises e estudos aprofundados, a cosmetologia identifica quais são os princípios ativos que precisam estar presentes no desenvolvimento de produtos para os cabelos e couro cabeludo. Estes estudos envolvem elementos das áreas da biologia e química, sendo muito válidos para profissionais de beleza que desejam aprimorar os seus conhecimentos.

Relacionar os ativos mais indicados para cada problema capilar

Esta área visa conhecer os elementos presentes nas composições de químicas, como mechas, coloração e alisamento, além de analisar as causas de problemas capilares como calvície e queda de cabelo. Dessa forma, ela relaciona os ativos mais indicados para cada situação e deficiência capilar.

Conhecer as necessidades de cada tipo de cabelo

A cosmetologia também pesquisa sobre os diferentes tipos de cabelo e suas características específicas, para conhecer as suas necessidades e quais são os produtos cosméticos mais indicados.

Identificar os procedimentos químicos que afetam a estrutura capilar

O estudo da composição, forma de ação e efeitos de procedimentos químicos capilares como progressivas, relaxamentos, descolorações, dentre outros, também é um dos objetivos da cosmetologia. A partir destas análises, os cosmetologistas podem verificar qual o efeito destas químicas sobre cada tipo de estrutura capilar.

Identificar as necessidades nutricionais dos fios

Os cosmetologistas analisam a estrutura de cada diferente tipo de fio e quais são as suas necessidades nutricionais. Assim, a cosmetologia capilar identifica princípios ativos para os diferentes tipos de cabelos ideais para suprir suas necessidades nutricionais melhorar a saúde como um todo.

cosmetologista fazendo aplicação capilar em cliente

BeautyClass: cursos para profissionais da beleza

Para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, que tal conhecer a BeautyClass? A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza que conta com diversos cursos nas áreas de mechas, coloração, corte, penteado, maquiagem, gestão de carreira e muito mais!

Os instrutores são os profissionais mais renomados e requisitados do mercado Brasileiro e você pode assistir às aulas em qualquer hora e em qualquer lugar! Acesse este link para conhecer a plataforma e cadastre-se!

 

beautyclassPowered by Rock Convert