Fernanda Souza

Como tirar o vermelho do cabelo e fazer luzes? As mulheres amam mudar o visual e, sempre que essa ideia surge na cabeça, fazer mechas ou luzes nos cabelos costuma ser uma das primeiras opções. Entretanto, alterar a tonalidade dos fios pode ser um problema para quem têm cabelos avermelhados, naturais ou tingidos.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Há muitas dúvidas acerca deste tema e algumas mulheres não fazem ideia de como proceder. Por isso, neste post, nós vamos explicar direitinho como tirar o vermelho do cabelo e fazer luzes, sem deixar manchas! Acompanhe!

Marina Ruy Barbosa

Como tirar o vermelho do cabelo e fazer luzes? O que neutraliza o vermelho do cabelo?

Os pigmentos avermelhados, além de estarem presentes nos fios ruivos, estão também presentes em cabelos castanhos, naturais ou tingidos. Nos fios castanhos, quando seus pigmentos oxidam, seja por ação do sol ou de algum outro produto, eles adquirem uma tonalidade vermelha que pode ser desagradável para algumas mulheres.

Nestes casos, é necessário realizar um processo de neutralização de cor para retirar as nuances vermelhas indesejáveis. Este processo anula os pigmentos vermelhos, deixando os fios com a cor mais viva.

Para realizar a neutralização, você pode utilizar uma coloração permanente ou um tonalizante, dependendo do resultado que deseja alcançar. A tintura poderá agredir um pouco os cabelos, já o tonalizante não costuma ressecar ou deixar os cabelos com frizz. Entretanto, o tonalizante tem um tempo de duração menor que a tinta, resistindo por até 60 dias.

Duas mulheres ruivas

A Estrela de Oswald é utilizada neste procedimento, assim como o círculo crómático, para localizar a cor oposta à tonalidade que se deseja neutralizar. No caso do vermelho, na Estrela de Oswald assim como no círculo cromático, sua cor oposta é o verde.

Dessa forma, você deve procurar por colorações permanentes ou tonalizantes que contenham pigmentos verdes em sua composição. Esses pigmentos serão resposáveis por neutralizar as tonalidades avermelhadas. A coloração louro mate tira o vermelho do cabelo, já que, por ser mate, possui nuances verdes na fórmula.

Veja este post e entenda tudo sobre colorimetria!

Esquema de cores quentes e frias em forma de estrela

Aprenda a descolorir cabelos tingidos de vermelho sem deixar manchas

Se você tingiu os fios de vermelho e se arrependeu ou apenas deseja mudar um pouco o visual, poderá descolorir os cabelos para retirar os pigmentos avermelhados. Para isso, serão necessários certos cuidados e técnicas para que o resultado seja conforme o esperado.

Um dos erros mais comuns cometidos por mulheres que desejam esse tipo de transformação, é pintar o cabelo vermelho de loiro sem antes fazer algum processo para retirar os pigmentos avermelhados dos fios. Como já diz aquele velho ditado, “Tinta não clareia tinta”, logo, não basta só jogar uma coloração loira, pois o resultado não será interessante.

Dessa forma, para mudar a tonalidade dos cabelos e ir, por exemplo, do vermelho ao loiro mel ou mais claro, será preciso realizar um processo de descoloração ou decapagem. A mesma dica vale para quem deseja saber como deixar um cabelo vermelho loiro platinado.mulher ruiva comparativo antes e depois de neutralizar a cor

Já se o seu desejo é ir do vermelho ao chocolate, poderá optar apenas por um produto que faça uma decapagem em seus fios.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Para evitar as manchas provenientes da descoloração, é muito importante não economizar na quantidade de produto descolorante. Além disso, separe os cabelos em pequenas mechas para que a descoloração possa agir em todos os fios.

Você também deve espalhar muito bem o produto com o pincel e massagear as mechas para que ele seja completamente absorvido pelo cabelo.

Como tirar o vermelho do cabelo descolorido

Para retirar o vermelho do cabelo descolorido, você deve, primeiramente, analisar a quantidade de pigmentos avermelhados presentes em seus fios para verificar a necessidade de realizar outra descoloração. Caso não seja necessário, você pode neutralizar a cor dos cabelos com uma tintura permanente ou tonalizante que possuam nuances verdes, geralmente as que possuem o final 0.8 em sua numeração.

tabela de reflexos e nuances de cores

Como tirar o vermelho do cabelo e fazer luzes: 3 dicas de profissional

Retirar a coloração avermelhada dos cabelos e se tornar loira é uma grande vontade de muitas mulheres. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados e precauções para que, no final, o resultado fique incrível e seja conforme o esperado. Aqui vão três dicas para você sair do vermelho para o loiro de forma segura e sem agredir os fios:

1- Fortaleça os fios antes da transformação

É muito importante que os seus fios estejam bem fortes antes de receber qualquer tipo de química. As luzes e a nova coloração irão agredir os cabelos e, se eles estiverem fracos e ressecados, poderão sofrer danos maiores.

Por isso, capriche no cronograma capilar antes da transformação. As hitratações, nutrições e reconstruções irão devolver a água, óleos e proteínas que seus cabelos precisam para ficar fortes e saudáveis.

2- Utilize a decapagem para retirar os pigmentos vermelhos dos fios de forma rápida

A decapagem é um dos procedimentos que retira os pigmentos vermelhos dos fios de forma bastante rápida. Nós temos um post completinho que explicamos tudo sobre a decapagem, clique para acessá-lo!

É importante lembrar que, dependendo da intensidade de cor do seu ruivo, pode ser necessária mais de uma sessão para retirar todos os pigmentos. Por isso, é opte por fazer este procedimento com o auxílio de um profissional para que os seus fios não sejam danificados e o resultado seja conforme o esperado.

3- Faça o teste de mecha antes de aplicar a nova cor

O teste de mecha é super importante antes de qualquer procedimento que envolva química. Por isso, jamais ignore esta etapa, ela é crucial para evitar que seus fios fiquem ressecados, porosos ou pior, que sofram um corte químico.

Dessa forma, você deve separar uma mecha no topo da cabeça, aplicar o produto e aguardar o tempo de pausa. Se, transcorrido este tempo, os seus fios estiverem intactos e sem nenhum tipo de dano, pode seguir em frente com a sua transformação!

Quer mais dicas de salão? Conheça a BeautyClass

Para conhecer mais dicas e técnicas utilizadas nos salões de beleza, conheça a BeautyClass! A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais de beleza que conta com mais de 50 cursos nas áreas de coloração, correção de cor, mechas, penteados, maquiagem, barbearia e muito mais!

Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

Curso de Correção de Cor com Thon Coelho

Confira um trecho do curso Correção de Cor com o nosso instrutor Thon Coelho, disponível na nossa plataforma:

beautyclassPowered by Rock Convert