Mulher sendo maquiada

 

A grande maioria dos salões de beleza no brasil ainda estão na informalidade, assim como os profissionais que lá trabalham. Mas não registrar os profissionais não é coisa de salão pequeno. Existem muitos grandes salões ainda sem registro de sua equipe. Na grande maioria dos casos não é por maldade e nem por descaso, mas sim por não saber qual a melhor maneira. Espero que esse texto te ajude a esclarecer algumas dúvidas.

São 3 as formas de se registrar um profissional, seja ele cabeleireiro, manicure, esteticista..enfim, qualquer um que tenha o seu recebimento mensal baseado inteiramente em variável. Vou falar sobre essas formas, vantagens e desvantagens.

Carteira assinada CLT: maneira mais tradicional, da direito ao decimo terceiro salário, férias remuneradas, FGTS, aposentadoria, licença a maternidade. O profissional torna-se funcionário, tendo assim horário de entrada, saída e salário fixo além do variável.

Vantagens: maior segurança para o empregado, mais benefícios. Para o empregador só existe vantagem se for feito 100% correto, ou seja, pagamento de comissões lançados na carteira e controle de horário.. Tira o risco de vinculo empregatício.

Desvantagens: Sabemos que é praticamente impossível controlar o horário de um profissional de salão de beleza, seja cabeleireiro, manicure..qualquer um. Isso porque cliente não tem horário, pode chegar muito tarde, chegar bem no almoço. Ou seja, já que controlar horário é difícil o risco de uma ação trabalhista é eminente e pagar hora extra é muito caro. As vezes mais caro que um serviço executado.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Que profissional consegue tirar um mês inteiro de férias? Péssimo para o salão e para o profissional que corre o risco de perder seus clientes.

Os encargos ficam muito altos, o profissional vai se queixar dos descontos e o empregador arca com um valor muito alto.

Autonomo:

MEI- Micro empreendedor individual, o MEI como é conhecido torna o profissional em um prestador de serviço. Na grande maioria dos casos é a melhor opção.

Vantagens: Profissional também tem direito a aposentadoria, poucas taxas, auxilio doença e gravidez, possibilidade de comprar produtos em grandes atacados. É possível declarar renda através do DECORE

Desvantagens: necessários certos cuidados para não comprovar vinculo (conheça quais)  auxilio doença e gravidez apenas após 10 meses de recolhimento.

 

beautyclassPowered by Rock Convert