Mulher com cabelo matizado

O cabelo loiro está sempre em alta e vêm fazendo com que cada vez mais mulheres adotem o estilo iluminado. Principalmente no verão, as técnicas de luzes, balayagem, ombré hair e morena iluminada, dentre outras, atraem um grande número de mulheres para os salões de beleza. Mas, como matizar o cabelo depois das luzes?

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Entretanto, após a finalização do procedimento de descoloração, os cuidados para manter os cabelos sempre clarinhos podem despertar algumas dúvidas. Por isso, nesse post, nós vamos ensinar como matizar o cabelo com luzes para que seus fios não fiquem alaranjados ou amarelados. Acompanhe!

Como matizar depois das luzes? Fim do amarelado nos cabelos loiros, descoloridos ou com luzes

Para manter os fios sempre clarinhos e iluminados, a rotina de cuidados deve ser intensificada. Para isso, assim como as hidratações, a matização frequente também é fundamental. Mas o que é matização?

A matização nada mais é que o processo de correção de cor de cabelos naturais, coloridos, descoloridos ou com mechas. Ela é necessária porque esses fios têm uma tendência maior à oxidação (envelhecimento das células da fibra capilar) em decorrência de fatores como poluição, cloro, presença dos raios solares, dentre outros.

Com a matização, os cabelos ficam hidratados, ganham mais brilho, intensificando assim a cor. Além disso, o procedimento ajuda os fios a não ficarem desbotados ou com manchas distribuídas ao longo das mechas.

Tudo Sobre Colorimetria - BeautyClassPowered by Rock Convert

Como matizar o cabelo com luzes

Existem vários produtos indicados para matizar o cabelo com luzes alaranjadas ou amareladas, sendo shampoos, máscaras, tonalizantes ou tintas. Vamos falar melhor de cada um desses produtos mais adiante neste post. Veja agora um passo a passo simples de como matizar corretamente os seus cabelos. Além do depoimento da Luciana Salles especialista em Colorimetria que vai ensinar como acabar com o amarelo depois das mechas, confira: 

Para iniciar o processo de matização, você deve primeiramente umedecer os fios, da raiz às pontas. Logo após, aplique o produto de sua preferência por toda a extensão do cabelo. Para fazer uma boa distribuição, você pode também fazer uso de um pente, preferencialmente de cerdas largas para evitar que seus fios quebrem. Assim, o matizador será distribuído por todo o cabelo de forma homogênea.

Após a aplicação do matizador, deixe agir de acordo com o tempo indicado no rótulo do produto. Mas atenção! Nunca deixe por um tempo maior que o determinado, pois pode haver o risco de seu cabelo ficar com algumas manchinhas indesejáveis em sua extensão. Transcorrido o tempo necessário, lave com água em abundância para retirar todo o produto.

Assim que terminar o enxágue, você pode aplicar o condicionador para fechar as cutículas do seu cabelo ou, se preferir, pode também investir em uma hidratação para garantir que seus fios fiquem clarinhos e com bastante brilho!

aplicação de matizador no cabelo

cabelo matizado

cabelo matizado

 

Matizador, tinta ou tonalizante: qual é o melhor para matizar o cabelo?

Existem diversos meios disponíveis atualmente para matizar os cabelos. Produto é o que não falta e você não tem desculpas para não manter os seus fios sempre claros e bonitos.

Entretanto, é preciso entender a diferença entre cada um deles para saber qual é o melhor para matizar o seu tipo de cabelo. Listamos abaixo as particularidades e funções que cada produto tem para que você fique segura ao fazer sua a escolha. Além de trazermos o depoimento da Luciana Salles especialista em Colorimetria, veja:

• Matizador

O matizador é o produto responsável por neutralizar os tons amarelados e acobreados de fios descoloridos, com mechas, loiros ou tingidos de loiro.

Ele pode ser aplicado em decorrência da oxidação natural dos fios por poluição, cloro e presença de raios solares e também em casos em que há dificuldade de abrir tons em cabelos naturalmente mais escuros.

Em sua composição, o matizador é rico em agentes antioxidantes que auxiliam na restauração da cor dos cabelos. Além disso, possuem também ação emoliente e hidratante para restaurar a saúde dos fios.

Como matizar o cabelo laranja

Uma boa dica para acertar na cor do seu matizador é fazer o uso da Estrela de Oswald, uma ferramenta muito utilizada na colorimetria capilar. Mas o que é a Estrela de Oswald?

A Estrela de Oswald é uma preciosa bússola para profissionais que desejam acertar o tom necessário em colorações e processos de matização. Ela nada mais é que uma estrela composta de cores complementares que se anulam quando utilizadas juntas.

Assim, para matizar cabelo loiro alaranjado, você deve usar a cor oposta ao laranja, ou seja, o azul. A mesma regra vale para cabelos que possuem tons amarelados, entretanto a cor oposta que deve ser utilizada é o roxo ou violeta.

• Tinta

A matização com tinta é indicada para pessoas que querem manter a cor desejada no cabelo por mais tempo sem precisar de manutenções semanais. Ela é indicada também para quem não se acostumou com um tom de loiro muito claro ou ainda quer tirar manchas que podem ter aparecido com a descoloração.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Mas atenção! Só faça a matização com tinta em casa se você já tiver familiaridade com tinta e tiver também noções de colorimetria. Do contrário, procure um profissional de beleza para evitar resultados indesejados.

Como matizar o cabelo com tinta

Para matizar o cabelo com tinta você deve, primeiramente, se atentar à escolha da coloração. Tenha em mente qual o fundo de clareamento do seu cabelo e também qual resultado você deseja atingir.

Quando for escolher a tinta, atente-se à numeração da embalagem. Eles fazem uma referência ao tom do cabelo, quando maior for o número, mais clara é a cor. Exemplo: 1 é preto azulado e 12 é loiro claríssimo.

tabela de altura de tons

tabela de reflexos e nuances

Assim, para matizar cabelos alaranjados, a dica é utilizar nuances 0.1 (azulado/acizentado). Já para cabelos amarelados, o ideal são os tons 0.2 (violeta) ou 0.8 (verde/mate). Escolha a tinta de sua preferência e mãos a obra!

Para iniciar a matização com tinta você vai usar, além da coloração, uma água oxigenada de dez ou vinte volumes para evitar danos ao seu cabelo. Passe por toda a extensão dos fios ou apenas nas mechas que você deseja matizar. É importante deixar o produto agir por até 10 minutos pois matização não é coloração! Se você deixar agir por mais tempo pode estragar o seu loiro.

Feito isso, enxágue abundantemente e faça uso de shampoo e condicionador para selar as cutículas e selar os pigmentos. Pronto, seu cabelo já está matizado!

• Tonalizante

O tonalizante é um tipo de coloração temporária sem amônia que agride menos os fios, durando por até vinte e oito lavagens consecutivas na superfície da fibra capilar. Dentre as outras opções de matização para cabelos loiros, coloridos ou descoloridos, o tonalizante temporário é aquele que possui um leque maior de opções de cores.

Como matizar o cabelo com tonalizante

Para matizar o cabelo com tonalizante, você deve se atentar ao fundo de coloração do seu cabelo, para então assim escolher qual o tonalizante ideal para seus fios.

Assim, para matizar fios amarelados, o tonalizante precisa ter reflexos violeta. Basta olhar na caixinha do produto a numeração que vem após o ponto: geralmente os números 8 ou 9.

Já para matizar fios alaranjados, o ideal é o tonalizante com tons acizentados. Geralmente, nas embalagens os que possuem esse tom possuem o final 1 após o número.

Produto para matizar cabelo com luzes

Existem diversos produtos no mercado atualmente que são indicados para realizar a matização de cabelos com luzes. Shampoos, condicionadores, tonalizantes e máscaras de tratamento ajudam a recuperar o tom que você deseja para os seus fios. Veja como usar cada um e aprenda como matizar o cabelo depois das luzes!

1 – Shampoo e condicionador

Shampoos e condicionadores com pigmentos roxos, violeta ou azuis são ideais para serem utilizados em casa na manutenção da sua cor. Enquanto os shampoos e condicionadores que possuem pigmentos roxos são ideais para cabelos amarelados, os que possuem pigmentos azuis são ótimos para cabelos alaranjados.

Eles podem ser utilizados uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da intensidade de amarelado ou alaranjado dos fios. A dica é aplicar nos cabelos e deixar agir por até 5 minutos, para evitar possíveis manchas ao longo do cabelo.

2- Máscaras

Fazer hidratações frequentes em fios descoloridos é super importante! Além disso, mantê-los sempre matizados faz toda a diferença no aspecto do cabelo. Para isso, você pode usar uma máscara matizadora que, além de agentes hidratantes e emolientes, possua também pigmentos roxos ou azulados.

A dica de ouro é usar as máscaras matizadoras a cada 15 dias, dependendo da necessidade do seu cabelo. Além disso, você deve deixar agir por até 5 minutos, de acordo com a intensidade de clareamento que você deseja atingir.

3- Tonalizante ou tinta

Os tonalizantes e tintas também podem ser utilizados para quem deseja matizar os cabelos. Se você prefere um procedimento menos agressivo, os tonalizantes são ideais, mas se você deseja uma cor duradoura, opte pelas tintas.

Para ambos, a principal dica utilizar a tabela de colorimetria ou a Estrela de Oswald para encontrar o tom ideal a ser utilizado nos seus fios. Fique atenta: a matização com tonalizante ou tinta deve ser feita apenas do comprimento para as pontas do cabelo, pois a raiz tende a ficar mais clara que o restante.

BeautyClass Pro: faça trabalhos mais bonitos e com mais segurança

O BeautyClass Pro é um programa da BeautyClass que possui mais de 50 cursos online voltados para profissionais da área de beleza.

Se você quiser saber mais sobre matização, correção de cor e colorimetria para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança, o BeautyClass Pro é para você!

Coloração, Correção de Cor, Mechas e Finalização: tudo o que precisa saber em um só lugar

No BeautyClass Pro estão disponíveis mais de 150 aulas com diversos profissionais renomados de todo o país, tudo isso num só lugar! Todas as aulas podem ser acessadas a qualquer hora do dia: na hora do almoço, no intervalo entre uma cliente e outra ou em qualquer outro momento ocioso do seu dia a dia.

São diversos cursos nas áreas de coloração, correção de cor, mechas, penteados, cortes, maquiagem e muito mais! Acesse agora mesmo e cadastre-se no BeautyClass Pro!

Thon Coelho: Correção de Cor e Finalização com Baby Liss

Quer aprender tudo sobre correção de cor e matização? Disponibilizamos para você o curso “Correção de Cor” gratuitamente! Clique na imagem abaixo e acesse o curso!

beautyclassPowered by Rock Convert