Muitos homens que já experimentaram deixar crescer a barba acabaram desistindo, porque eles não entendem, de cuidados e de técnicas adequadas, o que torna o processo desconfortável. Com a compreensão dos cuidados adequados e conhecendo as diferenças no cuidado, você ganhará uma nova vitalidade terá facilmente uma bela barba.

Agora, barbear menos não significa que você deve economizar em itens essenciais de cuidados com a barba. Por isso, preparamos aqui algumas dicas de como manter sua barba sempre limpa e bem cuidada. Vamos lá?

Escolha o desenho que deseja para sua barba

Mesmo que você não seja muito fã de barbas desenhadas, é muito importante que seja definido onde ela começa e onde termina. Não é nada adequado que os pelos da bochecha vão se juntando com a nuca e as sobrancelhas, e os do pescoço emendando com os do peito.

De forma alguma deixe sua barba simplesmente crescer de qualquer forma, somente aparando algumas poucas vezes. É necessário um cuidado especial para separar a barba dos outros pelos do corpo.

Utilize Shampoo e Condicionador de barba

Você já ouviu algum homem dizer: “eu tentei deixar crescer a barba, mas me dava irritação”? Isso ocorre porque quando você para de fazer a barba, sua pele produz mais células mortas e que ficam presas nas cerdas da sua nova barba ainda em desenvolvimento.

A lavagem com um shampoo adequado para sua barba irá ajudar a resolver isso, enquanto outros sabonetes e produtos não específicos com certeza vão remover os óleos naturais da pele. A limpeza com um condicionador, irá proteger a pele por baixo dos pelos com uma fórmula PH baixa.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Use ceras, óleos e balsamo

Produtos como óleos de barba e ceras de bigode, irão hidratar a pele e o folículo do cabelo por dentro e por fora ao mesmo tempo, suavizando os fios e prevenindo a pele escamosa e seca. Uma vantagem adicional é que estes produtos também ajudam a manter o pelo bom e administrável.

Esfregue levemente com uma escova de cerdas de javali ou massageie com as mãos e, em seguida, penteie com um pente dentado largo algumas vezes, antes de mudar para o lado dentado mais fino, dando um acabamento mais completo.

Já o bálsamo irá fornecer um efeito de condicionamento, e ao mesmo tempo proporcionar uma fixação média para manter no lugar os cabelos indisciplinados e dispersos, proporcionando um design lindo e cheiroso.

Nada de bigode cobrindo a boca

Apesar de precisar haver um cuidado especial com toda a barba, o bigode é uma das partes mais importantes nesse processo. Devido a sua posição, ele possui contato direto tanto com sua boca, quanto com todo alimento que você consome e, por isso, tende a acumular muita sujeira durante todo o dia todo. Então, o mais ideal é não permitir que fios tenham contato direto e fiquem caindo sobre seus lábios.

Para isso não ocorra, é vital que você possa aparar sempre os bigodes com uma máquina de barbear, mas se seu estilo é de barba mais longa, o melhor é pentear o bigode sempre para baixo e aparar na linha do lábio superior com uma tesourinha.

Mantenha a barba aparada

O último passo para manter sua barba nas melhores condições, é aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem com o mesmo comprimento, nem no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a partir das orelhas para baixo, na direção do seu pescoço, a fim de manter um bom nível e até mesmo comprimento da barba por toda região. Através desses passos, tenha certeza que você irá ganhar o status de homem sério e de respeito com sua barba.

Com essas dicas dá para exibir uma bela barba ainda mais bonita e bem cuidada.