Mulher sendo atendida no salão de beleza

O mercado da beleza é bem amplo. São diversas as áreas nas quais os profissionais de beleza podem trabalhar. Salões de beleza, clínicas de estética e SPA’s estão na lista de locais para trabalhar. 

O Brasil é o quarto país da lista dos maiores consumidores de serviços de beleza no mundo. Mas como iniciar nesse mercado promissor? Pode parecer uma tarefa difícil, dado a quantidade de estabelecimentos do ramo disponíveis no país, mas é possível fazer sucesso no ramo. Por isso, separamos algumas dicas e instruções.

Afinal, como começar a carreira no mercado da beleza?

Para quem deseja investir nesse segmento, antes de tudo, é importante pensar em como deseja trabalhar. Há diversas formas de começar a carreira. É possível ser funcionário de algum salão de beleza ou clínica de estética, ter o seu próprio negócio ou ser autônomo, atendendo em domicílio. Independentemente da forma,  siga essas dicas, pois elas irão te ajudar a iniciar a sua carreira.

Busque sempre se destacar

Com tantos profissionais buscando o mesmo tipo de público, você precisa se destacar. E isso exige qualificação. Desenvolva não somente os processos, mas também noções de gestão e de negócios. Busque a qualificação, estude e não deixe de fazer estágios para aprender cada vez mais.

Para quem já é formado ou não tem tempo de fazer um curso mais extenso, uma boa opção são os cursos, aulas, tutoriais, workshops presenciais ou online que podem ajudar a engrenar a profissão. 

A inovação é necessária

A inovação pode ser a chave para o sucesso. Novidades são bem vindas e podem somar como diferencial. Então, se deseja abrir um negócio próprio, busque criar algo que ainda não é feito. Caso queira fazer parte de uma equipe em um salão, por exemplo, desenvolva técnicas únicas e autorais, busque somar com algo novo para o estabelecimento.

Marketing pessoal e networking são importantes

Cartões de visita e redes sociais são dois bons aliados. Uma boa forma de divulgar o seu trabalho de iniciante é distribuindo alguns cartões para clientes, incentivando-os a indicar os seus serviços. Aproveite o networking, cultive as amizades, elas são importantes para abrir portas no futuro.

Ter um portfólio à mão é essencial

O portfólio funciona como um cartão de visita. Por isso, é importante reunir entre 10 e 15 fotos com os seus melhores trabalhos para produzi-lo, ele vai apresentar você e mostrar suas habilidades e competências. Para ter um portfólio você não precisa estar trabalhando, muitos profissionais famosos começaram suas carreiras fazendo trabalhos gratuitos em amigos e familiares.

Anderson Couto, um dos cabeleireiros mais reconhecidos no Brasil começou a sua trajetória profissional de forma simples e foi evoluindo com o passar dos anos.

Lembre-se o seu Instagram ou outra rede social pode ser o seu portfólio.

Desenvolva habilidades para um bom atendimento

Atender bem é tão importante quanto a qualidade do seu trabalho. De nada adianta conhecer as técnicas mais inovadoras de beleza se você não souber lidar com o seu público. Então, invista em conquistar clientes e criar laços de fidelização.

Procure conhecer o negócio como um todo

Não fique limitado somente às técnicas. É importante ter conhecimento sobre assuntos como marketing, finanças, planejamento. Foque no conhecimento do negócio como um todo, pois Isso pode te levar a uma sociedade ou um cargo de gerência.

Cuide da sua aparência

O profissional de beleza não deve negligenciar a sua própria aparência. Ter um bom aspecto, um cheiro agradável e unhas limpas faz toda a diferença na hora de transmitir credibilidade.

Siga essas dicas não apenas no início da carreira, mas durante toda a sua caminhada. 

Idéias de negócios no ramo de beleza

Se deseja iniciar no mercado de beleza, mas não sabe em qual nicho investir, veja algumas ideias de negócios seguros e rentáveis.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

1- Prestação de serviços de manicure e pedicure

Serviço que envolve o cuidado com as mãos e pés dos clientes, esse nicho é muito rentável. As pessoas, especialmente as mulheres, se preocupam com suas mãos e pés, então, sempre haverá espaço para você. Uma coisa boa sobre este negócio é que não é necessário alugar uma loja, é possível iniciar este os trabalhos em sua própria casa ou oferecer serviços delivery. 

Unhas feitas por uma manicure

2- Prestar serviços ou abrir uma clínica de cuidados com a pele

As clínicas de cuidados da pele são muito lucrativas. Mas exige um bom planejamento e investimento em material e maquinário. Além disso, é necessário ter conhecimento dos procedimentos e cuidados oferecidos. Para começar, é possível prestar serviços em algumas clínicas. Assim, além de experiência é possível aprimorar as suas habilidades.

3- Iniciar os trabalhos ou abrir um spa

Local onde as pessoas buscam relaxar, o spa é um excelente investimento. Mas, para ter uma ambiente lucrativo é necessário equipá-lo. Os empreendimentos do ramo precisam ser bem equipados e ter uma grande quantidade de profissionais trabalhando. Iniciar os trabalhos no spa é uma boa oportunidade de desenvolver habilidades únicas.

Mulher recebendo massagem num spa

4- Investir em uma barbearia

Nos últimos anos as barbearias ganharam destaque entre os homens. Aposta para o início de uma nova profissão, os cursos de barbeiro ganharam muitos adeptos nos últimos anos. Seja para trabalhar ou abrir um estabelecimento, esse é um nicho que vale a pena investir, pois é certeza de sucesso e muita lucratividade. 

Barbeiro cortando cabelo do cliente

5- Abrir ou trabalhar em um salão como cabeleireiro 

Indústria em crescimento constante, os salões não foram afetados pela crise. É importante ter versatilidade de profissionais dentro do estabelecimento, mas o cabeleireiro acaba por ter um papel muito importante. Então, investir em capacitação nesse setor é uma excelente forma de começar no mercado de beleza. 

Um fato positivo sobre o investimento em um salão de beleza, é que você pode adicionar outros serviços sem realmente aumentar sua sobrecarga ou despesas operacionais. Você pode aproveitar o espaço para oferecer serviços como manicure e pedicure, estética e maquiagem.

Mulher lavando o cabelo no salão de beleza

6- Invista na carreira de maquiador(a)

Você também pode iniciar no mercado de beleza como um artista de maquiagem. Maquiadores tem um universo de clientes gigantesco, além de oportunidades de trabalhar de várias formas e em inúmeros lugares. Seja em serviços delivery, salões de beleza, estúdios de TV ou em camarins de peças, como profissional é possível escolher como e onde deseja exercer a profissão.

Mulher sendo maquiada

7- Alongamento de cílios pode ser um bom investimento de negócio

Nos últimos anos o serviço de alongamento de cílios ganhou destaque. Com isso, surgiram diversos adeptos e a necessidade de novos profissionais. Investir na capacitação nessa área pode ser uma excelente oportunidade de crescer no mercado de beleza. Além disso, a diversificação nas formas de atendimento pode abrir um leque de oportunidades.

Essas foram apenas algumas ideias de negócios e capacitação no mercado de beleza, além dessas existem dezenas de opções. Mas, lembre-se: para crescer nesse ramo é necessário inovar e se capacitar. 

Siga as nossas dicas e inicie os trabalhos no mercado de beleza. Escolha o nicho que se adeque melhor as suas habilidades e talentos e invista! Se gostou das nossas dicas, deixe aqui nos comentários e vejas outros conteúdos em nosso blog!

beautyclassPowered by Rock Convert