Mulher com cabelo pintado de vermelho e amarelo

Fazer aquelas grandes produções leva tempo, não é mesmo? É trabalhoso transformar aquele cabelo escuro, quase preto, em um loiro claríssimo. É um trabalho que exige muito cuidado e conhecimento por isso as clientes procuram bons profissionais.

Neste artigo, falaremos sobre colorimetria. Sei que muitos cabeleireiros já conhecem o tema exaustivamente, porém se você é novo neste segmento e ainda trabalha de modo “intuitivo” não deixe de acompanhar cada detalhe deste artigo e conheça sobre algo muito importante para qualquer cabeleireiro profissional.

O que é a colorimetria capilar?

A colorimetria capilar consiste no estudo das cores naturais dos cabelos e as modificações que podem ser feitas usando produtos específicos para isto. Saiba que a colorimetria não é a respeito somente dos cabelos, mas hoje falaremos apenas deles.

A colorimetria é uma ciência que usa a avaliação da matriz, intensidade saturação para modificar a cor dos cabelos. A colorimetria não serve só para modificar a cor dos cabelos, técnica também é utilizada para descobrir a cor natural dos fios.

Cores Primárias

As cores primárias são as cores que vão criar mais cores. Ficou confuso? Eu explico. Elas também são chamadas de cores fundamentais, porque a partir delas, misturadas a outras cores, novas tonalidades vão surgir. São o vermelho, azul e amarelo, que juntas forma a cor marrom.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Cores Secundárias

As cores secundárias também são chamadas de cores complementares. Elas são a junção das cores primárias. O verde que é o azul com amarelo, o alaranjado que é o vermelho com o amarelo e o roxo que é o azul com vermelho.

Cores Terciárias

Por fim, as cores terciárias são todas as cores criadas a partir das duas anteriores. Há várias possiblidades de combinação, por exemplo a criação de tons claros como o azul-claro que é a mistura do verde com o azul.

O que é a altura do tom?

A altura do tom se dá por meio do uso da colorimetria capilar. Existe uma tabela universal que define quais as cores naturais e artificiais nos cabelos. Esse são os números e as cores de acordo com a tabela de tons:

  • Tom n. 1: preto azulado
  • Tom n. 2: preto
  • Tom n. 3: castanho escuro
  • Tom n. 4: castanho médio
  • Tom n. 5: castanho claro
  • Tom n. 6: loiro escuro
  • Tom n. 7: loiro médio
  • Tom n. 8: loiro claro
  • Tom n. 9: loiro muito claro

Sei que você reconhece os números pois são os mesmos que estão nas caixinhas dos produtos que nós compramos para usar nas clientes. Estamos só no início do vasto assunto sobre colorimetria e se você quer aprender mais sobre o tema continue acompanhando os próximos artigos onde falarei na “part II” sobre cores quentes e frias, reflexos e aplicações.

Você não pode perder o restante dessa aula! E para ficar sempre por dentro do que a Beauty Class oferece baixe o aplicativo e inicie um dos cursos agora mesmo!