Mulher lavando cabelo no salão

O universo das mechas está se expandindo cada vez mais. Luzes no cabelo, californianas, balaiagem e reflexos, deram lugar a técnicas como Ombré Hair, Underlayer, Bronde e Hair Strobing. Um tipo de mecha não anula o outro, todas continuam fazendo a cabeça da mulherada, e são a aposta para iluminar e repaginar o visual.

Cada tipo de mecha exige uma técnica diferente, algumas podem ser feitas com colorações permanentes, outras com semipermanentes, e ainda tem aquelas que podem receber ambos os tipos.  Podendo ser aplicadas em diversos tons de loiro, castanho e até vermelho, cada mecha é feita em regiões diferentes das madeixas.

Se você está procurando saber como fazer mechas passo a passo, veio ao lugar certo. Aqui procuramos apresentar os diversos tipos de mecha para que você aprenda novas técnicas e aprimore os seus conhecimentos e habilidades. Vamos lá?

Tipos de Mecha: aprenda a diferença entre as técnicas

Em meio a dezenas de tipos de mecha disponíveis no mercado, aprimorar as técnicas parece ser uma tarefa difícil. Mas, com o curso certo e as habilidades de Hair Stylist tudo fica mais simples. Aqui separamos algumas técnicas para você aprender e se inspirar. Acompanhe!

Luzes

As luzes despertaram nos profissionais as habilidades e o entendimento de como fazer mechas na touca. Queridinhas das mulheres, elas são um tipo de mecha mais fininha, discreta e natural.

Indicação: podem ser feitas em qualquer cor de cabelo, já que clareiam os fios gradualmente. Indicadas para quem quer iluminar o cabelo aos poucos.

 

Balayge

A intenção da balayage é apostar em mais de um tom de loiro, que pode ir desde o mais claro e médio até o escuro.  Nessa técnica as mechas são feitas da raiz até as pontas dos cabelos.

Indicação: técnica que combina com mulheres que querem uma mudança mais expressiva e intensa nos cabelos.

 

Californianas

Como fazer mechas californianas? As mechas californianas é uma das técnicas mais procurada do verão. A coloração é aplicada somente do meio para as pontas do cabelo, dando uma impressão de que os fios foram queimados de forma super natural pelo sol.

Indicação: indicada para qualquer tipo de cabelo.

 

Ombré Hair

A técnica ombré hair tem a intenção de fazer um degradê a partir da cor original dos fios. Para isso, o colorista deve usar um tom que combine com a cor natural do cabelo. Desse modo, as mechas são feitas no comprimento em direção às pontas, e podem ser usados tons quentes e frios para dar a impressão de degradê.

Indicação: o ombré hair é indicado para qualquer tom e tipo de cabelo. É ideal para quem busca um visual moderno para os fios.  

 

Tiger Eye

Tendências entre as fashionistas as mechas “tiger eye” (olhos de tigre) estão muito populares. A técnica é aplicada de forma a mesclar tons de loiro dourado, bronze e marrom.

Indicação: esse tipo de mecha é indicado para quem busca garantir um visual sutil e natural, com poucas marcações, apesar da mistura de cores. É ideal para quem não quer ficar loira de vez, mas sim ter madeixas com a base acastanhada e o restante bem iluminado.

Bronde

Como fazer mechas morena iluminada? Muitos procuram métodos de como fazer mechas com tinta, mas existem outras formas de iluminar os cabelos. A técnica bronde ilumina os fios castanhos, deixando os reflexos metalizados da coloração, que se misturam à raiz mais escura do cabelo, resultando em um efeito dourado aos fios.

Indicação: para quem não quer deixar de ser morena mas, ainda assim, quer ter um rosto mais dourado e iluminado.

 

Underlayer

Aprender como fazer mechas no cabelo com papel alumínio é algo que todo colorista precisa saber.  A Underlayer é uma técnica de coloração que colore a parte debaixo do cabelo com uma cor diferente, que fica mais evidente em penteados. Ela pode ser feita em qualquer tom de cabelo, com cores que harmonizam entre si, como loiro e castanho, ou cores contrastantes, como preto e platinado, além de cores fantasia, como fazer mechas vermelhas, por exemplo.

como fazer mechas Underlayer

Indicação: para as mulheres modernas e estilosas, e que não têm medo de errar.

 

Splashlights

A “splashlights” é uma das técnicas mais modernas e ousadas. Ela reproduzir um facho de luz loiro nos cabelos. Ou seja, uma mecha loira horizontalmente, de orelha a orelha, no comprimento dos fios. A espessura e a tonalidade do loiro vai depender do estilo de cada uma.

Mulher com mechas Splashlights

Indicação: pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo.

 

Mechas Coloridas ou ‘Dip Dye’

Para quem quer saber como fazer mechas coloridas, a técnica “dip-dye” é a mais indicada. Mechas coloridas podem ter um efeito tipo californianas ou ombré hair, porém, com cores fantasia, que podem ser intensas ou em tom pastel. Com inspiração nas cores do arco-íris, deixando as madeixas bem divertidas, pode ser aplicada com diversos tons misturados, ou com tons que se complementam.

Indicação: pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

 

Layage

A layage é uma versão mais suave da balayage, a técnica requer o uso de um a dois tons mais claros no cabelo. Com ela as mechas começam bem abaixo da raiz de forma difusa e se concentram nas pontas, para conseguir um efeito solar bem natural, colorindo cada mecha em alturas diferentes e de forma fluida.

Indicação: indicado para quem busca iluminar os fios de forma mais precisa.

 

Hair Strobing

Hair Strobing é uma técnica que visa iluminar cada seção de cabelo de forma estratégica, imitando o efeito de luz quando bate nos fios. Sua aplicação requer  precisão e particularidade, pois o profissional precisa criar um mapa com as áreas do rosto que devem ser melhor destacadas.

Indicação: considerar o tom de pele para definição e  criação do contraste perfeito.

 

Babylights

Como fazer mecha loira? A técnica Babylights permite a iluminação natural dos fios,  como as mechas são alternadas por todo o cabelo e ainda podem ser feitas ao ar livre, a rotina de retoque fica bem mais flexível.

Indicação: ideal para qualquer tom de cabelo, o importante é escolher tonalidades próximas à base natural para que mantenha o efeito sutil.

 

Mechas platinadas

O segredo aqui é: como fazer mechas platinadas sem danificar os cabelos? Para obter um resultado incrível, é importante garantir que os cabelos estejam saudáveis para suportar o processo total de despigmentação sem danificar os fios.

Indicação: aplicação em outras técnicas como: californianas platinadas, no ombré hair platinado, nas luzes platinadas, entre outras.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Como fazer mechas com o tom ideal?

Separamos algumas dicas para te ajudar a fazer as mechas com o tom ideal. Veja:

  • Pele e olhos claros: mechas em tons de loiro, bege, dourados, champanhe e acinzentados.
  • Para as morenas: os fios naturais mais escuros, os tons mais indicados são castanhos, geralmente com fundo avermelhados, mel, acobreados, dourados e acaju.
  • Mechas naturais: evitar o contraste chamativo entre o rosto e a raiz escura. Analisar tom de pele e, principalmente, a cor base do cabelo. O indicado é que as luzes sejam feitas em até 3 tons mais claros que a cor base.

Essas são algumas dicas para ajudar na hora de auxiliar a cliente na escolha do tipo de técnica e tom de mecha a ser utilizada. A colorimetria ajuda a decifrar quais são as combinações que mais se encaixam com o tom de pele e cabelo, respeitando a naturalidade e base capilar.

 

BeautyClass: Cursos exclusivos com os melhores profissionais do mercado

Se você quer aprender como fazer mechas no cabelo desenvolvendo e aperfeiçoando as suas técnicas, temos uma dica para você: a BeautyClass, uma plataforma de cursos de beleza online. Ela oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar. Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver.

Se você quer ser um profissional melhor e mais completo, aprendendo como fazer mechas em cabelo curto, como fazer mechas em cabelos cacheados ou  como fazer mechas caramelo; com os cursos do BeautyClass Flix você irá conseguir aprender isso e muito mais.

O BeautyClass Flix é uma Netflix do profissional da beleza. O programa possui mais de 50 cursos nas categorias de Barbearia, Coloração, Correção de Cor, Corte, Finalização/Baby Liss, Gestão de Carreira, Marketing e Gestão de Salão, Maquiagem, Mechas e Penteados, que já conta com mais de 145 aulas e todo mês entra uma nova aula.

 

Conheça os curso de mechas exclusivos da BeautyClass Flix

Quer aprender novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança? Precisa conhecer técnicas para saber como fazer mechas em cabelo preto, mel, loiro ou como fazer mechas em cabelos escuros, claros e danificados, na BeautyClass tem a aula que você precisa. A plataforma te ajuda a aprender sem sair de casa ou do salão. Conheça alguns cursos disponíveis:

  • Curso de Mechas Douradas e Soft Blonde com Márcio Oliveira
  • Curso de Mechas Ombré Hair com Cecília Pinheiro
  • Curso Ombré Perfeito com Igor Khonin  
  • Curso de Mechas Platinadas com Igor Khonin
  • Curso Morena Iluminada com Kelvelin Adriel

Esses são alguns dos cursos/aulas disponíveis na plataforma. Quer saber mais? Clique aqui!

 

beautyclassPowered by Rock Convert