Mulher com cabelo platinado

Como platinar o cabelo? Você como profissional deve estar capacitado para tornar esse sonho realidade. Porém existem alguns aspectos dos famosos loiros platinados que precisam ser levados em consideração na hora de executá-lo em sua cliente.

Quer dominar essa técnica? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

A busca por cabelos com mechas platinadas está em alta. Muitas mulheres e homens também, estão atrás do cabelo platinado dos sonhos. Não é uma tonalidade fácil e simples de alcançar e depois de consegui-la são necessários alguns cuidados para manter. Por isso, aqui você vai ver tudo o que precisa saber para fazer os loiros platinados. Veremos neste artigo alguns pontos indispensáveis na hora de realizar o procedimento, além dos melhores produtos para platinar o cabelo. Confira!

Quem pode platinar o cabelo? Como orientar a cliente?

Como profissional da beleza você deve receber diariamente no seu salão clientes que desejam platinar os cabelos. São dezenas de mulheres com todos os tipos de cabelo que querem deixá-los platinados. Mas, não é todo cabelo que pode receber a química necessária para platinar o cabelo. Por isso é necessário avaliar os fios antes de aplicar a técnica. Veja algumas dicas:

 

Os cabelos precisam estar saudáveis

Neste ponto não há o que discutir. E sei que, mesmo assim, há muita “discussão” na hora que a cliente pede para realizar o procedimento em cabelos já sensibilizados. Mas seja firme. Se o cabelo precisa de tratamento ele não pode sofre essa agressão.

No salão às vezes é necessário tomar decisões firmes. Principalmente quando se trata de platinar o cabelo, em fios sensibilizados por outras químicas ou fragilizados por outras formas de agressão. Nunca prossiga com o procedimento se isso for danificar ainda mais o cabelo da cliente. Proponha à cliente cuidar antes dos fios e avise que no momento eles podem quebrar, cair ou até mesmo derreter.

Em cabelos saudáveis use protetor para os fios

Se os cabelos estiverem saudáveis e prontos platinar, ainda será necessário proteger os fios. Não há como fugir da agressão que o descolorir dos cabelos pode causar. É algo forte mesmo, pois se trata de abrir as cutículas e retirar do fio toda melanina. Com ela se vão água e nutrientes do cabelo. 

Por isso, minimizar ao máximo os danos aos fios é outra atitude responsável do profissional, visando a saúde do cabelo da cliente e um resultado muito mais bonito e glamouroso. Não basta chegar no tom desejado, se ele estiver muito danificado a beleza não se vê. 

Qual produto que deixa o cabelo platinado? Hoje há uma infinidade de produtos que protegem de maneira significativa os fios. Lance mão deles e verá a diferença em cada uma de suas clientes.

 

Como platinar o cabelo sem danificar os fios?

Como platinar o cabelo preto, como platinar o cabelo loiro amarelado, como platinar o cabelo com tinta, como platinar o cabelo cacheado, qual é o melhor tonalizante para platinar o cabelo? Essas são as maiores questões que envolvem os cabelereiros na hora de platinar o cabelo da cliente. Por isso, é importante saber:

 

Quando usar pó descolorante ou tinta clareadora

Você tem as duas opções para clarear o cabelo. Porém, é importante saber que a tinta clareadora pode clarear até 3 tons nos cabelos e isso geralmente não é o suficiente para um cabelo platinado. A não ser que a cliente já seja loira natural, com os cabelos bem claros. O que pode ser uma boa ideia, já que a tinta clareadora tem menor poder agressivo do que o pó descolorante.

Já o descolorante é o mais indicado para chegar ao loiro platinado. Ele tem o poder de clarear até 8 tons em uma única aplicação. E isso facilitará o alcance de tom desejado. Usando uma ou duas vezes apenas.

 

A cor do cabelo afeta a coloração

Para deixar os fios platinados o procedimento todo vai depender da cor natural dos cabelos da cliente. Como dito anteriormente, cabelos mais claros precisarão de menos tempo descolorindo, ao passo que cabelos escuros necessitam de mais tempo com o produto.

Ter os fios finos ou grossos também interfere, se as madeixas da cliente forem mais finas, a descoloração vai ser mais rápida, ao contrário de fios mais grossos que também vão demandar mais tempo.

 

Só descolorir não atinge o tom platinado

O loiro platinado tem um fundo acinzentado. Só descolorindo os fios não se consegue esse tom. Porém, a matização do cabelo com matizador ideal para chegar ao platinado que a cliente deseja, é o suficiente para conseguir o resultado.

O matizador será aplicado no momento da lavagem e permanece pouco tempo nos fios. As instruções estarão no produto, mas são praticamente as mesmas em todos os casos. No lavatório você já consegue o tom desejado que permanecerá durante um bom tempo.

 

Como platinar o cabelo: passo-a-passo do cabelo platinado

Se você é um profissional e ainda tem dúvidas de como platinar o cabelo das suas clientes, acompanhe esse passo-a-passo:

 

1° O teste de mecha é vital para sua cliente

Tenha sempre o lema de que a saúde dos fios está em primeiro lugar. De nada adianta chegar na cor pretendida e ter um cabelo opaco, quebradiço e que custe a se recuperar. Sendo assim, o teste de mechas é importantíssimo para definir se o procedimento pode ser realizado ou não.

Não esqueça que, ser um bom profissional vai além de agradar suas clientes e realizar seus desejos. Você precisa estar ciente de que mesmo que ela esteja convicta de que quer platinar os fios, sem o teste de mechas antes isso será um passo muito arriscado e com chances altas de falha.

 

2° O tratamento é essencial no procedimento

Mesmo fazendo o uso da melhor técnica e utilizando os melhores produtos para inibir o ressecamento o procedimento para platinar os cabelos é agressivo. Por isso, não se iluda executando apenas a descoloração e matização dos fios, o tratamento precisa ser feito imediatamente após o procedimento.

Não queira marcar outro dia para o tratamento. Ele precisa ser realizado logo após a agressão capilar. Você poderá marcar uma sequência de hidratações, nutrições e reconstruções para os fios, porém no dia em que for platinar sua cliente, é necessário um tratamento pós descoloração.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Deixe claro que ser uma loira platinada não se trata de ir ao salão em um dia só. É um estilo de vida que envolve investimento para que seja possível desfilar os cabelos vibrantes saudáveis e muito bem tratados. Tudo isso envolve tratamento antes durante e depois.

 

3° Use produtos de qualidade

Hoje existem mil marcas no mercado, várias delas aparecem e somem da mesmo forma que apareceram. O pó descolorante e OX são extremamente químicos e delicados. Portanto, não arrisque! Use apenas marcas de qualidade e procedência. Hoje as mais conhecidas e recomendadas pelos grandes profissionais são Truss e Wella. O preço pode ser maior que a concorrência, mas o resultado final vale! Dormir bem a noite sabendo que o cabelo da sua cliente não vai quebrar é algo que não tem preço!

 

4° Tempo é a chave de um cabelo platinado saudável

A cliente chega em seu salão hoje com o cabelo danificado e quer sair loira platinada? Não! Explique para ela que tempo e paciência é tudo! Algumas semanas de tratamento e ir progredindo no loiro passam muito mais rápido do que o tempo que ela vai esperar para o cabelo crescer com um corte químico! Isso que ela precisa entender!

 

5° Hidrate após platinar o cabelo

Hidratar os fios depois de fazer mechas é fundamental. Como profissional mostre à sua cliente a importância de cuidar dos cabelos depois deste procedimento. Faça você mesmo o primeiro tratamento assim que terminar a descoloração. Use os melhores produtos, pois um cabelo saudável não compromete a beleza do trabalho realizado. Depois, oriente de forma incisiva a cliente sobre as nutrições e hidratações que devem ser feitas em casa.

Orientações necessárias após platinar o cabelo

Não deixe de orientar a cliente sobre os produtos a serem usados em casa. Há diversas marcas e você como profissional saberá indicar a melhor, com tanto que ele seja próprio para o cabelo descolorido e platinado. Há produtos no mercado que farão com que o cabelo que tende a amarelar mais rápido fique platinado por mais tempo devido ao seu uso.

Faça suas recomendações e estabeleça o retorno para o retoque de raiz e cor. Não esquecendo de frisar na hidratação e nutrição em casa para o fortalecimento do fio, além de oferecer os melhores tratamentos do seu salão. Com essas dicas você fará o cabelo platinado que sua cliente sempre desejou.

 

Quer aprender mais sobre como platinar o cabelo? Conheça a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma de cursos de beleza online que oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar. Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver. Quer saber mais? Clique aqui!