Grazi Massafera

O loiro nunca sai de moda e diariamente milhares de mulheres vão aos salões de beleza para descolorir os fios, buscando renovar o visual. No começo, os fios ficam lindos, mas, com o passar do tempo, surgem muitas dúvidas sobre como cuidar de cabelos com luzes.

Quer aprender técnicas de salão? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Os cabelos com química precisam receber um tratamento especial e, para fios descoloridos, não poderia ser diferente. Madeixas que receberam qualquer tipo de descoloração tendem a ser mais sensíveis a danos e demandam uma rotina especial de cuidados.

Por isso, existem diversos produtos para cabelos com luzes que prometem auxiliar na recuperação do cabelo. Além disso, há também alguns procedimentos que podem ser feitos para restaurar a saúde dos fios. Acompanhe este post e aprenda tudo sobre o assunto!

As luzes danificam o cabelo?

As luzes nada mais são que um tipo de técnica de descoloração e clareamento do cabelo. A descoloração, por sua vez, é um processo de retirada de pigmentos naturais dos fios através de produtos que produzem oxidação.

O pó descolorante, junto a água oxigenada, penetram na fibra capilar e são responsáveis por remover os pigmentos que lá estão. Quanto maior o tempo de ação, mais claros ficam os cabelos.

Durante este processo, o descolorante pode também causar a perda de água e nutrientes que estavam presentes nos fios, provocando assim danos como o ressecamento, fios elásticos e até quebra pós-procedimento ou por corte químico.

Os danos podem ocorrer em qualquer tipo de cabelo, principalmente se os fios já possuírem algum outro tipo de química, como tinturas, progressivas ou relaxamentos. Temos um post em que explicamos com fazer luzes no cabelo sem danificá-lo, clique para acessar.

Por isso, é necessário fazer o teste de mecha antes de iniciar o processo de descoloração, para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, cabelos quimicamente tratados também podem receber um processo de descoloração, desde que estejam saudáveis o suficiente e que passem no teste de mecha.

É muito importante fazer tratamentos específicos no cabelo antes de fazer luzes ou qualquer outro processo de descoloração. A reposição de massa, queratina e água nos fios impede que o resultado final tenha aquele efeito de “palha seca”.

Em alguns salões, os profissionais fazem o uso de produtos específicos que prometem proteger os fios no momento em que a descoloração está sendo feita. Esses produtos agem como uma película que impede que o descolorante danifique muito os fios, dando um resultado saudável e bonito para as luzes.

Depois das luzes, o que fazer?

Depois de fazer a descoloração no cabelo, você pode se perguntar como cuidar de cabelos com luzes. Para isso, você precisará se atentar aos cuidados com seus fios, para que eles se recuperem se tiverem sofrido algum tipo de dano.

Um erro bastante comum entre as pessoas que fazem processos de descoloração como este, é se esquecer de que os fios estão mais sensíveis e que precisam de produtos específicos e tratamento para evitar que fiquem esverdeados, amarelados, ressecados e sem vida.

Por isso, é muito importante seguir uma rotina de cuidados, que irá incluir hidratações, nutrições e reconstruções, além de utilizar shampoos e condicionadores específicos para cabelos loiros e quimicamente tratados.

Existe uma gama de produtos que podem te auxiliar nesta rotina. Os shampoos e condicionadores preferencialmente devem ser os específicos para loiras. Eles possuem uma coloração diferente dos demais, sendo azuis ou roxos, auxiliando assim na manutenção da cor dos fios.

Existem também um tipo de creme de pentear para cabelos com luzes, que, no geral, é formulado com ativos que prometem alinhar os fios, protegendo-os de danos, além de repor nutrientes e hidratação.

Como hidratar cabelo com luzes?

Existem diversas dúvidas sobre como cuidar de cabelos com luzes e a hidratação é um dos principais cuidados para recuperar a saúde do cabelo. Se os seus fios tiverem alisamento, a hidratação para cabelos com luzes e progressiva é ainda mais necessária, pois seus fios tendem a ser mais sensíveis e porosos.

Como hidratar cabelo com luzes loiras

A hidratação para cabelos com luzes e ressecados deve ser feita regularmente para que a saúde, brilho e força dos fios sejam recuperados. O ideal é que as hidratações sejam feitas semanalmente nos primeiros meses após o procedimento de descoloração.

O melhor creme de hidratação para cabelos com luzes é aquele que possui em sua fórmula, além de ingredientes hidratantes, ativos reconstrutores, já que as madeixas perdem muita massa no processo de descoloração.

Existem também certos tipos de hidratação para cabelos com luzes e progressiva caseiro, que são feitos com produtos naturais, como o amido de milho, a babosa, o acúcar e o mel.

Você também pode seguir um cronograma capilar de três etapas: reposição de água com a hidratação, reposição de óleo com cremes de nutrição e reposição de massa com produtos reconstrutores.

Esse cronograma irá devolver a força e saúde dos seus fios e deve ser feito três vezes durante a semana. Ele é ideal para casos em que a descoloração tenha causado danos excessivos, cabelos que possuem outro tipo de química ou fios que são sensíveis a processos químicos.

Como cuidar de cabelos cacheados

Os fios cacheados costumam ser um pouco mais ressecados por natureza e por isso precisam de cuidados específicos quando recebem algum processo de descoloração.

Você pode optar por shampoos e condicionadores específicos para cabelos cacheados, que auxiliam na manutenção do formato dos cachos e intercalá-los com shampoos e condicionadores especiais para cabelos loiros.

Como cuidar de cabelos ondulados

Os cabelos ondulados também precisam de cuidados especiais para que fiquem bonitos e saudáveis. Para isso, você deve utilizar produtos específicos para fios ondulados intercalando-os com shampoos, condicionadores e matizadores para fios loiros.

Como cuidar de cabelos crespos

Os fios crespos, assim como os cacheados, também costumam ser secos naturalmente. Por isso, você deverá caprichar nas hidratações, com uma frequência de, no mínimo, uma vez por semana.

Além disso, você também poderá aplicar óleos em seus fios para recuperar sua maciez e brilho. O óleo de coco é um excelente aliado para fios ressecados e sem vida.

View this post on Instagram

Make para peles morenas? Temos!

A post shared by BeautyClass® (@beautyclass.tv) on

Como cuidar de cabelos loiros

A principal dificuldade em como cuidar de cabelos com luzes loiros é a manutenção da cor. Os fios, com o tempo, tendem a oxidar, ficando amarelados, alaranjados e até esverdeados.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Por isso, é muito importante que seja feita a matização regularmente nos cabelos. Dessa forma, os fios continuarão com mesma cor de quando você acabou de sair do salão. Nós temos um post completinho sobre matização, acesse para saber mais!

Aplique a técnica da forma correta para evitar danos aos fios

Há diversas técnicas para se fazer luzes e descolorir os cabelos, porém você precisa aplicar a técnica correta para evitar danos como elasticidade, quebra e super ressecamento dos fios.

Por isso, não é qualquer profissional que tem capacidade para fazer procedimentos de descoloração. É preciso procurar um profissional que tenha estudado e treinado bastante antes de confiar a saúde dos seus fios.

Conheça a BeautyClass e aprenda como aplicar técnicas sem sair de casa

Na BeautyClass você pode aprender diversas técnicas de mechas, luzes, coloração, corte, penteados, maquiagem e muito mais. A BeautyClass é uma plataforma online de cursos para profissionais da área da beleza que conta com mais de 50 cursos disponíveis, além de 150 aulas já produzidas.

Você pode aprender hoje mesmo novas técnicas com profissionais renomados no Brasil inteiro, sem nem mesmo sair de casa! Clique para acessar agora a BeautyClass e cadastre-se!

 

beautyclassPowered by Rock Convert