Mulher penteando cabelo

Saber como clarear o cabelo e aplicar técnicas de descoloração que são tendência é o desejo de muitas mulheres, bem como o público masculino. Esse clareamento é digno de técnicas específicas que que vamos te ensinar no decorrer deste artigo. Confira, a seguir, todas as informações!

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

 

Quer saber como clarear o cabelo naturalmente? Aprenda!

Existem inúmeras possibilidades de como clarear o cabelo rápido e naturalmente. Confira, a seguir, as melhores ideias para deixar as madeixas iluminadas!

Como clarear o cabelo com água oxigenada

Antes de qualquer coisa, é preciso lavar os cabelos com um bom condicionador. Em seguida, siga o procedimento da embalagem da água oxigenada. Atente-se aos volumes específicos:

10 volumes

Apresenta oxidação baixa e não agride tanto os fios com a pigmentação. Tem indicação para quem quer fazer um leve clareamento dos fios ou somente dar tom com uma coloração mais clara.

Nessa situação, a água irá auxiliar somente a dar o realce da coloração almejada.

20 volumes

Trata-se um dos volumes mais usados, com indicação para a cobertura de cabelos brancos, modificação de reflexos ou escurecimentos. Nos fios acastanhados claros, é capaz de clarear até duas tonalidades, porém em fios mais escuros como o preto, promove o clareamento somente de um tom.

30 volumes

Um tanto mais forte, o oxidante tem indicação para aqueles que almejam o clareamento em dois ou três tonalidades, partindo dos fios castanhos claros.

40 volumes

É a tonalidade mais forte de todas e tem uso somente para alcançar a tonalidade claríssima. Em razão de ser a de maior agressividade, tem recomendação de ser utilizada somente por um especialista.

Em momento de fazer a mistura do descolorante com a água oxigenada, é importante estar atento ao quantitativo de cada substância que está utilizando. A indicação é 1:1,5 do oxidante e descolorante.

Contudo, determinadas marcas fazem a indicação de uma proporção específica, diferente de uma embalagem para outra. Por isso, é importantíssimo estar a par das instruções do produto disponíveis pelo fabricante.

Diversos especialistas acrescentam a mistura de uma colher pequena de óleo de argan, porque tal substância é capaz de realizar a hidratação dos cabelos e ameniza os prejuízos provocados pela água oxigenada.

 

Como clarear o cabelo com tinta

As tinturas não apresentam a capacidade de clareamento do cabelo que já tenha sido tingido antes. Por isso, quem quer saber como clarear o cabelo naturalmente em um dia, com a tintura, deve ter em mente que esta química só pode ser utilizada em cabelos virgens, naturais.

A tintura permanente atua nos cabelos junto da água oxigenada que, misturados, compõem elementos denominados precursores de acopladoras e cor, com presença no tubo de coloração e de produto revelador.

Os elementos atuam de maneira a ativar a pigmentação precursora e promovendo o clareamento da pigmentação natural. Ao fazer a penetração na fibra dos fios, o exigência faz um inchaço na região e separa as cutículas, de maneira a expulsar a melanina original, gerando espaço para que a cor entre.

Os constituintes químicos da tintura causa um tipo de reação de oxidação, que gera o clareamento da melanina, de modo a permitir a absorção de novas pigmentação e fixação nos fios. Ao passo que os cabelos já estejam prejudicados com uma cor anterior, os elementos da tinta não estão aptos a expulsar a pigmentação artificial e não conseguem penetrar a fibra dos fios. Por isso, não há alteração da cor.

Ainda que a tintura não tenha a capacidade do clareamento em um cabelo já pintado, para saber como clarear o cabelo tingido, há a possibilidade de deixar os cabelos escuros para louros de modo saudável. Essa técnica se chama decapagem e retira a pigmentação artificial da coloração, presente em tintas, henna e tonalizantes, de maneira a preparar os cabelos para a coloração seguinte.

As tonalidades pretas ou ruivas, contudo, apresentam maior dificuldade de ter remoção dos fios, sendo necessário o procedimento de sessões a mais para que a pigmentação tenha a retirada total dos fios.

https://www.instagram.com/p/Bvm9i9ZjYKL/?utm_source=ig_web_copy_link

Para aquelas que querem saber como clarear o cabelo com tinta, deve ter em mente que trata-se de um clareamento forte, pois a tintura em questão apresenta oxidantes e amônia que fazem a penetração dos fios, com alteração da pigmentação natural, gerando nova coloração aos fios.

A partir dela, há a possibilidade do clareamento de 2 a 4 tons da cor natural, ao passo que os cabelos sejam virgens, escurecendo ou igualando as madeixas e fazendo a cobertura dos fios brancos. Este processo de clareamento dura por até dois meses, sem que desbote.

 

Dicas de profissionais para clarear o cabelo sem danificá-lo

Se o intuito é saber como clarear o cabelo loiro para um tom mais claro, há a necessidade de utilizar o processo de decapagem, que limpa a pigmentação.

Para o clareamento dos cabelos loiros, é válido também fazer uso de água oxigenada com baixo volume e Olaplex, uma substância potente para a proteção dos cabelos em combate aos prejuízos de descoloração.

Outro modo de elaborar este clareamento, com saúde, é fazer o investimento em mechas pontuais, que se espalham pelo comprimento. Além disso, é preciso escolher a cor, conforme a tonalidade da pele e dos cabelos do indivíduo.

Antes de clarear, é imprescindível frisar que os cabelos necessitam ter uma super hidratação. Se não, há a quebra e a coloração não consegue fixar. É, também, uma excelente ideia requisitar ao cabeleireiro um teste de mecha, em que a química tem aplicação em uma parte pequena dos fios para analisar a resistência dos mesmos.

 

Quer aprender sem sair de casa? Conheça a BeautyClass

A BeautyClass é uma plataforma de Cursos Online para profissionais da Beleza. São mais de 200h de cursos de todas as áreas.

A plataforma uniu alguns dos melhores profissionais de todos os segmentos de beleza e disponibilizou diversas séries de aulas com metodologias exclusivas, de maneira a ensinar você, profissional que busca evoluir e estar a par de todas as tendências estéticas.

Aprender com os melhores é a proposta da BeautyClass, que divulga em cursos as técnicas mais destacáveis para a elaboração de cortes, colorações, penteados, e muito mais! Quer saber mais? Clique aqui e aprimore suas técnicas!

beautyclassPowered by Rock Convert