cabeleireira secando o cabelo da cliente no salão

É natural do ser humano querer cuidar de sua aparência e, por isso, homens e mulheres do Brasil e de todo o mundo comparecem com frequência à clínicas de estética e salões de beleza. Entretanto, mesmo com o grande número de possíveis clientes, manter a agenda lotada continua sendo um desafio para muitos empreendimentos. Então, como atrair clientes para salão de beleza?

Quer acelerar a sua carreira? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Logo, como atrair clientes para salão de beleza é uma pergunta frequente de muitos donos e sócios de salões e, muitos deles, não fazem ideia de como fazê-lo. Por isso, neste post, você vai aprender a atrair clientes para o seu negócio com dicas profissionais. Acompanhe!

Por que o meu salão está vazio? Porque não consigo atrair clientes para salão de beleza?

Não conseguir atrair clientes é um dos problemas mais recorrentes nos salões de beleza. Isso ocorre por diversos motivos, mas, o principal deles, é que atrair clientes realmente não é tarefa fácil. Os consumidores desse tipo de serviço tendem a se interessar mais facilmente por um estabelecimento quando recebem uma indicação de um familiar ou amigo.

Além disso, certos fatores são cruciais para saber o motivo pelo qual o seu salão está vazio e você precisa estar atento (a) a cada um deles para conseguir arrumar a casa e dar a volta por cima.

Mulher cortando o cabelo da cliente no salão

Veja a seguir os principais motivos que ocasionam pouco movimento a um salão de beleza:

Oferecer mau atendimento

Oferecer um atendimento ruim é uma das principais causas de um estabelecimento sem clientes. Você precisa garantir que, desde a recepção ao profissional que irá finalizar o atendimento, o consumidor seja atendido com gentileza, alegria e educação.

Além disso, a recepcionista poderá oferecer um café ou água assim que o cliente chegar e convidá-lo (a) para esperar pelo horário marcado num lugar confortável. Ter uma boa rede Wi-fi, revistas atualizadas e uma TV em volume agradável faz toda a diferença.

Funcionários sem treinamento

Contar com funcionários sem treinamento é desastroso para o seu negócio. Isso porque um mau atendimento vindo de uma recepcionista ou um profissional de beleza, seja por falta de educação ou por uma técnica mau executada, pode levar um cliente a nunca mais voltar ao seu salão.

Por isso, é preciso ter em seu time profissionais capacitados e que estejam dispostos a aprender cada vez mais. Assim, você saberá como atrair clientes para salão de beleza de forma natural e gradativa.

Produtos de baixa qualidade

A qualidade dos produtos utilizados no seu salão afetará diretamente no resultado dos trabalhos que você reproduzir por isso, trabalhar com produtos de baixa qualidade fará com que seus clientes não se sintam satisfeitos com os resultados.

Como atrair clientes para salão de beleza? Como fidelizar clientes?

Para saber como atrair clientes para salão de beleza e como fidelizá-los, você precisa, primeiramente, conhecê-los muito bem. Por isso, você pode fazer uma boa análise do perfil do seu cliente, conferindo dados como onde moram, idade, sexo, quanto estão dispostos a gastar, preferências, inspirações e por aí vai.

Outro ponto bastante importante é oferecer um excelente atendimento. Todos os funcionários do seu salão precisam estar alinhados quanto às regras de atendimento e convivência para que o consumidor receba o mesmo padrão de atendimento, desde a recepcionista ao cabeleireiro, manicure, entre outros.

Além disso, proporcionar ao cliente uma experiência completa é o segredo do sucesso. Fazê-los se sentirem bem desde o momento em que pisam em seu salão até o momento em que vão embora fará com que eles falem bem do seu estabelecimento e o indiquem para familiares e amigos.

Mulheres no salão atendendo clientes

Ideias inovadoras para atrair clientes para salão de beleza: 8 dicas de profissionais

Além das dicas que já citamos acima, existem outras ideias que podem fazer toda a diferença nos resultados do seu salão de beleza. Dentre elas, fortalecer a sua presença na internet e redes sociais é uma das principais. Veja como atrair clientes para salão de beleza de 8 formas inovadoras:

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

1- Crie um perfil para o seu salão nas redes sociais

Uma pesquisa feita pela Hootsuite e We Are Social mostrou que os internautas brasileiros são campeões mundiais em tempo de permanência nas redes sociais, ficado cerca de nove horas e 14 minutos por dia conectados. Logo, os seus clientes estão nas redes sociais e, por isso, o seu salão de beleza precisa marcar presença lá também.

2- Cuide e fortaleça a sua imagem nas plataformas digitais

Utilizar as plataformas digitais ao seu favor poderá alavancar o seu empreendimento. Passar uma imagem de empresa séria e responsável fará com que o seu cliente se sinta muito mais a vontade e seguro para confiar nos serviços que você tem disponíveis.

Por isso, oferecer canais de atendimento nas redes sociais, responder dúvidas e reclamações com cordialidade, possuir bom um site e ser cadastrado no sistema Google Meu Negócio passará mais credibilidade e confiança para seus possíveis consumidores.

3- Crie um blog e Mantenha o site atualizado

Com a explosão da internet, as pessoas passaram a procurar por assuntos em que têm dúvidas em sites de pesquisa, como o Google. Por isso, é importante ter um blog para solucionar tais dúvidas, além de trocar experiências e divulgar os seus serviços.

Além disso, manter o seu site com um layout bonito e responsivo com informações atualizadas faz toda a diferença. Uma dica para aumentar o número de visitas é manter uma galeria caprichada de fotos de trabalhos realizados, testemunhos de clientes e promoções, dentre outras alternativas.

4- Promova disparo de e-mail marketing

Com uma simples lista de e-mails você poderá atrair novos clientes para o seu salão e também fidelizá-los. A dica para trabalhar o e-mail marketing é praticar o envio de newsletter, cupons promocionais, divulgação de eventos e conteúdos ricos como blog posts e matérias interessantes.

5- Invista em publicidade online

As plataformas Facebook Ads e Google Ads são excelentes ferramentas que podem te auxiliar a conquistar novos clientes que ainda não conhecem os seus produtos e serviços. Eles possibilitam que você defina o público-alvo ideal e direcione as campanhas para as pessoas que têm maior probabilidade de se interessar.

6- Faça promoções pelas redes sociais

As promoções fazem muito sucesso nas redes sociais e podem ser uma ótima maneira de conquistar novos clientes. Por isso, utilize as datas especiais para fazer promoções, oferecer descontos e sortear kits de beleza, assim como cupons de desconto.

7- Fortaleça o seu nome como marca

Transformar o nome do seu salão de beleza em uma marca é o sonho de muitos profissionais. Para isso, você precisará de uma logo para o seu empreendimento. Estampa-la nos uniformes de seus funcionários, cartões de visita, site, blog e redes sociais fará com que seus consumidores lembrem-se sempre do seu salão de beleza e serviços.

8- Proporcione uma experiência personalizada ao cliente

Para saber como atrair clientes para salão de beleza é preciso proporcionar uma experiência personalizada para cada cliente. A internet é uma excelente aliada para isso por possibilitar a coleta e monitoramento de dados importantes sobre o comportamento de seus clientes.

Com esses dados, você poderá, por exemplo, oferecer descontos e ofertas exclusivas para clientes que podem se interessar, ou aqueles que já realizaram muitos procedimentos. Dessa forma, você aumentará as chances de fidelizar os seus consumidores, além de conquistar cada vez mais novos.

Acelere a sua Carreira com a BeautyClass

Quer saber mais dicas de como atrair clientes para salão de beleza e acelerar ainda mais a sua carreira? Então você precisa conhecer a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma online para profissionais de beleza que conta com mais de 50 cursos e 150 aulas disponíveis nas áreas de marketing digital, gestão de salão e gestão de carreira, além de muitas outras.

Você poderá assistir todas as aulas quando quiser e, o melhor, sem sair de casa. Clique neste link para acessar a plataforma e cadastre-se!

Curso de Marketing e Gestão de Salão

Confira um trecho do curso, disponível na plataforma BeautyClass, Marketing e Gestão de Salão com Pedro Castro:

beautyclassPowered by Rock Convert