Cabeleireira com pente e secador na mão arrumando o cabelo do cliente

Um simples corte pode mudar completamente o caimento de um cabelo, assim como modelar o formato do rosto e contribuir para um visual mais harmônico e bonito. Você já percebeu como o cabelo ganha muito mais vida depois de algumas pontinhas a menos? Mas, como aprender a cortar cabelo?

Quer dominar essas técnicas? Então assine BeautyClass e tenha acesso a mais de 50 cursos completos por menos de 1 real por dia. Clique aqui!

Há diversas técnicas de cortes disponíveis e, com isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como aprender a cortar cabelo. Então, nesse post, nós iremos te dar excelentes dicas de corte para cada tipo de cabelo, acompanhe!

Há um jeito simples de aprender técnicas de corte?

Cada tipo de cabelo necessita de um corte específico, pois todos temos a espessura e formato dos fios diferentes, podendo até ter vários tipos de fio ao longo da cabeça. Por exemplo, uma mulher que possui cabelos cacheados, pode ter fios 3b em certa parte da cabeça, e noutra ter o tipo 3c.

Além disso, temos formatos de rostos diferentes e, cada um deles se dá melhor com certo tipo de corte. Rostos ovais, redondos, triangulares e quadrados precisam de caimentos específicos para que o visual final seja harmônico e equilibrado.

Um rosto quadrado, por exemplo, pode não se dar muito bem com franjas retas sobre a testa, já que elas podem ocasionar uma quebra visual na aparência e evidenciar ainda mais os traços quadrados.

Dessa forma, é importante analisar o tipo de cabelo e o formato de rosto de cada cliente antes de iniciar, além de ter uma conversa para entender quais são as reais pretensões com o corte. Isso evitará que o resultado não combine com o cliente, garantindo assim que seja conforme o esperado.

A BeautyClass pode te ajudar na dúvida sobre como aprender a cortar cabelo. Temos vários cursos com profissionais renomados por todo o país. Clique para acessar!

Como aprender a cortar cabelo feminino

As mulheres adoram fazer mudanças no visual e o corte é sempre uma das primeiras opções quando este é o assunto. Por geralmente possuírem os fios mais longos que os homens, elas têm uma cartela maior de opções e podem abusar dos mais diversos tipos de cortes.

Há muitas dúvidas sobre como cortar o cabelo feminino, dadas as inúmeras técnicas que existem atualmente. Cada uma dessas técnicas tem a sua especificidade e são ideais para certos tipos de rostos e fios de cabelo. Temos um post completinho sobre corte de cabelo feminino, clique para acessá-lo.

Nós listamos abaixo técnicas para cada tipo de cabelo e como cada uma delas deve ser executada para que o resultado final seja incrível. Então, se você quer aprender a cortar cabelo feminino passo a passo, confira:

Como cortar cabelo cacheado

Os fios cacheados precisam de uma atenção especial na hora do corte. Devido a sua textura encaracolada e expessura geralmente mais fina, eles necessitam de bastante cuidado para que o resultado seja de um caimento perfeito e com muito movimento.

Para saber como aprender a cortar cabelo cacheado, você precisa primeiro analisar a estrutura dos fios, assim como o volume e curvatura. Entendendo como o cabelo de sua cliente se comporta, você irá garantir que ele se mantenha com volume e definição.

Para dar aos fios encaracolados um caimento perfeito, o corte mais recomendado é em camadas. Existem muitas perguntas sobre como cortar cabelo cacheado em camadas, entretanto, o procedimento é bem simples e garante um resultado final incrível.

Neste corte, a parte de trás do cabelo fica com um comprimento maior, enquanto as partes de cima, são gradativamente menores. Assim, os fios ficarão com bastante volume e movimento.

Mulher com cabelo cacheado

Como cortar cabelo curto

Quando o assunto é praticidade, o cabelo curto é disparado um dos mais pedidos nos salões. Ele pode ser utilizado de diferentes formas e existem diversos tipos de cortes, como o chanel e o long bob, dos quais vamos falar logo abaixo.

Os fios curtos podem deixar um visual mais moderno e despojado ou deixar um rosto com um aspecto mais redondo ou quadrado. Por isso, é necessário avaliar o tipo de rosto de cada cliente para não errar!

Você pode deixar os fios retos para um resultado mais clássico ou repicá-los para agregar mais movimento e modernidade ao visual. Entretanto, para decidir entre repicar ou não, é preciso primeiro analisar qual o tipo de fio de sua cliente.

Como cortar cabelo repicado

Entre as vantagens do corte repicado está o volume e movimento que ele proporciona aos fios, que ficam com uma aparência natural e com bastante leveza.

Para fazer esse tipo de corte, o profissional deve dividir os fios em camadas e cortá-los em tamanhos diferentes, sendo que a diferença de tamanho entre as camadas não deve ser muito grande.

Você também pode pentear todos os fios para frente, amarrando-os no topo da cabeça e, com o auxílio de um pente fino, cortá-los em linha reta. Ao soltar o cabelo, o resultado final será de um corte em camadas repicado.

Como cortar cabelo chanel

O corte chanel é clássico e nunca sai de moda. Ele pode se adaptar aos diferentes tipos de mulheres e rotinas.

Curto na parte de trás e com pontas mais longas na parte da frente, o corte remete aos anos 60 e combina bastante com franjas dos mais variados estilos. Além disso, ele pode ser utilizado por mulheres de todos os tipos de rostos e fios.

Para fazer este corte, divida o cabelo ao meio, tendo a linha das orelhas como referência. Feito isso, divida a parte da frente em duas. Na parte de trás, siga uma linha horizontal e, na parte da frente, incline a tesoura num ângulo de aproximadamente 45º.

É importante que esse corte seja feito por um profissional para que o resultado seja conforme o esperado.

Como cortar cabelo long bob

No long bob, os fios são cortados pouco abaixo da linha do queixo e, geralmente, acima dos ombros. As pontas podem ser desfiadas ou retas, dependendo do desejo da cliente. Além disso, pode haver uma franja na frente pouco maior que o restante do cabelo.

Para iniciar, corte os fios na altura dos ombros ou três a quatro dedos acima. Inicialmente, o corte deve ser reto, mas você pode repicar as pontas para garantir mais movimento aos fios.

Feito isso, deixe a parte da frente pouco maior que a parte de trás, inclinando a tesoura, para que o resultado seja de um bico. A franja pode ser maior que o restante do cabelo, desfiada ou não.

View this post on Instagram

Beach Blonde ❤️ @essendyprofessional

A post shared by Sandro Benjamin (@sandropbenjamin) on

Como aprender a cortar cabelo masculino

Há diversos tipos de cortes masculinos e por isso muitas pessoas têm dúvidas sobre como cortar cabelo de homem. A boa notícia é que não há nenhum segredo e você pode fazer cortes incríveis, apenas tomando o cuidado necessário e buscando se aprimorar sempre.

O corte de cabelo social está entre os mais pedidos, dada sua versatilidade para diferentes tipos de rostos e ocasiões. Mas, na verdade, o social é um conjunto de cortes que possui características em comum, como o comprimento mais curto, além de linhas e divisões pouco marcadas.

Dentre as características desses cortes está o estilo degradê, que agrega estilo e naturalidade ao cabelo. Para aprender a como cortar cabelo degradê, é preciso ajustar os pentes e níveis da sua máquina ao longo da cabeça do cliente, gradativamente até o topo.

Homem de barba e corte disfarçado

Como cortar cabelo masculino com máquina

As máquinas de cortar cabelo vem com diferentes tamanhos de pentes, com diversos comprimentos e espaçamentos entre os  seus dentes. Você deve levar isso em conta de acordo com o tipo de corte que deseja fazer.

Por exemplo, os pentes 7 e 8 são indicados para quem deseja tirar pouco do cabelos, já que cortam a cerca de 2,5 cm do couro cabeludo.

Além disso, para saber como cortar cabelo com máquina, é preciso ter cuidado com as áreas do pescoço e atrás das orelhas, para que o acabamento seja adequado, sem ferir a pele do seu cliente.

Pessoa raspando o cabelo de um homem

Como cortar cabelo masculino com tesoura

O corte de cabelo masculino com tesoura é ideal para homens que desejam manter um comprimento maior em seus fios, já que, para cortes rentes ao couro cabeludo, o ideal é utilizar a máquina.

Existem diversos tipos de cortes que podem ser feitos utilizando a tesoura. Uma excelente dica para que o resultado seja agradável é cortar com o auxílio de um pente fino com os fios molhados.

Além disso, você também pode manter a parte de cima do cabelo levemente maior que a parte de trás e superior às orelhas.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Homem cortando cabelo do cliente

Saiba como aumentar as suas chances de ser um cabeleireiro de sucesso

Você pode aumentar as suas chances de ser um cabeleireiro renomado e bastante requisitado hoje mesmo e sem sair de casa!

Estudar é e sempre será a melhor forma de conquistar coisas novas e alcançar os seus objetivos, então o que você está esperando para estudar e crescer na sua carreira e profissão?

Quer aprender a cortar cabelo e ganhar muitos clientes? Conheça a BeautyClass!

A BeautyClass é uma plataforma de cursos online para profissionais de beleza. São diversos cursos em variadas áreas, como corte, coloração, mechas, barbearia, maquiagem e muito mais!

Na plataforma você terá acesso a aula de corte de cabelo masculino para iniciantes, assim como aula de corte de cabelo degrade, dentre outros cortes de cabelo masculino, bem como feminino.

Clique para saber mais sobre A BeautyClass e cadastre-se!

Com a BeautyClass você não aprende apenas técnicas, a plataforma te ensina a administrar

Além de excelentes técnicas de corte e barbearia, a plataforma tem diversas vídeo aulas de marketing, redes sociais e gestão de carrreira para que você aprimore ainda mais os seus conhecimentos e aprenda a administrar a sua carreira.

A BeautyClass também entrevistou profissionais que possuem anos de mercado e experiência, para retirar as suas dúvidas sobre carreira e te inspirar a construir e crescer na sua! Acesse já!

Assine a BeautyClass Flix e aprimore suas habilidades de corte

Aprimore suas habilidades de cortes femininos e masculinos com a BeautyClass hoje mesmo, sem sair de casa! Com a BeautyClass Flix você terá acesso a 50 cursos e mais de 150 aulas diferentes.

Está esperando o que para se tornar um profissional completo? Clique e cadastre-se!

Curso de corte com Sandro Benjamin: Primeiros Passos Para Um Corte Perfeito

Confira um trecho do curso de Corte com Sandro Benjamin, disponível em nossa plataforma: