
O dia-a-dia de um salão de beleza é recheado de desejos. Os clientes estão sempre buscando por inovação. Para conseguir o resultado esperado, procuram por profissionais qualificados. Renome e indicação acabam se tornando a porta de entrada. Mas, uma boa qualificação e resultados surpreendente atraem muitos clientes e a colorimetria pode ajudar nisso!
As mulheres estão sempre à procura de um Hairstylist expert em técnicas de coloração. A colorimetria acaba sendo buscada, mesmo de que forma intrínseca. Profissionais especialistas em coloração como Thiago Cardoso, Valério Valentin e Anderson Couto, se tornaram referência de Hair Designer.
Os profissionais da beleza, estão sempre buscando aprender novas técnicas para aperfeiçoar os conhecimentos. Ser um profissional melhor e mais completo é o ponto de partida para conseguir realizar trabalhos mais bonitos.
Para ser um profissional reconhecido e se destacar no mercado é necessário dominar técnicas mais avançadas. A colorimetria capilar é a bússola do colorista. Para aplicar as técnicas de coloração de forma eficaz é necessário compreender a matemática das cores. Quer entender mais? Acompanhe!
Colorimetria: o que é?
Ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação, a colorimetria também é utilizada pelos cabeleireiros. A colorimetria para o cabelo é uma técnica que deve ser aplicada por todo profissional. Mas, para empregá-la, é necessário um conhecimento aprofundado. A técnica exige um estudo dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras.
A Colorimetria Capilar, é a base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração adequada nos cabelos de seus clientes. No salão de beleza a técnica pode ser aplicada para:
- Identificação de cores naturais;
- Combinação adequada de tons e contrastes;
- Processos de neutralização.
Conhecer a composição da Colorimetria é determinante para profissionais que buscam manter um trabalho bem feito. O círculo cromático, é muito útil para os cabeleireiros, pois permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores.
Benefícios da colorimetria
Não apenas para sentir mais segurança para aplicar técnicas mais avançadas, se aprofundar nos estudo de colorimetria capilar é a munição que o profissional precisa usar na hora de fazer um trabalho mais elaborado. Entender como calcular as cores das tintas e prever seus efeitos nos fios é essencial para alcançar bons resultados.
As técnicas de colorimetria, ajudam o profissional a identificar tonalidades, diferentes texturas e estruturas de cabelos. O entendimento da tabela de colorimetria capilar permite que o cabeleireiro alcance tonalidades diferentes a partir de uma cor já presente nos fios. O cálculo correto das cores das tintas proporciona diversas vantagens. Entre elas:
Cabelos mais bonitos e saudáveis
A matemática das cores, quando calculada e aplicada da forma adequada, evita correções de tonalidade, pois consegue atingir o tom esperado com perfeição, sem deixar manchas nos cabelos. Com isso, a saúde e a beleza dos fios é preservada, garantindo um resultado prolongado.
Diminuição das chances de erro
O domínio de técnicas mais avançadas ajuda o profissional a executar os trabalhos com mais segurança. Os exercícios de colorimetria capilar ajudam o profissional a aprimorar o procedimento. Isso possibilita que a reputação do salão de beleza seja preservada, garantindo excelentes resultados, menores chances de erro e, consequentemente, satisfação dos clientes.
Economia de produto
O fim do desperdício, gera economia e pode ser alcançado pela aplicação da colorimetria capilar. Pois, ao saber calcular as tonalidades, o profissional tem a possibilidade de aproveitar as sobras de tinta, economizando nas compras e reduzindo o descarte dos tubos que podem ser reaproveitados.
Entenda a Classificação das Cores
A compreensão da classificação das cores é o primeiro passo para a realização da colorimetria das tintas. Para isso, é necessário compreender conceitos simples, como:
Cores primárias
Chamadas fundamentais, são necessárias para a criação das demais tonalidades. Representação: vermelho, azul e amarelo.
Matiz: a soma das três resulta no tom marrom.
Cores secundárias
Chamadas de complementares, são geradas a partir de três combinações com as cores primárias.
Representação: verde, alaranjado e roxo.
Matiz: verde é a junção de azul com amarelo, alaranjado é a junção de vermelho com amarelo, e roxo é a junção de azul com vermelho.
Cores terciárias
Todas as cores obtidas a partir da mistura de cores primárias ou secundárias.
Matiz: diversas possibilidades de combinação.
Composição da colorimetria capilar
A tabela de cores da colorimetria capilar não se limita ao entendimento das cores primárias, secundárias e terciárias. Não basta compreender quais são as cores frias, quentes e neutras, é necessário se aprofundar no conhecimento de tonalidades e conseguir desenvolver um raciocínio lógico para calcular composições. Para isso é necessário compreender:
Para que serve a altura de tom na Colorimetria?
A altura de tom nada mais é do que o tom alcançado com a Colorimetria Capilar. Existe uma tabela universal que pode ser utilizada para classificar esses tons, e pode ser utilizada para definir as cores naturais e artificiais presentes nos cabelos.
A classificação dos tons está presente nas embalagens de tinta para cabelo, e é representada pelo primeiro número impresso na caixa.
Como identificar as cores reflexo ou nuances?
A tinta de cabelo pode apresentar uma cor reflexo. Para identificá-la é necessário observar a embalagem. A cor reflexo é sempre representada pelo número que vem depois do ponto, ou seja, depois da indicação do número de tom. É possível encontrar tintas que possuem duas cores reflexo. Nesse caso, a numeração da tintura apresentará dois dígitos após o ponto.
A volumagem ajuda no clareamento dos cabelos?
Para alcançar uma cor mais clara em cabelos que possuem tom muito escuro, pode ser necessário um processo de descoloração (também aprendido na colorimetria). O uso de água oxigenada e descolorante é quimicamente mais agressivo, por isso, acaba sendo a última opção para clarear a base dos cabelos.
O cálculo da volumagem adequada de Água oxigenada a ser utilizada, deve ter como base o tom que deseja alcançar com a colorimetria.
Mas, como aplicar colorimetria corretamente?
O estudo da colorimetria pode ser feito por meio de um cursos que demonstram sua aplicação e matemática. Mas, aqui vamos fazer um pequeno resumo de como é dividido o estudo. Desse modo, será possível compreender os recursos para a compreensão das cores e suas relações.
Estrela de Oswald: ferramenta dos profissionais
Utilizada por profissionais que trabalham com Colorimetria, na estrela de Oswald estão dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias, de maneira que o especialista possa verificar quais se anulam e se neutralizam.
Compreender a estrela de Oswald é essencial para qualquer cabeleireiro que deseja se aprimorar em colorimetria. A utilização dessa ferramenta ajuda a alcançar a tonalidade desejada sem gerar grandes danos aos fios.
Fundo de clareamento na colorimetria capilar
Na colorimetria capilar o fundo de clareamento é representado por uma paleta de cores, que caracterizam os possíveis tons a serem alcançados durante o clareamento. Para isso, é necessário que o profissional considere os pigmentos naturais das fibras do cabelo. Existem dois tipos de pigmentos, e a cor de base final é determinada pela quantidade de cada um presente nas fibras capilares:
- Eumelanina: mais difícil de ser encoberto por outras tinturas, esse pigmento está presente em cabelos que vão do preto ao vermelho-escuro. Porém, a sua retirada dos fios e clareamento são facilitados por sua estrutura granulosa e bastante concentrada.
- Feomelanina: fios de cores claras e médias, este pigmento está presente em cabelos com tonalidades que vão do vermelho intenso ao amarelo. Sua tonalidades mais claras, facilita a cobertura dos fios por outras tinturas. Porém, a feomelanina é mais difícil de ser retirada dos fios, dificultando o clareamento dos cabelos.
A identificação do tipo de pigmento garante a aplicação adequada da tintura nos fios. Além disso, o resultado do tom é influenciado diretamente pela cor presente na base natural. Então, essa etapa, é primordial para que os conhecimentos de Colorimetria sejam aplicados da forma correta para encontrar a melhor solução e adequá-la ao desejo do cliente.
Avaliação e diagnóstico para aplicação da colorimetria
Na avaliação e diagnóstico o colorista precisa levantar as características presentes e as desejadas dos fios. Antes de realizar a definição é necessário identificar o fundo de clareamento e entender, junta ao cliente, qual das possibilidades de cor se adequa melhor com o tom desejado. A colorimetria possibilita que o diagnóstico seja mais preciso, considerando a estrutura do fio, permitindo ao profissional escolher uma técnica que seja compatível com cada tipo de cabelo.
Matemática da colorimetria
A escolha do tipo de tinta, de acordo com o fundo de clareamento, e a tonalidade desejada para o cabelo do cliente antecedem a aplicação da Colorimetria. A matemática dos fios é realizada a partir de alguns cálculos. A partir da soma de duas cores (presente no cabelo e a da tintura) é possível neutralizar a base, para então aplicar o tonalizante ou tinta com a cor desejada.
BeautyClass: aprenda novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos
Se você está buscando ser um profissional reconhecido, quer conseguir mais clientes, participar de eventos exclusivos e aprender com os melhores profissionais, então a BeautyClass é o seu lugar. A plataforma foi desenvolvida para facilitar o seu aprendizado. Com ela você aprenda novas técnicas para fazer trabalhos mais bonitos e com mais segurança.
Para que você possa se tornar uma referência e conquistar muito mais clientes é necessário aprimorar as suas técnicas. O BeautyClass Flix é uma Netflix do profissional da beleza. A plataforma de cursos de beleza online oferece os melhores cursos e mentores do mundo a preços que todos podem pagar.
Ideal para profissionais de beleza de todos os tipos e perfis que buscam evoluir e se desenvolver, o sistema permite aprender sem precisar sair de casa, possibilitando que você faça os cursos quantas vezes e a hora que quiser.
Colorimetria de A a Z: curso com Valério Benjamin
Para continuar aprendendo sobre colorimetria e aprimorar ainda mais as suas técnicas de coloração, a BeautyClass Flix possui um curso completo com o colorista Valério Benjamin.
Além do curso de colorimetria incrível, o programa possui mais de 50 cursos nas categorias: Barbearia, Coloração, Correção de Cor, Corte, Finalização/Baby Liss, Gestão de Carreira, Marketing e Gestão de Salão, Maquiagem, Mechas e Penteados. Já conta com mais de 145 aulas. E o melhor de tudo: todo mês entra uma nova aula!
Assista ao vídeo com um trecho do curso de colorimetria:
Quer acessar o BeautyClass Flix? Clique aqui!