Homem com tesoura na mão

O profissional de beleza precisa dispor de algumas características para conseguir se manter no mercado. Existem alguns pré-requisitos para que ele consiga fazer sucesso nesse segmento. Afinal, de nada adianta ser um expert em todas as técnicas e não saber lidar com os clientes ou não saber gerir sua carreira ou até mesmo o salão de beleza.

Separamos 20 características que todo profissional de beleza precisa ter. Cada uma delas se complementam para fazer de você uma referência no mercado de beleza. Por isso, se você está em busca do sucesso profissional é melhor da uma lida neste conteúdo! 

1- Ser um bom gestor

O profissional de beleza precisa saber gerir o seu a sua cadeira, carreira e muitas vezes o seu estabelecimento. Isso mesmo! Gerenciar o espaço em que trabalha é uma importante característica até mesmo para quem não é dono de salão. É necessário gerenciar o atendimento, para que as contas fechem no final do mês. 

Saber dividir o tempo e organizar as prioridades para que você atenda com qualidade, divulgue o seu trabalho e gerencie seu estabelecimento define até onde você vai chegar. A desorganização é um dos principais fatores para o fracasso seja na profissão, seja no seu empreendimento.

2- Ser um bom administrador

Gerir e administrar estão correlacionados, mas levam a ações e obrigações diferentes. Administrar vai além de pessoas, está ligado a números e mercadorias. Custos, despesas e receitas. Cadeiras e comissões. 

Para os profissionais de beleza que são donos de salão a administração é primordial. Saber como está a saúde do seu negócio é fundamental. Além disso, é importante lidar com gastos e custos para que a conta feche no final do mês. Então, o pulo da cadeira para a chefia deve ser feito de forma consciente e com muita cautela, no tempo e momento certo.

3- Ser um bom líder

Liderança é essencial. O profissional de beleza deve ter essa forte característica, tanto para lidar com os colaboradores, quanto para lidar com os clientes. A liderança está presente tanto no contato do profissional da beleza com outros profissionais do salão como também no contato do profissional com os seus clientes. 

O profissional que possui essa característica consegue dizer não a cliente que tem o cabelo danificado e quer fazer descoloração. Essa característica permite que ele saiba como falar e o tom certo para usar com todos que estão a sua volta. A liderança indica que você também se importa genuinamente com o seu cliente, colega de trabalho ou colaborador e que você quer o melhor para ele, mesmo que as vezes você tenha que dizer não.

4- Busca crescimento constante

Crescer em sua área de atuação deve ser uma das principais características do profissional de beleza. Ou seja, buscar conhecimento e capacitação constante. O profissional de beleza não deve dar espaço a acomodação. Pois, isso atrasa os seus conhecimentos e afasta os clientes. Ninguém gosta de ir à um profissional que não é atualizado e que não sabe o que está na moda. O profissional de beleza precisa ser um camaleão e se adaptar as novas tendências e solicitações de visuais pelos clientes.

Profissional da beleza cortando cabelo do cliente

5- Saber lidar com imprevistos

Essa é uma característica completamente necessária, pois em casos onde um procedimento dá errado, é preciso saber como contornar e resolver da melhor forma possível e isso o conhecimento vai te ajudar bastante. O profissional que possui mais conhecimento está mais preparado para lidar com contratempos e erros, ficando tranquilo e seguro sabendo o que fazer para solucionar o problema. 

6- Ter boa comunicação

A comunicação é boa não apenas para o convívio interno, mas é primordial para a captação e retenção de clientes. O tempo que o cliente passa no salão deve ser agradável. A troca com o profissional de beleza é sempre um ponto positivo que o faz voltar. Então seja comunicativo, mas entenda que cada cliente tem um perfil diferente. É preciso ficar atento, afinal as vezes o seu cliente não gosta muito de conversar ou até mesmo não está em um bom dia. 

7- Tomar iniciativa

Ter iniciativa e ir atrás de aprendizado é uma das características mais fortes do profissional de beleza. Pois o tempo no salão não deve ser apenas de execução, mas também de conhecimento. A iniciativa também é também fundamental para conquistar uma nova posição ou conseguir um emprego em um salão que você tanto sonha em trabalhar. Crie a sua própria sorte, não fique parado e vá em frente atrás de seus sonhos.

8- Ser flexível

A flexibilidade é importante para todas as profissões, e não é diferente para os profissionais de beleza. Ser flexível não é ceder a todas situações, é simplesmente ter “jogo de cintura”, entendendo o outro lado, negociando e adaptando-se à situações. A flexibilidade é a arte da negociação.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

9- Cuidar da higiene (pessoal e do local de trabalho)

Parece óbvio não é? Mas isso é uma das grandes reclamações que os clientes possuem ao ir a um salão ou ser atendido por um profissional de beleza. Profissional de beleza deve ser impecável com a sua higiene pessoa e do local. Imagina a situação: a cliente passa horas em sua cadeira, portanto ela vai reparar em todos os detalhes seus, unhas, sujeira e organização da mesa, etc. O profissional de beleza que não cuida da higiene pessoal e do local afasta clientes.

Pedicure fazendo as unhas da cliente

10- Ser criativo e inovador

A criatividade e inovação geram novas técnicas. A forma de execução é única e deve ser desenvolvida por cada profissional a seu modo. Entender das particularidades da fibra capilar, do couro cabeludo, dos fios, das tonalizações, nuances e todas as coisas relacionadas aos cabelos. Ou então, conhecer profundamente a pele, as unhas, enfim, seja qual for a área de atuação, o profissional deve ter conhecimento profundo para desenvolver o seu próprio método de cuidado. Entendendo as técnicas com profundidade é possível ser criativo e adaptar à todas as necessidades e demandas que o seu cliente tiver. A criatividade existe para aqueles que tem grande repertório de conhecimento e experiências.

11- Saber ouvir

Não apenas saber falar, mas é importante saber ouvir. A cadeira do salão se torna um grande confessionário ou uma cadeira de psicanálise. Por isso, saber ouvir é muito importante para o profissional de beleza.

12- Priorizar sempre a saúde do seu cliente

A saúde do seu cliente sempre vem em primeiro lugar. Quando pensamos nos cabelos por exemplo, a saúde do cabelo não é algo que o cliente considera na hora de escolher o que quer fazer nos fios. Por isso, é papel do profissional da beleza dar as instruções corretas para que a cliente saia do salão satisfeita. Priorizando sempre a saúde do cabelo e não a vontade da cliente. Seja qual for a sua área de atuação no mercado de beleza, lembre-se sempre que a saúde do cliente vem em primeiro lugar, mesmo que para isso você terá que abrir mão de um serviço.

13- Valorizar o diagnóstico capilar na hora de indicar produtos

Essa dica vai em especial para cabeleireiros. A saúde do cabelo depende da valorização do diagnóstico capilar. O valor do procedimento ou a vontade de executar nunca deve falar mais alto do que a indicação do melhor produto para o cabelo segundo o diagnóstico e não o faturamento.

14- Saber lidar com erros

Os erros de outros profissionais podem cair nas mãos do profissional da beleza. Então, saber lidar com eles também pode ajudar a fidelizar o cliente. Não há necessidade de reforçar que o seu colega de profissão errou, isso já está claro para o seu cliente. É importante sim orientar o que você vai fazer para consertar o erro do outro e porque a sua técnica é a correta para isso.

15- Conquistar a confiança das clientes

A confiança do cliente não é executada com um bom papo, mas com um cabelo excepcional. Os resultados do procedimento dirão a cliente que você é um profissional de confiança. Além disso, é exatamente o resultado que fideliza e fará com que ela faça a indicação do seu serviço.

16- Trabalhar com excelência e transparência

Todo profissional deve buscar oferecer um trabalho de excelência e com total transparência. O profissional de beleza mostra a transparência antes da execução, quando diz a cliente não o que ela quer ouvir, mas o que o cabelo dela suporta. E a excelência durante a execução das técnicas. O mesmo se aplica ao maquiador e a manicure e todos os outros profissionais da área.

17- Ter equilíbrio

O equilíbrio é uma característica dos grandes. Saber dosar as emoções e ter tranquilidade ao falar com o cliente e durante a execução do trabalho é extremamente necessário. Há pessoas que não gostam de excesso, portanto ter uma postura neutra e equilibrada é garantia de sucesso com seus clientes.

18 – Ser humilde

Humildade é importantíssimo para um profissional de beleza. Isso se aplica na troca com os profissionais do ramo e na execução de trabalhos. A humildade é saber que você sempre pode aprimorar sua técnica, melhorar o seu atendimento e ir atrás do aperfeiçoamento ou até mesmo reconhecer um erro e aprender com ele.

19 – Trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é o que rege o salão. Saber lidar com assistentes e ensiná-los, ter ótimo relacionamento com recepcionistas. Ter momentos de troca com outros profissionais, ou até mesmo fazer a indicação de clientes para profissionais mais capacitados, é sempre muito importante.

20 -Se adaptar a cultura organizacional

Ser introduzido em um ambiente e conseguir se adaptar a cultura organizacional é muito importante. A cultura organizacional é o conjunto de valores, regras e hábitos de um determinado salão ou empresa. Para o profissional de beleza que não é dono do salão, dispor dessa característica ajudará, e muito, a conseguir conquistar o seu espaço e ter uma relação saudável com todos.

Gostou do conteúdo? Então comente e diga qual dica você daria para o seu colega de profissão ou o que você precisa desenvolver para atingir o sucesso! Não deixe de ler os outros conteúdos para profissionais de beleza aqui no Blog da BeautyClass.

beautyclassPowered by Rock Convert