Bruno Lotufo mexendo no cabelo da cliente

Você escolheu uma profissão de glamourosa, porém de muita responsabilidade também. Não é tarefa fácil cuidar das madeixas de outras pessoas, justamente por que cada ser é único, necessitando de cuidados especiais.

Sendo assim, como ser um cabeleireiro de sucesso? Neste artigo mostramos a você 8 pontos essenciais para virada. Serão 8 dicas que não podem ser deixadas de lado pois, elas são a base para que você se torne um cabeleireiro de sucesso!

1-Faça muitos cursos de cabeleireiro

Estar um passo a frente, com certeza, tem ligação com o sucesso. E no mercado da beleza isso significa estar sempre por dentro das novas tecnologias, demais novidades e tendências entre os cabeleireiros. Para isso, atualize-se constantemente. Faça muitos cursos de cabeleireiro e se especialize periodicamente.

Aproveite a era digital para obter uma infinidade de cursos online, podendo assim controlar seus horários e quando poderá assistir às aulas. Seja referência no que faz e invista fortemente em vários cursos de cabeleireiro para que isso aconteça. Os cursos online além de serem muito práticos pois podem ser assistidos em qualquer lugar, existem muitas boas opções no mercado, o maior e mais completo é a BeautyClass que oferece diversos cursos de cabelo, maquiagem, marketing e muito mais.

2- Se atualize com tendências e referências

O cabeleireiro que sabe o que será tendência alcança oportunidades maiores do que os outros profissionais da área. Em razão disso, pesquise bastante, faça muitos cursos! Esteja sempre a frente se informando sobre o que será tendência.

Comece desde já. Antes que qualquer outro salão ou profissional ofereça você o procedimento que está na moda, se atualize e esteja pronto para o trabalho. Busque se renovar com o que tendências no Brasil e no mundo. Veja o que as francesas, americanas e mulheres de outros países estão usando. Conheça sobre seus tratamentos e outros procedimentos e traga-os para suas clientes.

3- Ame o que faz

Isso pode até soar como clichê, mas inegavelmente é a pura verdade. Se tornar um cabeleireiro visando apenas o lucro ou até “achar outra coisa” não é aconselhável. O trabalho de um cabeleireiro profissional não é mecânico e padronizado, é preciso cuidado aos detalhes, ter paixão pelo resultado  e se imaginar criando obras-primas a todo instante.

Fuja do conceito “linha de produção”, onde você apenas faz mais uma. Amar o que faz é a fonte para fazer o melhor, para dar tudo de si e consequentemente ser visto como especialista, um cabeleireiro de sucesso. Não pense nem por um segundo que seus clientes não veem estampado em seu rosto se você ama ou não o seu trabalho, isso se reflete automaticamente.

4- Seja organizado

Tenha em mente que, saber tudo sobre cabelos, ter muitos quadros com seus vários diplomas de cursos de cabeleireiro e amar o que faz, não surtirão o sucesso tão almejado se você for um profissional desorganizado.

Pode parecer meio chocante e dramático, mas estamos falando de negócios e se você é desorganizado nos negócios, o dinheiro entra sem você perceber e sai sem você notar. Isso mesmo, a organização é um fator que jamais pode ser deixado de lado.

Liste, faça planilhas, verifique entradas e saídas. Organize o que é prioridade e o que pode ser feito de forma secundária. Colha feedback do resultado, da equipe e dos clientes. Mantenha as finanças e o trabalho diário organizado e com isso tenha controle sobre tudo o que acontece no seu dia a dia.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

5- Seja firme no que acredita

Frequentemente vemos em salões de beleza, clientes pedindo por procedimentos que não podem ser realizados. Seja uma moça com o cabelo fragilizado querendo se tornar loira platinada, seja outra com química escolhendo outra química que não é compatível com a anterior.

Essas e outras diversas situações por vezes acontecem e cabe ao cabeleireiro ter uma postura firme e direta. A franqueza não está associada a rudeza como muito se pensa. De uma forma carinhosa porém firme é seu dever como profissional se posicionar e mostrar a cliente o conhecimento que possui e quer usá-lo somente para o bem.

A menos que ela também seja uma cabeleireira você é a pessoa qualificada parar dizer o que é bom ou não para os fios. Não permita que isso seja minimizado. Você possui o conhecimento. Demonstrar incerteza perante situações como essa fará com que você perca credibilidade no trabalho. Isso vale também para cursos de cabeleireiro que fazem um lindo cabelo na frente de todos e se esquecem que aquela pessoa/modelo vai precisar manter aquele cabelo após o curso.

6- Invista em Marketing Digital para cabeleireiros

É necessário que você entenda que o mundo atual está centralizado em Tecnologia da Informação, por isso, investir em Marketing Digital para salões de beleza é um ponto importante para ter sucesso na carreira. Folhetos, outdoors e panfletos até funcionam, porém o consumidor mudou e também mudou sua forma de buscar informação.

Agora, em vez da empresa ir até o cliente, ela mesmo tem buscado exatamente o que quer por meio de veículos na internet e por isso você precisa estar preparado com um excelente conteúdo para oferecê-lo. Se você ainda tem dúvidas sobre marketing digital para cabeleireiros e salões de beleza, confira esse curso sensacional do especialista Pedro Castro deu BeautyClass

7- Saiba tirar fotos

Registre o seu trabalho. As clientes adoram ver. O portfólio do seu trabalho faz muito sucesso. Obviamente cada cabelo é único e em razão disso o dela não será como o de outras, entretanto, as fotos dos trabalhos já realizados contam muito para analisar detalhes e deixar a futura cliente mais confiante em contratar os seus serviços.

As fotos mais famosas são as de antes de depois que comumente vemos por aí. A transformação proveniente de um trabalho bem-feito chama à atenção e atrai pessoas consideravelmente a conhecer e experimentar os procedimentos realizados por este profissional.

Os grandes profissionais investem muito em fotografia, chegam a comprar Ring Ligths e outros acessórios de iluminação e fotografia e sempre andam com os celulares mais modernos. Isso tudo para garantir ter sempre a melhor foto possível! E você acha que o salão deles sempre vive cheio de clientes lindas e do cabelo perfeito e virgem? Nada disso, eles investem tempo e dinheiro fazendo cabelos em troca de fotos e divulgação! Nada cai do céu pessoal! Quer saber mais sobre isso? Assista esse curso do Bruno Lotufo, melhor colorista do Brasil e dono de um super instagram ensinando como tirar fotos: Link Landing page Lotufo

8- Monte uma equipe de confiança

Mesmo que você seja um cabeleireiro profissional autônomo, pense grande e além. Monte uma equipe competente e de sua confiança para trabalhar contigo. As experiências de outros profissionais e os novos olhares agregam enormemente para um melhor resultado.

Fazer tudo sozinho, todo o trabalho, cuidar da parte financeira, comprar produtos, e fazer toda a publicidade é estafante para uma só pessoa. Ademais, você pode notar que os maiores nomes neste segmento possuem uma equipe bem treinada e qualificada pronta para qualquer desafio. Não tenha medo desta parceria, ela só tem a somar.

Você tem uma longa jornada pela frente. Ela será árdua porém compensadora. Não tenha receio de investir nesta profissão. O retorno financeiro e o sucesso estão a passos que você pode dar! Essas dicas iniciais são o ponta pé para uma carreira renomada. Não desista diante de empecilhos e obstáculos, eles estão aí justamente para serem ultrapassados por você. Começa neste exato momento e lembre-se que, daqui um ano você pode olhar pra trás e agradecer por ter começado hoje!

beautyclassPowered by Rock Convert