profissional da beleza
Powered by Rock Convert

Você tem interesse na área da beleza, quer desenvolver alguma habilidade nesse ramo para ter uma renda extra, mas não sabe por onde começar?

Neste post, vamos apresentar algumas ideias para que você possa iniciar sua carreira e ganhar dinheiro nas horas vagas como profissional de beleza, sem sair de casa e sem gastar muito. Confira!

A área da beleza oferece muitas oportunidades 

O Brasil é um dos países em que as pessoas mais valorizam serviços ligados à estética e à beleza, tanto que dificilmente este ramo entra em crise. Em tempos de “vacas magras”, as pessoas podem diminuir seus gastos substituindo produtos e serviços mais caros por outros mais baratos ou diminuindo a frequência de consumo, mas não deixam de investir em beleza e bem-estar. E não estamos falando só as mulheres, hein? Os homens brasileiros estão cada vez mais vaidosos e cientes da importância de se cuidarem.

Neste cenário, há muitas oportunidades para quem deseja atuar na área da beleza, mesmo que não tenha tanto tempo disponível e não possa ou não queira abrir um salão ou trabalhar em um. Se organizando direitinho, você pode aproveitar seu tempo livre para prestar serviços em sua própria casa ou atendendo clientes em domicílio. 

O importante é se profissionalizar para oferecer um serviço de qualidade, além de separar um cantinho minimamente equipado para atender seus clientes, caso opte por fazer isso em sua própria casa. A boa notícia é que há excelentes cursos online, com profissionais renomados e preço acessível, facilitando para que você possa se qualificar na área de sua preferência e começar logo a ganhar dinheiro. 

Veja a seguir algumas opções de serviços que você pode realizar para ter uma renda extra com beleza sem sair de casa!

1. Maquiagem e cursos de automaquiagem

mulher sendo maquiada.

Além da maquiagem social, para festas e eventos, você pode trabalhar com cursos de automaquiagem, tanto individuais, como em grupos, dependendo do espaço que você tiver disponível em sua casa.

Mesmo que você já tenha um talento natural, é importante fazer cursos para aperfeiçoar a técnica e produzir suas clientes de maneira adequada, deixando-as super satisfeitas e fazendo com que queiram marcar com você novamente nos próximos eventos que tiverem. A concorrência é grande nessa área, então você precisa criar um diferencial.

2. Design de sobrancelhas

Essa é uma área que está super em alta e oferece várias possibilidades, como micropigmentação e aplicação de henna.

As mulheres costumam valorizar muito uma sobrancelha bem-feita, e muitos homens também já procuram por este serviço, mesmo que seja apenas para tirar os excessos com pinça ou linha, sem necessariamente delinear a sobrancelha.

3. Alongamento de cílios

Este serviço tem sido muito procurado, tratando-se de uma grande tendência atual. Com o alongamento de cílios, a pessoa já acorda parecendo que está maquiada, facilitando o ritual de beleza do dia a dia.

4. Manicure

mulher fazendo as unhas

Powered by Rock Convert
Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert
Banner Mechas ExpertPowered by Rock Convert

Além do serviço comum de manicure e pedicure, você pode também se especializar em nail art (unhas decoradas) e/ou em unhas de gel e outros tipos de alongamento de unhas, como as de fibra de vidro, agregando ainda mais valor ao seu serviço.

Uma vantagem é que o material necessário para começar tem um custo relativamente baixo: cadeiras confortáveis para você e a cliente, que podem ser aproveitadas das que você já tem em casa, um banquinho mais baixo para fazer pedicure, pelo menos dois bons alicates (caso um estrague, você não fica na mão), palito de unha, lixas, algodão, removedor de esmaltes e esmaltes de cores variadas. É importante ter um esterilizador e/ou trabalhar com material descartável, prezando pela higiene, saúde e bem-estar de seus clientes. 

5. Penteados

Assim como na maquiagem, há muitas mulheres que preferem ser atendidas em casa do que ir a um salão para fazer penteado. Se ainda não tiver muita habilidade, é possível começar fazendo apenas escova e ondas, por exemplo, e ir aprendendo outros tipos de penteados aos poucos.

Você precisará de um lavatório, que pode ser do tipo portátil para facilitar caso seja necessário transportá-lo em algumas ocasiões, pelo menos um bom secador, uma boa escova de cabelo, chapinha, babyliss, um spray fixador de boa qualidade, pente fino e demais acessórios como grampos, elásticos próprios para cabelo, etc.

6. Depilação

Depilação com cera quente, fria, linha… Veja com qual ou quais tipos você prefere trabalhar e também é muito importante ter um espaço para colocar uma maca em um local que seja mais reservado, com porta, e, de preferência, que tenha um banheiro próximo, pensando no conforto e privacidade de seus clientes.

7. Massagem e drenagem

mulher sendo massageada

Aqui vale a mesma dica do tópico anterior em relação à maca. Você pode trabalhar com diversos tipos de massagem: redutora, modeladora, relaxante, além da drenagem linfática. 

Uma das vantagens de oferecer esse tipo de serviço é o baixo custo envolvido, já que não exige gastos com equipamentos ou energia, por exemplo. Você precisará apenas da maca, alguns cremes específicos, dependendo do tipo de massagem, que deverão ser recomprados de tempos em tempos e… das suas mãos (além do seu conhecimento, é claro)!

Mais algumas dicas para atendimentos em casa

Você não precisa se limitar a oferecer apenas um serviço. Desde que esteja devidamente capacitada, quanto mais serviços de beleza você puder oferecer, melhor. Comece por aquele em que você julga ter mais facilidade e vá, aos poucos, aprendendo novos ofícios para atender à demanda dos seus clientes.

Provavelmente, seus primeiros clientes serão familiares e amigos, que podem ter ajudar a divulgar seu trabalho boca a boca, umas das formas mais eficazes e poderosas de divulgação que existe. Também é interessante criar um perfil no Instagram para postar os resultados do seu trabalho — sempre com a devida autorização do(a) cliente.

Atenda com horário marcado, de acordo com sua disponibilidade, seja sempre pontual e procure separar um cantinho para seus atendimentos, evitando misturar a rotina da família  (caso more com a sua) ao trabalho, para que não haja inconvenientes ou interferências indesejadas. 

Cuide também da questão da higiene, armazenando adequadamente e zelando pelo seu material assim como pelo seu espaço de trabalho. Não é porque você atende em casa que precisa ser feito de qualquer maneira, certo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais dicas para desenvolver sua carreira no mercado da beleza!