Cabeleireira ao lado da cliente.

Ao começar neste segmento e carreira maravilhosa, que é a do profissional da beleza, ao longo do tempo, você pode sem querer não perceber a prática de algumas ações que farão toda a diferença entre o sucesso e o fracasso certeiro.

Para que você não cometa estas falhas, elaboramos um guia com 7 erros que destroem a carreira do profissional da beleza. Acompanhe com a gente e não permita que estes “pecados” façam parte do seu dia a dia no trabalho.

1- Arrogância

A arrogância pode se tornar a ruína de qualquer profissional, especialmente o profissional da beleza. Isso porque profissional que acredita saber mais que os outros terá uma imensa dificuldade em trabalhar em equipe.

O trabalho em equipe é fundamental para construção do sucesso no mundo da beleza. Você precisa ter parceiros em quem confia e dividir tarefas com a certeza de que toda a equipe está realizando um bom trabalho.

Seja você maquiador, cabeleireiro ou qualquer outro profissional da beleza aprenda que sozinho você não irá muito longe. Imagine quantas pessoas você pode atender em um dia? Agora imagine quantas você e sua equipe podem atender no mesmo dia?

Por isso, não se deixe enganar achando que sabe mais que todos os outros, pois uma equipe bem treinada saberá lidar com uma gama muito maior de situações no trabalho do que uma pessoa só que acredita que tem todo conhecimento do mundo.

2- Não se atualizar com novos cursos

Essa dica do que não fazer tem muito a ver com a anterior. Profissionais que são mais cheios de si acreditam que tudo que deveriam aprender já foi aprendido e por isso não precisam de novos cursos e atualizações.

Taí outro terrível engano. Quer ficar para trás rapidamente? Pare de fazer cursos. Em pouco tempo você será o profissional mais desatualizado do mercado. Não cometa este erro jamais. Faça periodicamente novos cursos, descubra o que é tendência e mergulhe de cabeça. Se o curso falar de algo que você já sabe, aprimore reinvente e busque outros, só não pare.

O mercado da beleza é constantemente invadido por novidades e por isso o que não vai faltar são novas tendências saindo do forno para você se atualizar.

Se você tem dúvidas de qual curso de cabeleireiro ou curso de maquiagem você deve fazer, veja esse outro artigo nosso:

3- Menosprezar clientes

Isso não só vai destruir sua carreira como profissional da beleza, como vai destruir qualquer outro ramo que você queira seguir. Não se esqueça jamais que seus clientes são sua fonte de renda. Você é um artista e precisa sim dos seus “fãs”.

Uma vez que seu trabalho foi reconhecido por seus clientes não os menospreze tendo a falsa impressão que já é famoso e por isso pode ignorar seus clientes e mesmo assim eles estarão sempre à disposição. É Justamente ao contrário. Quanto mais você for reconhecido mais deve se colocar à disposição sendo humilde e mantendo o profissionalismo que tinha desde o início.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

4- Trocar de salão o tempo todo

Sendo um profissional dedicado, querendo a todo momento expandir os horizontes e o conhecimento é natural que você queira trocar de salão para algum lugar que tenha mais a ver com sua personalidade ou até mesmo por questões financeiras, se houver alguma proposta melhor.

No entanto, seja cuidadoso. Nada de pular de um salão para outro ano a ano ou até mesmo mês a mês. Isso resulta na perda da sua credibilidade como profissional da beleza. A pergunta que mais surgirá é: porque você não se dá bem em nenhum local? Outro ponto ruim desse troca-troca de salão é que você pode perder algumas clientes, ou então ficar levando-as de um lado para o outro

5- Não investir no Marketing Pessoal

Outro ponto importante para que seus clientes simplesmente não contratem seus serviços é se você mesmo não os usa. Exatamente. Sendo um profissional da beleza o que mais sua clientela quer ver é beleza, concorda?

Sendo assim, se você não faz um bom marketing pessoal comete um erro feio. Vista-se com profissionalismo e seriedade, mantenha o cabelo, pele, mãos e unhas impecáveis. As mulheres estejam sempre bem maquiadas e com os cabelos bem tratados e modernos. Dê vida e personalidade ao seu estilo para que seus clientes saibam que o tratamento que é oferecido a eles você já usa há muito tempo.

Não investir no marketing pessoal, com certeza, leva o profissional da beleza a perder oportunidades de novos clientes, pois à primeira vista as pessoas querem ver o resultado de um trabalho bem-feito já no profissional da beleza antes mesmo do que nelas.

6- Não cuidar da saúde

Esse é um dos pontos que também leva qualquer pessoa a cair em sua carreira profissional. Não pense que não estar de bem com sua saúde não resulta em nenhum problema no seu trabalho porque você está enganado.

Trabalhar demasiadamente, sem horas de descanso, de boa alimentação e exercícios regulares cedo ou tarde vai refletir de uma maneira muito negativa no seu trabalho. Faltas, pouca disposição e estresse são só algumas das situações incomodas que você passará se não cuidar da sua saúde.

Para manter-se ativo, firme, pronto para trabalhar com um sorriso no rosto, cuidar da saúde é uma prática primordial.

7- Não possuir planejamento financeiro

Quer ver sua carreira ruir em pouquíssimo tempo? Não tenha um bom planejamento financeiro. Isso mesmo. Nenhum profissional, por melhor que seja resiste a falta de planejamento. Uma hora ou outra tudo se mistura e desorganização impera.

Não caia nessa. Tenha um planejamento financeiro firme com todas as possibilidades, entradas, saídas, planos, imprevistos, tudo bem definido dentro dele. E cumpra! Esse tipo de coisa não é algo fantasioso ou algum sonho a ser alcançado. Planejamento financeiro é pra ser cumprido passo a passo para que os lucros possam ser vistos.

Agora que você um pouco mais sobre os erros comuns, porém certeiros para acabar com a carreira do profissional da beleza, passe longe de cada um deles, e trabalhe incessantemente para que nenhum faça parte da sua rotina de trabalho nem por um único dia sequer. Pois, afinal de contas, o que todos nós queremos definitivamente é o sucesso!

Na BeautyClass temos alguns cursos que podem ajudar você, como o de marketing digital e diversos cursos para se atualizar! Se quer saber mais clique aqui