Mulher colorindo cabelo

Se você decidiu mudar a cor dos cabelos em casa e não procurou o seu cabeleireiro para dar as devidas orientações, pode estar um pouco desesperada neste momento se algo deu errado. Sim, é um pouco mais complicado do que parece, uma vez que cada estrutura do fio, cor base, tipo de produto, tudo influência para certo resultado.

Porém, não se preocupe, nós como profissionais sempre temos uma maneira de amenizar um problema capilar e as vezes até salvá-la de um desastre. Muito embora quando se trata de química, algumas vezes o dano acaba sendo irreversível. No entanto, neste post traremos os erros mais comuns ao colorir os cabelos em casa, porque não deve ser feito, e algumas maneiras de consertar isso. Acompanhe todos os detalhes!

A cor do meu cabelo ficou mais escura do que eu queria

Compreensivelmente, isso é um pouco mais difícil de consertar do que se sua cor estivesse muito clara. Mas nem tudo está perdido – encontre um shampoo clarificador. Também conhecidos como shampoos purificadores ou desintoxicantes, os shampoos clareadores removem o acúmulo de produtos do seu cabelo para uma limpeza extra profunda.

Nada de usar shampoo clareador colorido; a ideia é lavar o máximo de cor possível. Lave as áreas escuras demais algumas vezes para obter a máxima eficácia. Então, em algumas semanas, quando você tentar um tom mais claro, converse com seu cabeleireiro, para que ele faça um trabalho seguro antes de você mesma colorir, para levantar ainda mais pigmento artificial para que a sua cor fique perfeita.

Eu descolori meu cabelo até o ponto de quebra

Esse problema é recorrente. Muitas clientes acham que podem descolorir os fios em casa e se deparam com um problema seríssimo que é o corte químico. Os fios ficam elásticos e se rompem até mesmo dias depois de haver a descoloração.

Lidar com cabelo descolorido que deu errado tem que ter o máximo de cuidado. Em primeiro lugar, considere a ideia de ir ao salão de beleza para cortar e remover os fios mais danificados, para que seu cabelo cresça mais saudável do que antes.

Uma vez que o pior tenha sido cortado, troque seu condicionador habitual por uma máscara de cabelo hidratante para restaurar a força em seus fios. Por fim, um cronograma capilar contendo hidratação, nutrição e reconstruir será importante para ter seus fios saudáveis de volta.

O cumprimento do cronograma deve ser rigoroso para que os resultados sejam visíveis. A recuperação do seu cabelo, também depende de dar um tempo em químicas, seja em casa, seja no salão.

A cor dos cabelos ficou muito avermelhada

Se a cor do seu cabelo ficou vermelha demais para o seu gosto, dê um tempo. Lavagens diárias com um Shampoo clareador que não seja o colorido, usando a água mais quente, que também ajuda a desbotar, irão dar suporte para retirar este tipo de pigmento.

Banner Romeu Felipe - BeautyClassPowered by Rock Convert

Quando for seguro pintar o cabelo novamente – recomendamos esperar algumas semanas – opte por uma cor de cabelo morena neutra que tenha o mesmo nível do tom anterior selecionado.

O fato de lavar os cabelos em água quente também fará com que ele fique sem brilho, porém, assim que o tingir novamente você retorna a lavá-los em água fria mais uma vez para ter de volta o brilho e as cutículas bem fechadas.

Pontas que ficaram verdes

A coloração da cor verde geralmente ocorre quando as loiras ficam morenas e escolhem uma cor marrom com tons acinzentados. Se o tom moreno for muito cinza, seus cabelos podem ficar esverdeados do comprimento até as pontas, em alguns locais.

Para resolver esse problema, basta olhar para a estrela de cores. Lembra que já falamos dela em outros posts aqui no blog? Ela é um ponto de referência para que nós profissionais possamos nos orientar dentro da colorimetria. Olhando para ela vejamos: o que anula a cor verde de acordo com essa estrela de cores? Vermelho.

Então procure uma nuance morena quente com tons avermelhados ou dourados. Certifique-se que esta cor é o mesmo nível que o tom moreno mais frio. Quando for seguro pintar o cabelo novamente – lembre-se, espere pelo menos duas semanas – aplique a cor morena quente apenas nos fios esverdeados, permitindo um tempo de processamento mais curto.

Raízes alaranjadas

Normalmente, você obtém raízes com tons mais quentes indo para o alaranjado escolhendo uma tonalidade que seja mais clara ou mais vermelha do que a sua cor natural, de modo que a nuance eleve e modifique efetivamente o seu cabelo natural, porém, tem pouco ou nenhum efeito em áreas anteriormente coloridas.

Mais uma vez recorremos a estrela de cores para verificar o que pode neutralizar esses tons alaranjados. Opte por um tom que seja do mesmo nível que o tom atual (ou mesmo um tom mais frio ou neutro) quando for seguro colorir o cabelo novamente.

E o conselho mais importante que podemos dar a você? Fique calma, respire profundamente e lembre-se que, com um pouco de tempo você terá o cabelo que deseja num futuro não muito distante. Veja o quanto um profissional estuda e trabalha para dar a você exatamente o que precisa para ter seus cabelos bonitos e saudáveis.

Sei que parece um tipo de propaganda para cabeleireiros, porém, não se trata disso. Queremos sim que nossas clientes mantenham os cabelos alinhados e equilibrados em casa. Mas na hora de remover ou adicionar cor, existe a colorimetria que só nós sabemos como funciona. Não é algo simples que se aprende da noite para o dia e por isso, você estará segura nas mãos do seu cabeleireiro.

E agora que você está cuidando de algum dano ocorrido nos fios, seja paciente para que ele volte ao normal. Nada de inventar outra coisa para se sentir melhor, tipo, cortar a franja sozinha ou tentar alisar os fios em casa, com outros produtos. Este é o momento de cuidar e repara os danos para depois ousar novamente, porém, desta vez, nas mãos do profissional certo!

beautyclassPowered by Rock Convert