Mulher com cabelo pintado

 

Como maquiadora e cabeleireira profissional, sei bem o quanto temos que trabalhar neste mercado tão competitivo da beleza. Aperfeiçoar sempre as técnicas com novos cursos, se atualizar para estar sempre no “jogo” e não perder nenhum cliente.

Por esta razão é preciso falar sobre pontos que as vezes passam desapercebidos e fazem com que o maquiador profissional caia em deslizes fatais para sua carreira. Veja os 3 erros que você como maquiador profissional deve constantemente evitar para ter sucesso no que faz. Vamos a eles?

Falta de organização

É claro que esse é um erro que afeta todo o profissional que deseja fazer uma carreira brilhante. Organização é um dos pontos centrais para se alcançar os objetivos e por isso é o primeiro item da lista.

Organize tudo, por onde começar e o que usar. Deixe à mão e ao alcance do olhar. Quando iniciei como maquiadora, me lembro bem de pegar um pincel e usá-lo na cliente, depois só achá-lo novamente quando fui arrumar o salão de beleza.

Para nós que temos uma infinidade de peças, produtos e outros acessórios pequenos é imprescindível que tudo esteja organizado na hora do trabalho, isso evitará muito desconforto e aquela imagem de confusão que fica nítida para cliente.

Banner Romeu Felipe - BeautyClass
Banner Mechas Expert

Falta de higiene

Outro erro grosseiro e que não cabe na vida de um maquiador profissional é a falta de higiene com o material de trabalho. Não é preciso dizer muita coisa sobre isso. Você está usando pincéis e outros acessórios no rosto de alguém, se a higiene do material não é bem feita duas coisas acontecem.

Primeira. A maquiagem perde qualidade, uma vez que há muito resíduo de produto das maquiagens anteriores, já que você não faz a limpeza do material. E o segundo ponto é a probabilidade fungos e bactérias provocarem alergias e irritações na pele da cliente o que se torna algo muito mais sério e comprometedor para o profissional.

Por isso, se o fluxo de clientes é considerável, estabeleça um ritual para higienização de todo seu material antes de iniciar o trabalho. Se você possuir uma quantidade enorme de material, separe e higienize os que você tem certeza que usará naquele trabalho.

Falta de profissionalismo e respeito

Ninguém gosta, não é? Mas falaremos sobre isso mesmo assim porque apesar de ninguém gostar, é exatamente o que acontece, mais do que se imagina. A maquiagem é um trabalho relativamente intimo e por isso tratar sua cliente com educação, dando atenção ao que ela diz, seus pedidos e inseguranças é uma forma de trazer segurança que ela precisa.

Nada de chegar atrasado, ser ríspido, ou desatento. Ela precisa estar à vontade com você e para que isso aconteça, não se pode ser nem muito grudento e embaraçoso e nem indiferente. Dê o melhor de si como profissional e como pessoa.

É uma lista pequena de erros, porém fatal para o maquiador profissional. Conhecendo bem cada um deles, você já pode se manter longe e garantir que suas clientes jamais passarão por esses incômodos.